Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock da Memória


     470.130 visualizações    Memória    1 comentário
Overclock da Memória

Aumentando a tensão da Memória

O truque mais comum em overclock é aumentar a tensão do componente (processador, placa de vídeo ou memória). Geralmente, aumentando a tensão do componente é possível alcançar clocks maiores.

Após você ter descoberto o clock máximo que a sua memória consegue atingir, você pode tentar aumentar sua tensão para obter um clock ainda maior. Mas você precisará prestar atenção para não queimar sua memória! Módulos de memória DDR são alimentados, por padrão, com 2,5 V e não recomendamos configurações de tensão de alimentação acima de 2,8V (existem módulos de memória da OCZ onde o fabricante afirma que você pode configurá-los com tensão de até 3,2V sem queimá-los).

As configurações de alimentação da memória podem também ser encontradas no menu “Frequency/Voltage Control” do setup do micro nas opções “DIMM OverVoltage Control”, “DRAM Voltage Regulator” ou “DIMM Voltage Regulator”. Placas-mãe de baixo custo não possuem esse tipo de configuração.

As opções que você encontrará dependerá do modelo da placa-mãe. Algumas placas-mães tem mais opções de tensão do que outras e o modo de efetuar a configuração também depende do modelo da placa-mãe.

A placa-mãe mostrada na Figura 6 possui apenas três opções de tensão da memória: Normal (que é de 2,5V), + 0,1V (2,6V) e + 0,2V (2,7V).

Overclock da Memória
Figura 6: Exemplo da configuração da tensão de alimentação da memória.

Na placa-mãe mostrada nas Figuras 7 e 8 você precisará primeiro mudar a opção “Voltage Fine Tuning” para alterar a tensão de alimentação da memória. Nesta placa-mãe você tem quatro opções para a tensão da memória: Normal (que é de 2,5V), + 0,1V (2,6V), + 0,2V (2,7V) e + 0,3V (2,8V).

Overclock da Memória
Figura 7: Habilitando o aumento da tensão de alimentação da memória.

Overclock da Memória
Figura 8: Um outro exemplo de configuração da tensão de alimentação da memória.

Na Figura 9 mais um exemplo de como você pode alterar a tensão de alimentação da memória para 2,7V, 2,8V e 2,9V.

Overclock da Memória
Figura 9: Mais um exemplo de configuração da tensão de alimentação da memória.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Bom isso ser mencionado, no forum "overclock" deveria aparecer um um sub-diretório com mais informações sobre over em memórias. Mas tenho uma pequena crítica e uma pequena dúvida, respectivamente: na parte de temporização achei um pouquinho confuso lidar com os conceitos de aumentar / diminuir, mas nada que com um pouco mais de atenção alguém que saiba o que está lendo consiga pegar, e, minha dúvida, diminuindo o clock (como no meu caso eu podeira fazer, já que meu processador limita minha memória) fica mais fácil de diminuir as latências? (ou chega ser certo que dá para diminuir?). Até mais,

e.t.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...