Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Por Dentro do Macintosh Plus


     23.680 visualizações    Outros    4 comentários
Por Dentro do Macintosh Plus

O Macintosh Plus

Nas Figuras 5 e 7 você tem uma visão geral do Macintosh Plus. Similarmente ao Macintosh 128K e ao Macintosh 512K, o Macintosh Plus apresenta um botão de ajuste de brilho em seu painel frontal, abaixo do logotipo da Apple.

Macintosh Plus
Figura 5: O Macintosh Plus

Macintosh Plus
Figura 6: O ajuste de brilho

O Macintosh Plus é fácil de ser identificado, já que ele apresenta “Macintosh Plus” escrito em seu painel frontal e também em seu painel traseiro. O Macintosh original tem escrito apenas “Macintosh” ou “Macintosh 128K” (nos modelos fabricados após setembro de 1984) no seu painel traseiro, enquanto que o Macintosh 512K tem “Macintosh 512K” escrito na sua parte traseira.

Outra maneira de diferenciar o Macintosh Plus dos demais modelos da primeira geração é através do número do modelo, que era “M0001A”. O número do modelo do Macintosh 128K era “M0001”, enquanto que o número do modelo no 512K poderia ser “M0001W” (modelo original com unidade de disquete de 400 kB), “M0001E” (modelo 512Ke, com unidade de disquete de 800 kB) ou “M0001D” (modelo 512Ke/800, com unidade de disquete de 800 kB e o mesmo teclado do Macintosh Plus).

O painel traseiro do computador apresentava um compartimento para você instalar uma pilha de 4,5 V (conhecida como TR133R, NEDA 1306A, 523, etc.), que era responsável por manter o hardware do relógio de tempo real funcionando quando o computador estivesse desligado. É importante notar que apesar de esta bateria ter o mesmo tamanho de pilhas pequenas (AA de 1,5 V) a tensão usada é diferente (4,5 V vs. 1,5 V).

Na Figura 7 você também pode ver o dispositivo antifurto opcional instalado. Este dispositivo, que também estava disponível para o Macintosh 128K e para o Macintosh 512K, permitia o uso de um cabo de aço para evitar que alguém roubasse o computador, o que era desejável em espaços públicos como escolas.

Macintosh Plus
Figura 7: O Macintosh Plus

Na Figura 8, você pode ver os conectores disponíveis no painel traseiro do Macintosh Plus. O primeiro conector era um conector de 3,5 mm para uma caixa de som externa (o computador também tem um alto-falante interno), seguido pela porta proprietária para o mouse e uma porta para a instalação de uma unidade de disquete externa. Essas portas são idênticas às usadas no Macintosh 128K e no Macintosh 512K.

As outras portas disponíveis no Macintosh Plus, no entanto, são completamente diferentes.

Há uma porta SCSI externa de 25 pinos, que permitia a instalação de um disco rígido SCSI externo. Assim, o Macintosh Plus foi o primeiro Macintosh a suportar uma unidade para discos rígidos, mesmo que o computador não viesse com uma internamente.

Existem duas portas seriais, uma para uma impressora e outra para um modem externo. O Macintosh 128K e o Macintosh 512k também apresentavam duas portas seriais, mas no Macintosh Plus a Apple mudou o tipo de conector usado para elas de DE-9 para DIN-8, que se tornou o padrão para futuros computadores da Apple.

Macintosh Plus
Figura 8: Os conectores traseiros


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

  • Administrador

Meu amigo, a AMD foi fundada em 1969.

AMD é uma das empresas fundadas por ex-funcionários da Fairchild, assim como a Intel. Antes de fabricar processadores, ela fabricada circuitos integrados de uso geral, assim como a Intel. A AMD só começou a fabricar microprocessadores em 1981, se não me engano, porque a IBM tinha como política não comprar peças de um único fornecedor, então a Intel teve de licenciar seus processadores para que outra empresa pudesse fabricá-los e eles pudessem vender seus processadores 8088 para a IBM. A empresa escolhida foi a AMD.

Mais informações: http://en.wikipedia.org/wiki/Jerry_Sanders_(businessman)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...