Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Atari Flashback 8

       
 12.866 Visualizações    Primeiras Impressões  
 8 comentários

Demos uma olhada no Atari Flashback 8, console retrô que traz 105 jogos do saudoso Atari 2600.

Atari Flashback 8
Rafael Coelho Editor-chefe do Clube do Hardware

Introdução

O Atari Flashback 8 é um console retrô que traz 105 jogos do clássico Atari 2600. Vamos dar uma olhada nele e ver se ele é capaz de matar a saudade de quem jogava estes jogos na década de 1980.

O Atari 2600, lançado nos Estados Unidos em 1977 e no Brasil em 1983, foi provavelmente o produto que deu origem ao mercado dos videogames domésticos em larga escala. Se você era criança ou adolescente na década de 1980, com certeza teve (ou queria ter) um console compatível, e tem uma memória afetiva de jogos clássicos como River Raid, Pitfall!, Frogger, Asteroids e tantos outros. Nós já fizemos uma análise do console original, que você pode conferir aqui.

Apostando no público que tem saudade destes jogos, uma empresa chamada Legacy Engineering lançou em 2004 um console chamado Atari Flashback, licenciado pela Atari, que trazia 20 jogos clássicos e, no ano seguinte, o Atari Flashback 2, com uma quantidade maior de titulos. Em 2011 a AtGames adquiriu esta licença e lançou o Atari Flashback 3, trazendo 60 jogos clássicos. Outros modelos foram lançados nos anos seguintes, cada vez com mais jogos, até que em 2017 a mesma AtGames lançou o Atari Flashback 8, com 105 jogos. No Brasil, este console é distribuído pela Tectoy.

O Atari Flashback 8 utiliza um design que lembra o Atari 2600 original (embora bem menor e mais leve). Ele traz dois joysticks com fio bastante semelhantes aos controles clássicos e tem saída de vídeo composto para conexão com a TV. Todos os jogos são incluídos internamente, e não já possibilidade de utilizar outros jogos, pois não há entrada para cartuchos nem para cartões de memória.

Há ainda um modelo mais completo, chamado Atari Flashback 8 Gold, que traz 15 jogos a mais, saída de vídeo HDMI, controles sem fio e recursos de pausa e salvamento dos jogos. Além disso, há os modelos Deluxe, que trazem também os "paddles", controles giratórios analógicos utilizados em alguns jogos.

Na Figura 1 você pode ver a caixa do Atari Flashback 8. O modelo testado é o original da AtGames, e não o da Tectoy, fabricado e distribuído oficialmente no Brasil.

atari_flashback_8-01.jpg

Figura 1: embalagem do Atari Flashback 8

A Figura 2 mostra o produto acondicionado na embalagem, que é de papelão.

atari_flashback_8-02.jpg

Figura 2: embalagem aberta

A Figura 3 o conteúdo da embalagem: o console, a fonte de alimentação, dois joysticks e um manual.atari_flashback_8-03.jpg

Figure 3: conteúdo da embalagem

Editado por Rafael Coelho

Compartilhar

  • Curtir 2


  Denunciar Artigo

Comentários de usuários


Bah, acredito que um slot para cartão e possibilidade de incluir outros jogos não tornariam o hardware tão mais caro, e melhoraria muito a flexibilidade do mesmo. Sem PacMan, Enduro e KK fica difícil...

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pagar 400 reais(site da Tectoy) num emulador de Atari onde estou preso a 105 jogos e sequer posso jogar Enduro e Keystone Kapers...? Não.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é para nicho de mercado.

Pouca produção e viciados em jogos clássicos comprarão e pronto.

 

O presidente da Tec-Toy já explicou a gigantesca dificuldade em fornecer jogos, por conta dos direitos autorais.

 

A ausência do cartão de memórias se deve muito mais a questões de prevenção jurídica do que outro fator...

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
13 horas atrás, Fokas disse:

O presidente da Tec-Toy já explicou a gigantesca dificuldade em fornecer jogos, por conta dos direitos autorais

 

Sim. Os melhores jogos são os da Activision (Enduro, HERO, Pitfall, Keystone Kapers, River Raid etc), que está no mercado até hoje, e vai cobrar royalties...

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para mim a entrada de cartuchos (ausente nesse e outros modelos por aí) é primordial.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Torres

Isso seria facilmente remediado colocando um slot de cartucho no console, assim quem quisesse jogar algo que não está incluso arcaria com a despesa do jogo, o que acho justo.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×