Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Afinal, Para que Conselho Regional?


     31.037 visualizações    Outros    1 comentário
Afinal, Para que Conselho Regional?

Essa série de editoriais serviu para pensarmos a respeito da maior pergunta de todas: Afinal, Para que Conselho Regional?

Em nossa última enquete, perguntamos a nossos visitantes "Você acha que deve haver um órgão que regulamente o trabalho dos técnicos em manutenção de hardware (Ex: CREA)? Isto é, você acha que esse tipo de regulamentação é benéfica para o mercado (clientes e técnicos de uma forma geral)?"

Setecentas e vinte e seis pessoas participaram de nossa enquete. A esmagadora maioria (84,6%) respondeu que sim, que esse tipo de regulamentação é benéfica ao mercado de uma forma geral.

Ou seja, a maioria concorda que é importante haver um conselho regional regulamentando a profissão de técnico em manutenção de PCs e que isso beneficia o mercado, tanto para os clientes (que terão ao menos um órgão a recorrer em caso de problemas com a empresa ou profissional contratado) quanto para os próprios técnicos (que podem se destacar dos falsos técnicos no mercado por ser registrado no conselho regional).

O problema todo, e acredito que essa seja toda a questão: Mas o que o CREA tem feito de benéfico para o mercado? A princípio nada, a não ser cobrar anuidade dos técnicos e encher os próprios cofres.

Não adianta nada ter um Conselho Regional que:

1. Não divulga para o mercado a importância de se procurar um técnico registrado e regulamentado no CREA;

2. Apesar do CONFEA (autarquia da esfera federal ao qual todos os CREAs estão subordinados) ter uma resolução que obriga todos os técnicos em manutenção de PCs serem registrados no CREA, o CREA não possui nenhum pré-requisito e nenhum currículo para a criação de cursos de manutenção de micros, nem possui nenhum teste ou prova que os técnicos possam fazer para serem registados junto ao órgão;

3. Os funcionários do CREA, em sua maioria, desconhecem essa resolução do CONFEA e não sabem informar nada sobre a situação dos técnicos em manutenção ou como eles podem se registrar no órgão;

4. Não fiscaliza o mercado de manutenção de PCs.

Ou seja, ainda falta muita coisa para o CREA se tornar algo tão importante para os técnicos de manutenção quanto a OAB é para os advogados e o CRM é para os médicos.

Nota: mudei de opinião 14 anos depois de publicar esta série de editoriais. Entenda.

Para saber mais:


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Eu sei... eu sei... o post já é velho, mas só vi hoje, pode ser?!

Bom, minha opinião sobre o CREA: ele é um orgão de regulamentação e fiscalização. O objetivo dele não é trazer beneficios ao profissional (pelo menos não como objetivo principal) e sim aporrinhar o mesmo... é isso mesmo: o objetivo e infernizar a vida dos profissionais para saber se eles estão de acordo com a legislação, se apenas executem (ou projetam) serviços de acordo com suas atribuições, etc.

Claro que ele deve facilitar a vida dos profissionais tambem, se não vira confusão, o comentario é apenas didatico.

O CREA apenas regula profissionais de nivel tecnico e ligados a cursos superiores de engenharia. Apenas estes precisam ser registrados no CREA.

Trabalho no CREA-PE (de Pernambuco.. acho que ficou obvio) e faço o curso de Técnico em Eletrônica aqui no CEFET-PE, além do curso de História na UFPE, mas este não chega nem perto do CREA (a não ser que eu queira fazer uma escavação... será?!).

É o CONFEA que "cria" as leis que regulamenta e dá atribuições para profissão das que citei acima, se você deixa de pagar uma certa cadeira na faculdade deixa de ter uma certa atribuição que está especificada na legislação. É bem extenso e trabalhoso e o CREA é o orgão que é responsavel pela fiscalização disso tudo.

Sei que muitos reclamam, mas parariam para pensar se presenciasem os mesmos absurdos que eu...

Bom, sei que o post é velho, mas gostaria de poder discutir o assunto melhor... espero opiniões...

Só uma coisa: eu não tinha a minima ideia da necessidade de registro no CREA para um Técnico em Eletrônica (no meu caso, futuro), só soube deste "pequeno detalhe" quando fui ttrabalhar lá...

T+

ps.: Eu sei... eu sei... o que danado eu estou fazendo estudando História na UFPE e cursando Eletrônica no CEFET-PE e ainda mais trabalhando no CREA-PE?! Coisas da vida... :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...