Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Influência da velocidade da memória no vídeo integrado do Ryzen 5 2400G


     46.777 visualizações    Memória    12 comentários
Influência da velocidade da memória no vídeo integrado do Ryzen 5 2400G

Desempenho em jogos

Nos testes com jogos, nós medimos e colocamos nos gráficos os valores de taxas de quadros média e mínima. Vamos fazer o comparativo utilizando os valores de taxa média, enquanto a taxa mínima fica como informativo para que você possa tirar suas próprias conclusões.

Counter-Strike: Global Offensive

O Counter-Strike: Global Offensive (ou simplesmente CS:GO) é um FPS bastante popular, lançado em Agosto de 2012, que utiliza o motor Source, sendo compatível com DirectX 9. Nós testamos o desempenho jogando no mapa "Inferno" contra bots, em 1920 x 1080 (Full HD), com a qualidade de imagem configurada em “média”.

Os resultados estão expressos em quadros por segundo (fps).

mem-ryzen5-2400G-04.gif

Neste jogo, o uso de memórias a 3.200 MHz deu um ganho de desempenho de 24% em relação ao teste com 2.400 MHz.

Deus Ex: Mankind Divided

Deus Ex: Mankind Divided é um RPG de ação e elementos de FPS, lançado em Agosto de 2016, que utiliza o motor Dawn, sendo compatível com DirectX 12. Nós testamos o desempenho utilizando o próprio teste incluído no jogo, com DirectX 12 ativado, em 1920 x 1080 (Full HD), com a qualidade de imagem configurada em “média”.

Os resultados estão expressos em quadros por segundo (fps).

mem-ryzen5-2400G-05.gif

Neste jogo, o desempenho com memórias a 3.200 MHz foi 25% superior ao do teste com 2.400 MHz.

Dirt Rally

O Dirt Rally é um jogo de corrida off-road lançado em abril de 2015, baseado no motor Ego. Para medir o desempenho usando este jogo, nós rodamos o teste de desempenho incluído no jogo, em 1920 x 1080 (Full HD), com a qualidade de imagem configurada em “média” e MSAA desligado.

Os resultados estão expressos em quadros por segundo (fps).

mem-ryzen5-2400G-06.gif

Neste jogo, o uso de memórias a 3.200 MHz deu um ganho de desempenho de 23% em relação ao teste com 2.400 MHz.

Grand Theft Auto V

O Grand Theft Auto V, ou simplesmente GTA V, é um jogo de ação em mundo aberto lançado para PC em abril de 2015, utilizando o motor RAGE. Para medir o desempenho usando este jogo, nós rodamos o teste de desempenho do jogo três vezes, medindo o número de quadros por segundo usando o FRAPS sempre no mesmo ponto (parte em que a câmera acompanha o voo do avião). Nós rodamos o jogo em Full HD, com todas as opções de qualidade de imagem em “normal” e MSAA desligada.

Os resultados abaixo estão expressos em quadros por segundo e são a média aritmética dos três resultados coletados.

mem-ryzen5-2400G-07.gif

No GTA V, o ganho de desempenho com o uso de memórias a 3.200 MHz, em relação ao teste com memórias a 2.400 MHz, foi de  27%.

Hitman

É um jogo estilo ação/aventura furtiva, lançado em março de 2016, e que utiliza uma versão do motor Glacier 2, compatível com DirectX 12. Para medir o desempenho usando este jogo, nós rodamos o teste de desempenho do jogo, medindo o número de quadros por segundo usando o FRAPS. Nós rodamos o jogo com DirectX 12 habilitado, em Full HD, com a qualidade de imagem configurada como “média”.

Os resultados abaixo estão expressos em quadros por segundo.

mem-ryzen5-2400G-08.gif

No Hitman, o uso de memórias a 3.200 MHz deu um ganho de desempenho de 24% em relação ao teste com 2.400 MHz.

Mad Max

O Mad Max é um jogo de ação em mundo aberto lançado em setembro de 2015, utilizando o motor Avalanche. Para medir o desempenho utilizando este jogo, nós rodamos a introdução do mesmo, medindo o número de quadros por segundo usando o FRAPS três vezes na sequência. Nós rodamos o jogo em Full HD, com a qualidade gráfica em “normal”.

Os resultados abaixo estão em quadros por segundo.

mem-ryzen5-2400G-09.gif

No Mad Max, comparando a taxa de quadros média, a taxa de quadros aumentou em 19% com o uso de memórias a 3.200 MHz, em relação ao teste com 2.400 MHz.

Rise of the Tomb Raider

O Rise of the Tomb Raider é um jogo de aventura e ação lançado em janeiro de 2016, baseado no motor Foundation. Para medir o desempenho utilizando este jogo, nós rodamos o teste de desempenho embutido no mesmo, com DirectX 12 habilitado, na resolução Full HD, antialiasing desligado e qualidade gráfica “média”.

