Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock da Memória


     470.068 visualizações    Memória    1 comentário
Overclock da Memória

Alterando as Temporizações da Memória

O outro macete para overclock da memória é mudar as temporizações da memória (também conhecidas como “latência”). Aumentando as temporizações você será capaz de obter clocks elevados com sua memória. Mas existe um problema: a memória pode funcionar mais lentamente.

A memória aguarda um certo intervalo de tempo para entregar os dados solicitados pelo processador. Este intervalo é chamado CAS Latency ou simplesmente CL, e é expresso em números de pulsos de clock que a memória terá que esperar para devolver os dados solicitados. Por exemplo, uma memória configurada com um CL de 2 irá aguardar dois pulsos de clock para entregar o dado, enquanto que uma memória configurada com um CL de 3 aguardará 3 pulsos de clock para entregar o mesmo dado. Por isso, uma memória com CL de 2 será mais rápida do que uma memória configurada com um CL de 3.

Se você aumentar o CL da sua memória você será capaz de aumentar o seu clock, mas em alguns casos a memória poderá ficar mais lenta, mesmo que esteja rodando com um clock maior. Na maioria das vezes é melhor configurar a memória com um CL menor e com um clock também menor do que configurar o CL e o clock com valores elevados. Se você decidir aumentar a temporização da memória para obter clocks maiores, você deve medir o desempenho da memória antes e depois e comparar os números obtidos para verificar qual opção resultou em um maior ganho de desempenho.

Estamos falando em CL, mas na verdade existem cinco tipos de temporizações: CL, tRCD, tRP, tRAS e CMD. Essas temporizações são expressas em números, como 2-2-2-5 e 3-4-4-8 (o parâmetro CMD é opcional). Leia nosso artigo Entendendo as Memórias DDR para saber mais sobre esses parâmetros. A ideia é simples: quanto menor forem esses números, maior será o desempenho da memória. Aumentando esses números você alcançará clocks elevados, mas isto pode resultar em uma queda no desempenho (como dissemos, você precisará medir o desempenho antes e depois de mudar as temporizações e clock para ver qual é a melhor opção).

Em algumas placas-mães você pode mudar cada um desses parâmetros individualmente. Já em outras, você tem algumas opções fixas predeterminada selecionadas através de uma lista que configura todos os parâmetros de uma só vez (por exemplo, “2-2-2-5”, “3-4-4-8”, etc). Placas-mãe topo de linha fornecem mais opções de temporização (veja na Figura 11).

Overclock da Memória
Figura 10: Opções de temporização da memória.

Overclock da Memória
Figura 11: Exemplo de uma placa-mãe com várias opções de temporização.

Sugerimos que você altere apenas uma opção por vez. Se você mudar mais de uma opção ao mesmo tempo, você não saberá que opção está impossibilitando o seu overclock de funcionar, caso você tenha problemas.

Se a sua placa-mãe tiver a opção de temporização CMD (que é opcional), configure-a como “T1”, já que como “T2” o desempenho da memória é menor.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Bom isso ser mencionado, no forum "overclock" deveria aparecer um um sub-diretório com mais informações sobre over em memórias. Mas tenho uma pequena crítica e uma pequena dúvida, respectivamente: na parte de temporização achei um pouquinho confuso lidar com os conceitos de aumentar / diminuir, mas nada que com um pouco mais de atenção alguém que saiba o que está lendo consiga pegar, e, minha dúvida, diminuindo o clock (como no meu caso eu podeira fazer, já que meu processador limita minha memória) fica mais fácil de diminuir as latências? (ou chega ser certo que dá para diminuir?). Até mais,

e.t.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...