Introdução
Todos que estudam hardware sabem que, na imensa maioria dos computadores, o ideal é sempre utilizar um número par de módulos de memória para que o processador utilize o modo de dois canais, o que, pelo menos em teoria, aumenta o desempenho da memória. Mas este aumento de desempenho teórico se reflete na prática? É o que vamos descobrir hoje.
Cada módulo de memória tem um barramento de dados de 64 bits, ou seja, transfere 64 bits a cada ciclo de clock. O modo de dois canais é uma característica do controlador de memória embutido no processador que permite o acesso a dois módulos simultaneamente. Assim, se houver dois (ou quatro) módulos instalados, o controlador consegue ler ou gravar 128 bits a cada ciclo de clock, 64 bits em cada canal, dobrando a largura de banda disponível no acesso à memória.
As plataformas HEDT como a X299 da Intel e a TRX40 da AMD trabalham com um sistema de quatro canais, acessando quatro módulos de memória em paralelo, quadruplicando a largura de banda no acesso à memória. Plataformas HEDT mais antigas da Intel utilizavam três canais. Por outro lado, algumas plataformas de baixo custo mais antigas só oferecem acesso à memória com um canal.
Para entender mais a fundo a teoria de funcionamento e como habilitar o modo de dois canais, leia o nosso tutorial “Tudo o que você precisa saber sobre as arquiteturas de memória de dois, três e quatro canais”.
O uso de memória em dois canais aumenta o desempenho "bruto" de leitura e escrita na memória. Mas esse aumento de desempenho se reflete na prática, onde o desempenho depende de vários outro fatores? Há alguns anos fizemos um teste neste sentido, verificando o impacto do uso de memória em dois canais no desempenho em jogos. Naquele teste, concluímos que o uso do recurso não fazia muita diferença na prática. Hoje em dia, com os processadores com uma maior quantidade de núcleos disputando o mesmo acesso à memória, além de vários outro avanços no hardware e no software, será este cenário ainda é o mesmo?
Para descobrirmos, rodamos diversos testes em um sistema topo de linha, com 16 GiB de memória em modo de dois canais, e depois com as mesmas memórias em apenas um canal.
Na Figura 1 vemos os kits de memória utilizados em nossa análise.
Figura 1: as memórias utilizadas no teste
Na próxima página, vemos ver qual foi a configuração completa utilizada nos testes.
- 13
- 5
- 2
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora