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Mais memória RAM aumenta o desempenho em jogos?


     123.983 visualizações    Memória    28 comentários
Mais memória RAM aumenta o desempenho em jogos?

Desempenho em jogos - parte 1

Battllefield V

Battlefield V é o mais recente título da série de jogos de tiro em primeira pessoa da EA, lançado em novembro de 2018, que utiliza o motor Frostbite 3, sendo compatível com DirectX 12. Testamos o desempenho jogando a fase "Nordlys", com opções gráficas em “alta”. Medimos a taxa de quadros média e o 1% mínimo usando o MSI Afterburner, utilizando a média de três medições em sequência. Os resultados abaixo estão em quadros por segundo.

QRAM2020-G01.gif

Neste jogo, o desempenho médio foi similar nos testes com 8 GiB, 16 GiB e 32 GiB. No teste com 4 GiB, porém, a média de fps foi 23% inferior ao resultado com 8 GiB. Note também que o 1% mínimo aumentou de acordo com a quantidade de memória.

Control

Control é um jogo tipo ação e aventura lançado em agosto de 2019, que utiliza o motor Northlight, suportando os recursos de traçado de raios e DLSS de modo nativo. Testamos o desempenho jogando uma das primeiras cenas do jogo, com opções gráficas em “alta”, DLSS e traçado de raios ligados, medindo a taxa de quadros média e o 1% mínimo usando o MSI Afterburner. Os resultados estão expressos em quadros por segundo (fps).

QRAM2020-G02.gif

No Control, tanto a taxa média quanto o 1% mínimo foram similares com 8, 16 e 32 GiB. Com 4 GiB, porém, a média de quadros por segundo foi 11% inferior.

Counter-Strike: Global Offensive

O Counter-Strike: Global Offensive (ou simplesmente CS:GO) é um FPS bastante popular, lançado em Agosto de 2012, que utiliza o motor Source, sendo compatível com DirectX 9. Testamos o desempenho jogando no mapa "Inferno" contra bots, em 1920 x 1080 (Full HD), com a qualidade de imagem configurada em “alto”.

Os resultados estão expressos em quadros por segundo (fps).

QRAM2020-G03.gif

Neste jogo, houve pouca diferença entre os testes, com o maior desempenho 7% superior ao mais baixo.

Deus Ex: Mankind Divided

Deus Ex: Mankind Divided é um RPG de ação e elementos de FPS, lançado em Agosto de 2016, que utiliza o motor Dawn, sendo compatível com DirectX 12. Testamos o desempenho utilizando o próprio teste incluído no jogo, com DirectX 12 ativado, opções gráficas em “baixo”, medindo a taxa de quadros média e o 1% mínimo usando o MSI Afterburner. Os resultados estão expressos em quadros por segundo (fps).

QRAM2020-G04.gif

Neste jogo, também vemos um desempenho similar entre os testes com 8, 16 e 32 GiB, mas o desempenho com 4 GiB foi 22% inferior.

F1 2018

F1 2018 é um jogo de corrida de carros lançado em agosto de 2018, que utiliza o motor EGO 4.0. Testamos o desempenho utilizando o próprio teste incluído no jogo, em 1920 x 1080 (Full HD), com a qualidade de imagem configurada em “alto” e TAA ligado.

Os resultados estão expressos em quadros por segundo (fps).

QRAM2020-G05.gif

No F1 2018, também houve pouca variação de desempenho com 8 GiB, 16 GiB e 32 GiB, mas o desempenho com 4 GiB foi 27% inferior.

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Comentários de usuários

Respostas recomendadas



Acho que quanto mais memoria RAM colocar , o sistema vai usar .

Teria que estabelecer um limite mínimo , hoje 8GB mínimo e um máximo .

No meu caso hoje 16GB .

Dependendo do jogo , quanto mais RAM tiver mais ele vai utilizar , sendo que muitas das vezes nao muda nada .

