Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memória em dois canais aumenta o desempenho do computador?


     86.326 visualizações    Memória    19 comentários
Memória em dois canais aumenta o desempenho do computador?

Desempenho em jogos - parte 2

Grand Theft Auto V

O Grand Theft Auto V, ou simplesmente GTA V, é um jogo de ação em mundo aberto lançado para PC em abril de 2015, utilizando o motor RAGE. Para medir o desempenho usando este jogo, rodamos o teste de desempenho do jogo, medindo a taxa de quadros média e o 1% mínimo usando o MSI Afterburner, sempre no mesmo ponto (parte em que a câmera acompanha o voo do avião). Rodamos o jogo com a qualidade de imagem configurada como “alta” e MSAA desligado. Os resultados abaixo estão expressos em quadros por segundo.

dualchannel20-17.gif

No GTA V, o ganho de desempenho com a memória em dois canais foi de 14%.

Rainbow Six Siege

O "Tom Clancy's Rainbow Six Siege" é um jogo estilo FPS tático lançado em dezembro de 2015, baseado no motor AnvilNext, que é DirectX 11. Para medir o desempenho utilizando este jogo, rodamos o teste de desempenho embutido no mesmo, com  qualidade gráfica “médio”. Os resultados abaixo estão em quadros por segundo.

dualchannel20-18.gif

Neste jogo, o desempenho com memória em dois canais foi 18% superior ao obtido com um canal.

Red Dead Redemption 2

O Red Dead Redemption 2 é um jogo de ação e aventura lançado para PC em novembro de 2019, utilizando o motor RAGE. Para medir o desempenho usando este jogo, rodamos o teste de desempenho do jogo, medindo a taxa de quadros média e o 1% mínimo com o MSI Afterburner na última cena do teste. Rodamos o jogo em resolução Full HD, com a qualidade de imagem configurada na última opção de "priorizar desempenho". Os resultados abaixo estão expressos em quadros por segundo.

dualchannel20-19.gif

Neste jogo, o ganho de desempenho foi de 26%.

Shadow of the Tomb Raider

O Shadow of the Tomb Raider é um jogo de aventura e ação lançado em setembro de 2018, baseado no motor Foundation. Para medir o desempenho usando este jogo, utilizamos o teste embutido no mesmo, com qualidade gráfica configurada como “baixa”.

Os resultados abaixo estão expressos em quadros por segundo.

dualchannel20-20.gif

No Shadow of the Tomb Raider, obtivemos 38% mais desempenho no teste com dois canais de memória.

The Witcher 3: Wild Hunt

O The Witcher 3: Wild Hunt é um RPG em mundo aberto, lançado em maio de 2015 e baseado no motor REDengine 3. Para medir o desempenho usando este jogo, ficamos andando a cavalo pelo primeiro cenário aberto do jogo. Rodamos o jogo com a qualidade de imagem configurada em “alta” e resolução Full HD. Os resultados abaixo estão expressos em quadros por segundo.

dualchannel20-21.gif

Neste jogo, o desempenho com dois canais foi 5% superior ao obtido com apenas um canal.

  • Curtir 13
  • Obrigado 5
  • Amei 2

Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

excelente. já havia lido e visto reviews sobre o impacto significante do dual channel no desempenho em jogos - especificamente para os processadores Ryzen, não imaginei que fosse tão impactante assim em alguns cenários no caso da Intel também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Passou da hora dos jogos e aplicações fazerem melhor uso desse recurso. A teoria de dobrar a largura de banda sempre foi muito linda, na prática era terrível.

Parabéns a toda equipe por mais um excelente teste.
 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Citação

Em muitas placas-mãe, você deve instalar suas memórias no primeiro e no terceiro soquetes para habilitar o modo de dois canais. Já em outras, deve-se instalar no segundo e no quarto soquetes. Para saber qual é a configuração recomendada no seu caso, consulte o manual da sua placa-mãe.

