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Memória em dois canais aumenta o desempenho do computador?


     86.405 visualizações    Memória    19 comentários
Memória em dois canais aumenta o desempenho do computador?

Desempenho em jogos - parte 1

Battllefield V

Battlefield V é o mais recente título da série de jogos de tiro em primeira pessoa da EA, lançado em novembro de 2018, que utiliza o motor Frostbite 3, sendo compatível com DirectX 12. Testamos o desempenho jogando a fase "Nordlys", com opções gráficas em “alta”. Medimos a taxa de quadros média e o 1% mínimo usando o MSI Afterburner, utilizando a média de três medições em sequência. Os resultados abaixo estão em quadros por segundo.

dualchannel20-12.gif

Neste jogo, o uso de dois canais trouxe 17% a mais de desempenho.

Control

Control é um jogo tipo ação e aventura lançado em agosto de 2019, que utiliza o motor Northlight, suportando os recursos de traçado de raios e DLSS de modo nativo. Testamos o desempenho jogando uma das primeiras cenas do jogo, com opções gráficas em “alta”, DLSS e traçado de raios ligados, medindo a taxa de quadros média e o 1% mínimo usando o MSI Afterburner. Os resultados estão expressos em quadros por segundo (fps).

dualchannel20-13.gif

No Control, o teste com dois canais trouxe 8% a mais de desempenho.

Counter-Strike: Global Offensive

O Counter-Strike: Global Offensive (ou simplesmente CS:GO) é um FPS bastante popular, lançado em Agosto de 2012, que utiliza o motor Source, sendo compatível com DirectX 9. Testamos o desempenho jogando no mapa "Inferno" contra bots, em 1920 x 1080 (Full HD), com a qualidade de imagem configurada em “alto”.

Os resultados estão expressos em quadros por segundo (fps).

dualchannel20-14.gif

Neste jogo, também obtivemos 8% a mais de desempenho quando utilizamos memória em dois canais.

Deus Ex: Mankind Divided

Deus Ex: Mankind Divided é um RPG de ação e elementos de FPS, lançado em Agosto de 2016, que utiliza o motor Dawn, sendo compatível com DirectX 12. Testamos o desempenho utilizando o próprio teste incluído no jogo, com DirectX 12 ativado, opções gráficas em “baixo”, medindo a taxa de quadros média e o 1% mínimo usando o MSI Afterburner. Os resultados estão expressos em quadros por segundo (fps).

dualchannel20-15.gif

Neste jogo, o teste com dois canais foi 24% mais rápido do que com a memória em um canal.

F1 2018

F1 2018 é um jogo de corrida de carros lançado em agosto de 2018, que utiliza o motor EGO 4.0. Testamos o desempenho utilizando o próprio teste incluído no jogo, em 1920 x 1080 (Full HD), com a qualidade de imagem configurada em “alto” e TAA ligado.

Os resultados estão expressos em quadros por segundo (fps).

dualchannel20-16.gif

No F1 2018, o ganho de desempenho foi de 33%.

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Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

excelente. já havia lido e visto reviews sobre o impacto significante do dual channel no desempenho em jogos - especificamente para os processadores Ryzen, não imaginei que fosse tão impactante assim em alguns cenários no caso da Intel também.

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Passou da hora dos jogos e aplicações fazerem melhor uso desse recurso. A teoria de dobrar a largura de banda sempre foi muito linda, na prática era terrível.

Parabéns a toda equipe por mais um excelente teste.
 

  • Obrigado 1
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Citação

Em muitas placas-mãe, você deve instalar suas memórias no primeiro e no terceiro soquetes para habilitar o modo de dois canais. Já em outras, deve-se instalar no segundo e no quarto soquetes. Para saber qual é a configuração recomendada no seu caso, consulte o manual da sua placa-mãe.

 

Outro detalhe importante na hora de escolher a configuração de um computador novo é verificar a compatibilidade com o cooler instalado. Os coolers (exceto no caso de refrigeração líquida) estão cada vez maiores e podem limitar as opções de instalação de memória.

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Só vejo um problema com a metodologia . Eu entendi direito? Em um canal vocês retiraram um pente de 8 Gb? Na minha opinião o mais correto seria terem três pentes de memória. Dois de 8 Gb para dual channel e um de 16 Gb para single channel com as mesmas temporizações, marca, velocidade etc, assim eliminaria o viés de menos memória produzir um resultado menor de desempenho. Eu sei, já lí o artigo do impacto de mais memória em jogos....... , mas acho que seria mais fidedigno. Fica a minha dica Rafael, e obrigado pelo conteúdo sempre pertinente. Fábio Pichek.

