Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cartões de Memória


         169.917 visualizações    Memória    3 comentários
Cartões de Memória

Secure Digital (SD)

O padrão Secure Digital foi originalmente desenvolvido pela Matsushita (Panasonic), SanDisk e Toshiba em 2001 e é baseado no padrão MultiMediaCard.

Cartões de Memória

Figura 6: Cartão Secure Digital (SD)

Cartões Secure Digital foram originalmente voltados para proteger a indústria musical usando gerenciamento de direitos autorais e esquema de proteção contra cópia de um grupo chamado SDMI (Secure Digital Music Initiative), daí o nome. Ironicamente a especificação SDMI foi quebrada logo após o seu lançamento e o grupo SDMI não existe mais.

Existe um pequeno cartão SD chamado MiniSD desenvolvido para ser usado em telefones celulares e que pode ser instalado em slots SD através de um adaptador.

Nos slots SD você pode usar outros tipos de dispositivos além de cartões de memórias. Esses dispositivos, chamados SDIO, podem ser modems, antenas Bluetooth, antenas Wi-Fi (IEEE 802.11), GPS, etc.

Como acontece com o CompactFlash, os cartões Secure Digital podem ser encontrados em várias velocidades. Um cartão “x1” possui uma taxa de transferência de 150 KB/s, a mesma usada pelos cartões CF. Com isso, você pode comparar a velocidade dos cartões SD e CF diretamente. Um cartão 32x possui taxa de transferência de 4,8 MB/s tanto no padrão SD quanto no padrão CF, por exemplo. Da mesma forma como ocorre com o CF, os fabricantes de cartões SD não especificam se essa velocidade é para leitura ou escrita. Como a velocidade de escrita é menor do que a velocidade de leitura, achamos que essa taxa de transferência refere-se à velocidade de leitura do cartão.

Principais características

  • Capacidades disponíveis: 32 MB, 64 MB, 128 MB, 256 MB, 512 MB e 1 GB
  • Tensão: 2,7 V a 3,6 V
  • Consumo de energia: < 33mA (leitura), < 35mA (escrita) and 100µA (standby)
  • Velocidade de leitura: 12 MB/s
  • Velocidade de escrita: 1x = 150 KB/s, 32x = 4.8 MB/s, 40x = 6.0 MB/s
  • Comprimento (SD): 32 mm
  • Largura (SD): 24 mm
  • Comprimento (SD): 2.1 mm
  • Peso (SD): 2 g max
  • Comprimento (MiniSD): 21.5 mm
  • Largura (MiniSD): 20 mm
  • Altura (MiniSD): 1.4 mm
  • Peso (MiniSD): 1 g max
  • Temperatura operacional: -25º C to 85º C 
  • Temperatura de armazenamento: -40º C to 85º C 
  • Impacto: 1000G max 
  • Vibração: 15G pico-a-pico max 
  • Umidade: 8% a 95% 
  • Para mais informações: http://www.sdcard.org


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Bom, foi dito no artigo que os padrões MMC (Multimedia Card) e SM (Smart Media) estão praticamente mortos. Os cartões SM não vejo ha muitos anos e poucos eu vi. Os cartões MMC foram mais populares.

Bem, não posso afirmar que isso é desconsideração com o cliente ou favorecimento de marcas mas a Nokia utiliza o MMC em seus celulares, notadamente no modelos 6230i e N-Gage que começam a se popularizar aqui no Brasil. Se esse padrão está sendo extinto porque a Nokia ainda o manteria em seu portfolio de produtos? Ainda por cima, o modelo 6230i é uma revisão 2005 do modelo 6230.

Eu quase comprei esse telefone no mês passado juntamente com um cartão MMC de 1GB (há cartões de 2GB no mercado, favor atualizar o artigo. Grato!). Quanto tempo de estrada poderá haver para esse cartão/formato? Não tenho ou terei nenhum outro produto que o utilize.

A ideia é simples: vários produtos em um só; funcionalidade com facilidade!

Pra quê carregar uma MP3 player + Celular + Camera Digital + pendrive?

Pode-se usar apenas um produto que cubra todas essas funções.

É aí que entram os cartões de memória. Imagina um celular que toque MP3, tenha rádio FM e camêra embutida (embora simples) e que use cartão de memória e que tenha uma saída USB. Adeus parafernálias!

Só que tá difícil encontrar um modelo tão completo e relativamente acessível.

O telefone que pretendo adquirir atende apenas parcialmente esses requisitos.

Estou pensando no cartão. Vale a pena? Não tem outro jeito.

Se ele só servir para o telefone, isso equivale a mais gastos. Ainda ter de achar um leitor de cartõs MMC no formato pendrive.

Um problema comum é a "diversidade de formatos de cartões x poucas opções de conexões nos aparelhos". Ou seja, é um cartão para a câmera digital, um cartão para o telefone, o pendrive, um cartão para a filmadora, e o grande (em tamanho) multi-leitor de cartões. Alguém aí falou em Adaptador universal? Esse sim seria um bom paliativo. Existe?

Vejam só o exemplo:

- Telefone Nokia - cartão MMC

- Máquina fotográfica Fuji - cartão xD

- Filmadora Sony - cartão MS Pro ou Duo

- Pendrive (com ou sem MP3) com memória nativa :( sem cartão interno.

Podíamos ter memórias Flash Ram sem protocolos ou conctores proprietários. Padrão aberto como se tornou o DDR Dimm. Vamos fabricar uma?

Nunca tivemos tantas opções de compra; ainda assim......

"Tá osso!"

PClock

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...