 

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@moraesandre1975 Sim, o próprio SO utiliza a RAM desalocada como cache para acesso mais rápido de dados, quanto mais RAM tiver mais ele vai comer.
O que não significa que pouca RAM seja recomendável, já que se o dado não estiver na RAM ou VRAM o acesso será feito a partir do HD/SSD, mais lento.

 

É como o Rafael bem apontou, o limítrofe hoje para novos sistemas é 8GB de RAM, se tiver uma verba a mais já coloca 16GB pra ter o jogo, págs abertas no navegador, discord e o que precisar no background sem chateações.

 

E como salientado tmb, com a falta de chips de memória entre 2016~2017, o que fez subir o preço pela demanda, o mercado deu uma estagnada. Talvez isto ocorra novamente com o COVID e dólar nas alturas, pelo menos fora da China e dos EUA.

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Na era do multiprocessamento , a velocidade da Ram é fundamental bem como sua quantidade , 16 giga rodando acima de 3000 MHz seria o padrão hoje pra quem joga e mantem suas atividades "virtuo-sociais" simultaneamente .

 

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2 horas atrás, RBMA disse:

Para jogos atuais o ideal são 8GB vram + 16GB ram.

Concordo. E diante disto se criou um semi mito em questão do SSD.

O set mais comum é 8GB de RAM e uma GPU de 4GB VRAM. Muitos jogos acabam tendo uma demanda maior destas memórias e então começa o trabalho da memória virtual, onde é claro, se comparar um HD normal com um SSD, obviamente a memória virtual terá uma vantagem de acesso usando o SSD, suavizando o gargalo. Por causa disto, o pessoal começou a dizer que SSD ajuda em jogo "X" e "Y".

Por minha experiência, quando se tem RAM e VRAM suficiente, o SSD não fez nenhuma diferença fora os loadings.

 

2 horas atrás, moraesandre1975 disse:

Acho que quanto mais memoria RAM colocar , o sistema vai usar .

Teria que estabelecer um limite mínimo , hoje 8GB mínimo e um máximo .

No meu caso hoje 16GB .

Como o amigo antes havia explicado, normalmente se usa mais RAM sim.

Na minha opinião:

8GB RAM o mínimo, seja para jogos ou até mesmo trabalhos simples de escritório;

16GB RAM para garantir o desempenho dos jogos, sendo que em muitos casos a transmissão ao vivo já é o bastante também;

Acima de 16GB é um tanto opcional para jogos, sendo que já é uma margem voltada a uso profissional.

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Com o rumo que a tecnologia tem tomado, com o hardware convergindo para o System-on-a-chip (SoC), é possível que os itens fundamentais  de um "Computador" fiquem focados no SoC e no armazenamento.
Até entendo a frustração de muitos com o próximo console da Sony pela falta de poder bruto, mas consegui entender o que os engenheiro pensaram para este equipamento - Simetria - Simetria de desempenho, evitando ao máximo gargalos.
Hoje a memoria começa a não ser um impeditivo de desempenho, havendo um dispositivo de armazenamento com desempenho de IO próximo a velocidade das memorias atuais, estas irão começar a ser um "entreposto" o qual irá atrasar mais o desempenho do sistema do que auxiliar, podendo vir a ser alterada a estrutura atual da computação de modo a remover a memoria RAM como um item "obrigatório".
Se não concordar com a minha ideia acima, veja que hoje já temos processadores com mais de 100MB de Cache L3, e possivelmente teremos processadores com 512MB na litografia de 5nm.

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Rafael, uma situação que eu usei e que funcionou bem aqui em casa, tenho vários CPUs em rede p/ jogos e eu intercalei um pente de 4 e outro de 8 GB, totalizando 12 GB, com o Win10 funcionou muito bem com vários jogos no ultra ou no HD.1080 eu tinha uma máquina com 2 x 4 GB e comprei outra com 2x 8 GB as memórias nem são da mesma marca, mas as frequências são iguais, ficou bom sem lag, rodando liso, você poderia fazer um teste e postar p/ nós. Os games que eu testei foram BF4, Anno1800, PUBG Lite, War thunder, world of warships, Age of empires 2 HD.