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  • Membro VIP
19 minutos atrás, FABIO EDUARDO M. PICHEK disse:

Só vejo um problema com a metodologia . Eu entendi direito? Em um canal vocês retiraram um pente de 8 Gb? Na minha opinião o mais correto seria terem três pentes de memória. Dois de 8 Gb para dual channel e um de 16 Gb para single channel com as mesmas temporizações, marca, velocidade etc, assim eliminaria o viés de menos memória produzir um resultado menor de desempenho. Eu sei, já lí o artigo do impacto de mais memória em jogos....... , mas acho que seria mais fidedigno. Fica a minha dica Rafael, e obrigado pelo conteúdo sempre pertinente. Fábio Pichek.

Aparentemente você não entendeu direito... Ambos os testes foram feitos com dois módulos de 8 GiB. Só que, no teste com single channel, usamos dois soquetes contíguos.

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Parabéns ao mestre @Rafael Coelho pelo trabalho. Foi bem interessante ver a "atualização" sobre o assunto em relação aos hardwares mais atuais.

 

Citação

fica claro que o ganho de desempenho obtido ao utilizar dois canais de memória varia fortemente de acordo com a configuração de hardware utilizada

Gosto sensatez dos artigos do Clube do Hardware, principalmente por exporem a relevância do Dual Channel, mas sem tratar os benefícios disso como se fosse a oitava maravilha do mundo da informática. Eu fico desconfortável quando vejo alguém dizendo para não comprar mais 8GB de RAM, pois vai estragar o Dual Channel do 2x4GB. 🥺

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Eu tenho um Acer Helios 300 com gtx 1060...e o que eu e outros colegas da comunidade que possuem o mesmo note notamos foi, alem de um aumento considerável de desempenho, principalmente uma estabilidade muitoooo maior em jogos principalmente. fps máximos passaram a ser fps médios e acabaram com drops de fps que ocorriam em single channel. 

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Trabalho com computação numérica e normalmente tenho que trabalhar com matrizes “grandes” em que uma única matriz chega a ter de 40 a 60Gb. Tenho programado em C++ junto com OpenMP para que rode em paralelo. 


Atualmente o hardware que uso suporta 4 canais, minha dúvida é se de 2 para 4 canais fazem tanta diferença no meu caso, pois tenho um único “objeto” que ocupa mais que um pente de memória e, nesses testes, temos mais de um objeto sendo acessado simultaneamente... 

 

Saberia me falar quem controla essa questão do "objeto" ser "dividido"? 

 

Meu hardware é: 
Intel Core i7 - 4820K (4 núcleos e 8 threads)
Memória DDR3 1333 16Gb (4 pentes) 
Sistema: Linux Mint 18
Obrigado

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  • Membro VIP
1 hora atrás, Gustavo Lorensi disse:

Trabalho com computação numérica e normalmente tenho que trabalhar com matrizes “grandes” em que uma única matriz chega a ter de 40 a 60Gb. Tenho programado em C++ junto com OpenMP para que rode em paralelo. 


Atualmente o hardware que uso suporta 4 canais, minha dúvida é se de 2 para 4 canais fazem tanta diferença no meu caso, pois tenho um único “objeto” que ocupa mais que um pente de memória e, nesses testes, temos mais de um objeto sendo acessado simultaneamente... 

 

Saberia me falar quem controla essa questão do "objeto" ser "dividido"? 

 

Meu hardware é: 
Intel Core i7 - 4820K (4 núcleos e 8 threads)
Memória DDR3 1333 16Gb (4 pentes) 
Sistema: Linux Mint 18
Obrigado

 

Neste caso, com acesso intenso a uma imensa quantidade de RAM, o acesso em 4 canais acelera bastante o desempenho do sistema.

Mas não é o "objeto" que é dividido, quem faz esta divisão é o controlador de memória, e ele acessa simultaneamente os 4 módulos. Ou seja, a cada 256 bits acessados, 64 ficam em cada módulo.

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jogando lol com 4gb ddr4 2400 tinha 70 fps usando no médio os graphicos,quando fiz com dois canais pude usar no máximo e com 110 fps.Realmente,dual channel faz muita diferença,principalmente para quem usa apenas video integrado.

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  • Membro VIP

Sempre recomendo dois canais pra memória, não importando a temporização ou o tamanho da memoria (4x4, 8x8) eu utilizo dois canais de memória desde 2008, quando li aqui inclusive um post que recomendava, mais de 10 anos depois ainda continua sendo recomendado, incrível!

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