 

Outro detalhe importante na hora de escolher a configuração de um computador novo é verificar a compatibilidade com o cooler instalado. Os coolers (exceto no caso de refrigeração líquida) estão cada vez maiores e podem limitar as opções de instalação de memória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só vejo um problema com a metodologia . Eu entendi direito? Em um canal vocês retiraram um pente de 8 Gb? Na minha opinião o mais correto seria terem três pentes de memória. Dois de 8 Gb para dual channel e um de 16 Gb para single channel com as mesmas temporizações, marca, velocidade etc, assim eliminaria o viés de menos memória produzir um resultado menor de desempenho. Eu sei, já lí o artigo do impacto de mais memória em jogos....... , mas acho que seria mais fidedigno. Fica a minha dica Rafael, e obrigado pelo conteúdo sempre pertinente. Fábio Pichek.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
19 minutos atrás, FABIO EDUARDO M. PICHEK disse:

Só vejo um problema com a metodologia . Eu entendi direito? Em um canal vocês retiraram um pente de 8 Gb? Na minha opinião o mais correto seria terem três pentes de memória. Dois de 8 Gb para dual channel e um de 16 Gb para single channel com as mesmas temporizações, marca, velocidade etc, assim eliminaria o viés de menos memória produzir um resultado menor de desempenho. Eu sei, já lí o artigo do impacto de mais memória em jogos....... , mas acho que seria mais fidedigno. Fica a minha dica Rafael, e obrigado pelo conteúdo sempre pertinente. Fábio Pichek.

Aparentemente você não entendeu direito... Ambos os testes foram feitos com dois módulos de 8 GiB. Só que, no teste com single channel, usamos dois soquetes contíguos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns ao mestre @Rafael Coelho pelo trabalho. Foi bem interessante ver a "atualização" sobre o assunto em relação aos hardwares mais atuais.

 

Citação

fica claro que o ganho de desempenho obtido ao utilizar dois canais de memória varia fortemente de acordo com a configuração de hardware utilizada

Gosto sensatez dos artigos do Clube do Hardware, principalmente por exporem a relevância do Dual Channel, mas sem tratar os benefícios disso como se fosse a oitava maravilha do mundo da informática. Eu fico desconfortável quando vejo alguém dizendo para não comprar mais 8GB de RAM, pois vai estragar o Dual Channel do 2x4GB. 🥺

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um Acer Helios 300 com gtx 1060...e o que eu e outros colegas da comunidade que possuem o mesmo note notamos foi, alem de um aumento considerável de desempenho, principalmente uma estabilidade muitoooo maior em jogos principalmente. fps máximos passaram a ser fps médios e acabaram com drops de fps que ocorriam em single channel. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trabalho com computação numérica e normalmente tenho que trabalhar com matrizes “grandes” em que uma única matriz chega a ter de 40 a 60Gb. Tenho programado em C++ junto com OpenMP para que rode em paralelo. 


Atualmente o hardware que uso suporta 4 canais, minha dúvida é se de 2 para 4 canais fazem tanta diferença no meu caso, pois tenho um único “objeto” que ocupa mais que um pente de memória e, nesses testes, temos mais de um objeto sendo acessado simultaneamente... 

 

Saberia me falar quem controla essa questão do "objeto" ser "dividido"? 

 

Meu hardware é: 
Intel Core i7 - 4820K (4 núcleos e 8 threads)
Memória DDR3 1333 16Gb (4 pentes) 
Sistema: Linux Mint 18
Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Gustavo Lorensi disse:

Trabalho com computação numérica e normalmente tenho que trabalhar com matrizes “grandes” em que uma única matriz chega a ter de 40 a 60Gb. Tenho programado em C++ junto com OpenMP para que rode em paralelo. 


Atualmente o hardware que uso suporta 4 canais, minha dúvida é se de 2 para 4 canais fazem tanta diferença no meu caso, pois tenho um único “objeto” que ocupa mais que um pente de memória e, nesses testes, temos mais de um objeto sendo acessado simultaneamente... 

 

Saberia me falar quem controla essa questão do "objeto" ser "dividido"? 

 

Meu hardware é: 
Intel Core i7 - 4820K (4 núcleos e 8 threads)
Memória DDR3 1333 16Gb (4 pentes) 
Sistema: Linux Mint 18
Obrigado

 

Neste caso, com acesso intenso a uma imensa quantidade de RAM, o acesso em 4 canais acelera bastante o desempenho do sistema.

Mas não é o "objeto" que é dividido, quem faz esta divisão é o controlador de memória, e ele acessa simultaneamente os 4 módulos. Ou seja, a cada 256 bits acessados, 64 ficam em cada módulo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

jogando lol com 4gb ddr4 2400 tinha 70 fps usando no médio os graphicos,quando fiz com dois canais pude usar no máximo e com 110 fps.Realmente,dual channel faz muita diferença,principalmente para quem usa apenas video integrado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sempre recomendo dois canais pra memória, não importando a temporização ou o tamanho da memoria (4x4, 8x8) eu utilizo dois canais de memória desde 2008, quando li aqui inclusive um post que recomendava, mais de 10 anos depois ainda continua sendo recomendado, incrível!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...