Os resultados abaixo estão em quadros por segundo.

mem-ryzen5-2400G-10.gif

No Rise of the Tomb Raider, o uso de memórias a 3.200 MHz deu um ganho de desempenho de 27% em relação ao teste com 2.400 MHz.

The Witcher 3: Wild Hunt

O The Witcher 3: Wild Hunt é um RPG em mundo aberto, lançado em maio de 2015 e baseado no motor REDengine 3. Para medir o desempenho usando este jogo, nós ficamos andando em uma das primeiras cenas jogo (quando o personagem principal anda a cavalo), medindo três vezes o número de quadros por segundo usando o FRAPS. Nós rodamos o jogo com a qualidade de imagem configurada em “média”.

Os resultados abaixo estão expressos em quadros por segundo e são a média aritmética dos três resultados coletados.

mem-ryzen5-2400G-11.gif

O teste com o The Witcher 3: Wild Hunt foi 19% mais rápido com o uso de memórias a 3.200 MHz, em relação ao teste com 2.400 MHz.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Maravilha Rafael! Os resultados são o esperado! Hehehe tão esperado que até o mesmo FPS minimo do 2400G com a GT 1030 em CSGO se repetiu, olha ali os 11 de FPS minimo! Não deve ser algo do sistema, deve ser alguma coisa q ta bugando o 2400G e a GT 1030 especificamente em CSGO. Talvez o DX9?


Ou você só pegou os dados do teste passado e jogou na tabela?

 

Citação

Notamos que, na média, o desempenho em jogos do Ryzen 3 2200G com memórias de 3.200 MHz foi semelhante ao do Ryzen 5 2400G com memórias rodando a 2.400 GHz.

Typozinho aqui, acho q seriam 2400 MHz

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 minutos atrás, Steeveantonichen disse:

Maravilha Rafael! Os resultados são o esperado! Hehehe tão esperado que até o mesmo FPS minimo do 2400G com a GT 1030 em CSGO se repetiu, olha ali os 11 de FPS minimo! Não deve ser algo do sistema, deve ser alguma coisa q ta bugando o 2400G e a GT 1030 especificamente em CSGO. Talvez o DX9?


Ou você só pegou os dados do teste passado e jogou na tabela?

 

Typozinho aqui, acho q seriam 2400 MHz

 

Obviamente este teste com a GT 1030 foi utilizado o valor obtido anteriormente, não há necessidade de refazer um teste feito há menos de uma semana atrás. Este mínimo de 11 fps com certeza não é algo significativo, pode ter sido causado por algum processo do Windows que resolveu fazer algo "pesado" no meio do teste.

Obrigado por alertar em relação ao erro de digitação.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Rafael Coelho disse:

Obviamente este teste com a GT 1030 foi utilizado o valor obtido anteriormente, não há necessidade de refazer um teste feito há menos de uma semana atrás. Este mínimo de 11 fps com certeza não é algo significativo, pode ter sido causado por algum processo do Windows que resolveu fazer algo "pesado" no meio do teste.

Imaginei, mas perguntei mesmo assim porque pensei que já que a bancada foi pro teste de novo, pensei que talvez fossem refazer.


O preço do 2400G está começando a cair. Quando ele for pro patamar de 599 como o R5 1400 estava, vai ficar bem mais interessante. Essa economia do preço atual pro preço q deveria ser é justamente a diferença q da pra pegar boas memórias e uma boa B350.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

considero que ambas tem o desempenho limitado pela velocidade da memoria, a pequena diferença entre elas com as mesmas frequencias de memoria se deve provavelmente pela diferença do cpu, da pra ver que mesmo em 3200mhz elas se mantem praticamente iguais sendo que na pratica a vega 11 é superior, por isso acho que mesmo com memorias 3200 ainda estão lendo limitadas, deviam vir com memoria interna como o Core i7 iris veio... eu então é uma tecnologia para as futuras ddr 5

adicionado 3 minutos depois

para aqueles que sabem fazer oc de memoria sem subir muito as latencias, focando na largura de banda essas apus são uma otima aquisição, porém mesmo para o publico leigo que vai comprar as memorias já prontas para 3200 ou 3000 ainda assim é uma boa compra

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem algum motivo em especial pra ele sofrer tanto no GTA V como drivers ou é normal isso? eu achei que poderia usar ele pra jogar GTA V mas parece que não vai dar muito bem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael Coelho Grande Senhor Rafael, eu vi um teste no youtube do Canal Peperaio Hardware sobre testes da APU do R5 2400G + 8GB Single Channel vs R5 2400GB + 8GB Dual Channel e reparei que em dual channel há um ganho ridiculamente alto. Pois no caso GPU's offboard tem memórias propriamente dedicadas enquanto as APU's utilizam a memória RAM, sendo que o Dual Channel duplica basicamente a largura de banda.

O teste foi utilizado 1x8GB DDR4 2400MHz e 2x4GB DDR4 2400MHz. Por enquanto foi apenas o Battlefield 1, ele disse que essa semana postará outros games.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...