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2 horas atrás, Emerson Lima Fujita disse:

Rafael, uma situação que eu usei e que funcionou bem aqui em casa, tenho vários CPUs em rede p/ jogos e eu intercalei um pente de 4 e outro de 8 GB, totalizando 12 GB, com o Win10 funcionou muito bem com vários jogos no ultra ou no HD.1080 eu tinha uma máquina com 2 x 4 GB e comprei outra com 2x 8 GB as memórias nem são da mesma marca, mas as frequências são iguais, ficou bom sem lag, rodando liso, você poderia fazer um teste e postar p/ nós. Os games que eu testei foram BF4, Anno1800, PUBG Lite, War thunder, world of warships, Age of empires 2 HD.

Obrigado pela sugestão, realmente pode ser interessante fazer este teste. Anotado!

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Excelente analise!

Isso mudou um pouco meus diagnósticos ... meu irmão joga F1 2019 no gráfico super baixo e Full HD, e o kit dele é i5-6500 + RX570 4gb (atualizado há poucos dias) +  2x4gb Ram.

No MSI Afterburn, a GPU nao sai dos 90% de uso, e o mais estranho é que a Vram não sai de 2.9GB de consumo, e isso somente com o jogo aberto (e a steam, respectivamente). E momentos no jogos causavam quedas de FPS (O jogo fica limitado a 70 ... e chegava a cair pela metade).
O consumo de RAM ficava entre 7.2 e 7.5gb ... imaginava que havia algum gargalo na ram, e ela estaria reservando o restante para o próprio sistema, tanto que eu ia colocar um pente de 8GB no PC dele e tirar um pente de 4GB, fazendo ele ficar com 12GB para ver se a folga ajudava em algo.

Mas pelo visto, pode ser que não de muita diferença =P vou ter que caçar outras razões para o jogo dar gargalo!

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2 horas atrás, Leonardo Pádua disse:

8GB é o mínimo pro uso em geral, impressionante como gigantes como HP, Dell e Lenovo ainda lançam diversos computadores com míseros 4GB de RAM. 

Se for um computador pra escritorio ou uso básico pra navegar da tranquilo os 4gb. O 8gb seria o mínimo pra quem joga ou faz uso profissional de alguns programas

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19 horas atrás, Rodrigo Coelho Robinson disse:

Se estivesse utilizando 4GB sendo duas memórias 2x2GB o resultado teria menos impacto pois iria ativar o dual Channel pra elas assim como ocorre com os demais

🤔

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Em 20/04/2020 às 10:02, Rogério Ottoni disse:

Na era do multiprocessamento , a velocidade da Ram é fundamental bem como sua quantidade , 16 giga rodando acima de 3000 MHz seria o padrão hoje pra quem joga e mantem suas atividades "virtuo-sociais" simultaneamente .

 

Acho que essa velocidade de memória é interessante para os processadores AMD, não necessariamente para os Intel. Isso sem considerar o preço.

 

15 horas atrás, Adriano Moska disse:

Se for um computador pra escritorio ou uso básico pra navegar da tranquilo os 4gb. O 8gb seria o mínimo pra quem joga ou faz uso profissional de alguns programas

Do jeito que os navegadores consomem RAM, eu tenho receio em recomendar 4GB para alguém.

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Bom dia 

 

Bacana esse teste, hoje em dia "para mim" o minimo do minimo é 8Gb e 16Gb é recomendado.

A  máquina utilizada para o teste é bastante robusta, só que não é todo mundo que tenho dinheiro para bancar um RTX 2080 Ti com 11Gb de VRAM.

@Rafael Coelho esse teste só faltou o mesmo cenário só que com uma placa de vídeo mais humilde e popular como menos desempenho e VRAM, como por exemplo uma GTX 1660 6Gb , RX 580 8Gb e até mesmo uma GTX 1050 4Gb ou GTX 1060 3Gb.

Porque quando a VRAM acaba o próprio Windows utiliza a memória principal da máquina como VRAM, ai vamos ver se de 8Gb para 16Gb fazem diferença.

Nesse teste faltou mostrar quanto foi o uso de VRAM nos jogos, para conseguir usar 11Gb da RTX 2080 Ti, ainda mais em Full HD o jogo precisa estar muito mais muito mal otimizado.

Um amigo meu possuía uma GTX 1060 3Gb e ele utiliza 8Gb em alguns jogos o jogabilidade não era tão fluída, quando ele aumentou para 16Gb o jogo melhorou bastante. 

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18 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Bom dia 

 

Bacana esse teste, hoje em dia "para mim" o minimo do minimo é 8Gb e 16Gb é recomendado.

A  máquina utilizada para o teste é bastante robusta, só que não é todo mundo que tenho dinheiro para bancar um RTX 2080 Ti com 11Gb de VRAM.

@Rafael Coelho esse teste só faltou o mesmo senário só que com uma placa de vídeo mais humilde e popular como menos desempenho e VRAM, como por exemplo uma GTX 1660 6Gb , RX 580 8Gb e até mesmo uma GTX 1050 4Gb ou GTX 1060 3Gb.

Porque quando a VRAM acaba o próprio Windows utiliza a memória principal da máquina como VRAM, ai vamos ver se de 8Gb para 16Gb fazem diferença.

Nesse teste faltou mostrar quanto foi o uso de VRAM nos jogos, para conseguir usar 11Gb da RTX 2080 Ti, ainda mais em Full HD o jogo precisa estar muito mais muito mal otimizado.

Um amigo meu possuía uma GTX 1060 3Gb e ele utiliza 8Gb em alguns jogos o jogabilidade não era tão fluída, quando ele aumentou para 16Gb o jogo melhorou bastante. 

Chegamos a comentar isso nas conclusões, é possível que, com uma placa de vídeo com menos memória, o comportamento seja diferente.

Utilizamos uma configuração topo de linha para verificar em que momento a memória seria o gargalo.

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O que senti falta foi o teste contrario. Colocar RAM em excesso para ver como o sistema se comporta. Na verdade já vi esse teste em algum canal gringo (talvez no Linus Tech) e lembro de ver uma queda de desempenho quando os sistemas recebiam quantidades acima de 64GB.

Como as memórias são como uma biblioteca, a partir do momento que você tem prateleiras muito altas e longas, fica mais demorado pro bibliotecário localizar e trazer seus livros.

Obviamente que isso ocorria em jogos e não com programas de renderização.

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@sdriver Interessante, pois você tá acrescentando mais bancos e por consequência maiores latências.

Como foi dito antes, pra mim só faltou um teste com placa de vídeo mid-range de 4GB que é o cenário mais convencional.

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Pra tirar a influencia do Dual/Single Chanel bastava ter feito o teste com apenas 1 modulo de 8GB, já que é uma situação realista, onde o cara compra 8GB pensando em colocar mais 8GB quando o "dolar" deixar.

 

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6 horas atrás, Perdido_br disse:

O gráfico do GTA V leva a crer que 4GB e 16GB tiveram desempenho mínimo semelhantes.

Está correto?

GTA V não é um jogo dito como otimizado, sendo que aquela média de 4 ou 5 FPS de mínimo não dá para levar em conta, pois provavelmente seja erro do próprio jogo, ainda mais em uma máquina high-end. O "real" mínimo deve estar por volta de 100~115 FPS.

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  • Membro VIP
18 minutos atrás, Lost Byte disse:

GTA V não é um jogo dito como otimizado, sendo que aquela média de 4 ou 5 FPS de mínimo não dá para levar em conta, pois provavelmente seja erro do próprio jogo, ainda mais em uma máquina high-end. O "real" mínimo deve estar por volta de 100~115 FPS.

Exatamente, é um jogo muito sujeito a pequenos travamentos aleatórios, mesmo em computadores com configuração topo de linha.

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