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Enquete: Regulamentação dos Técnicos em Manutenção


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Enquete: Regulamentação dos Técnicos em Manutenção

Introdução

Perguntamos a seguinte questão aos nossos visitantes: "Você acha que deve haver um órgão que regulamente o trabalho dos técnicos em manutenção de hardware (Ex: CREA)? Isto é, você acha que esse tipo de regulamentação é benéfica para o mercado (clientes e técnicos de uma forma geral)?"

Setecentas e vinte e seis pessoas participaram de nossa enquete. A esmagadora maioria (84,6%) respondeu que sim, que esse tipo de regulamentação é benéfica ao mercado de uma forma geral.

O que talvez seja contestado é a forma com que essa regulamentação deve ser feita. Exploraremos mais essa questão em nosso editorial Afinal, Para que Conselho Regional?

Qual é a qualidade das assistências técnicas brasileiras?

Realizamos uma enquete sobre esse tema com os nossos leitores. Pedimos para que fosse dada uma nota de 0 a 10 para a qualidade das assistências técnicas brasileiras, tanto empresas (autorizadas ou não) e técnicos autônomos. Além disso, pedimos para nossos entrevistados apontarem os principais pontos fracos das assistências técnicas brasileiras.

Nosso objetivo é analisar os resultados e dar a você, leitor do Site de Hardware, dicas de como você pode melhorar profissionalmente, aumentando a taxa de satisfação de seus clientes e com isso, aumentando o número de clientes e a quantidade de dinheiro que você irá ganhar.

O resultado foi bastante conclusivo e, de posse deles, você conseguirá melhorar (e muito!) a qualidade dos seus serviços. 222 leitores responderam à nossa enquete. Veja a seguir os resultados, comentários e conclusões.

Resultados

Nota (média): 4,85

Principais pontos fracos:

Falta de conhecimento técnico: 66,22%

Desonestidade: 37,84%

Atendimento: 29,28%

Demora no serviço: 27,48%

Preço elevado: 12,61%

Falta de profissionalismo: 9,01%

Falta de qualidade: 6,76%

Garantia: 3,60%

Falta de experiência: 2,25%

Falta de bons fornecedores: 1,35%

Falta de ética: 1,35%

Nota: A soma dos resultados ultrapassa 100% porque era permitido apontar mais de um ponto fraco. As respostas dadas foram espontâneas.

Análise dos resultados

Os resultados de nossa enquete estão bem claros: a maioria dos entrevistados acha que o grande problema dos profissionais brasileiros é a falta de formação e conhecimento técnico. Esse é um reflexo direto de nossa educação (ou melhor, falta dela). Infelizmente, a maioria das pessoas não considera o aprendizado uma forma de investimento. Muitos consideram que acessar Internet, ler livros e revistas e fazer cursos sai muito "caro". Posso dar um exemplo pessoal nesse ponto: muitos técnicos, que trabalham no mercado e têm a assistência técnica como fonte de renda, reclamam pessoalmente comigo do preço do meu livro Hardware Curso Completo e dos meus cursos, de uma forma geral. Ora, se você já trabalha no mercado, quanto mais conhecimento você tiver, um melhor profissional você será. É isso que a nossa pesquisa aponta: o profissional que tiver maior conhecimento técnico será aquele que mais se destacará. Dessa forma, não considere adquirir conhecimento como "gastar", mas sim "investir". Afinal, quanto melhor você for, mais clientes satisfeitos você terá, o que inevitavelmente atrairá mais novos clientes. Além disso, quanto maior o conhecimento e a experiência do profissional, mas ele poderá cobrar. Ou seja, no final das contas, você estará ganhando muito mais dinheiro, o suficiente para pagar todo o seu investimento e ainda sobrar muito.

A segunda maior reclamação foi desonestidade. Sem comentários. Só um lembrete: aqueles que são desonestos abrem espaço para que outros sejam desonestos com eles.

Quanto ao atendimento, as principais reclamações foram "má vontade", "arrogância", "falta de pontualidade", "falta de disponibilidade", "desorganização" etc. O atendimento é a porta de entrada para novos clientes! Se esforce para apresentar um atendimento nota 10!

Outro ponto importante: muitos apontaram "Preços elevados" como um ponto negativo. Precisamos desenvolver um pouco mais esse ponto. O que é preço elevado? Consideramos preço elevado algo que seja muito mais caro do que a qualidade do serviço proporcionada. Se um técnico é bom, extremamente atualizado e investe muito em sua carreira (comprando livros, assinando revistas, acessando a Internet, fazendo cursos etc), é claro que ele terá obrigatoriamente de cobrar mais caro do que a média de mercado, afinal ele é um profissional mais bem preparado. Consideramos isso justo. Entretanto, a reclamação de nossos leitores têm fundamento no seguinte contexto: quando o serviço é executado por pessoas não qualificadas e, mesmo assim, o preço cobrado é o mesmo de um serviço nota 10. Já nesse ponto realmente concordamos com nossos leitores: serviços sem qualidade não podem custar a mesma coisa de serviços com boa qualidade.

Conclusões

Tome os resultados da nossa enquete como uma forma de melhorar a qualidade de seu trabalho. Com certeza, da maneira que esse mercado se apresenta, os bons técnicos se destacam e ganham mais. Tente não cometer os erros apontados por nossos entrevistados. Com certeza, se você (ou sua empresa) não cair em nenhum dos pontos fracos, você será um vencedor.

Nossa principal conclusão: Invista em conhecimento técnico. Se você está lendo essa pesquisa e está acessando o Clube do Hardware, com certeza você está preocupado com esse ponto. Lembre-se que com o conhecimento adequado, você ganhará muito mais e terá dinheiro suficiente para pagar todos os seus investimentos (cursos, livros, etc) e ainda sobrará mais, tanto para novos investimentos quanto para rechear um pouco a sua conta bancária.

E, finalmente: seja ético e honesto, ou seja, trabalhe com profissionalismo. Você se destacará e terá a sua clientela garantida.

Boa sorte!

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Comentários de usuários

Respostas recomendadas

  • Membro VIP

Tenho visto que pela falta de regulamentação existem cargos em empresas sendo ocupados por pessoas que não são formadas, não são técnicos, não fizeram nenhum curso, não leram nenhum livro e ocupam cargos relacionados à informática sem nenhuma qualificação apenas pela necessidade da empresa e como não exige uma comprovação como ocorre com outras áreas como segurança do trabalho, eletrotécnica, eletrônica, telecomunicações, etc os não técnicos se aproveitam desta brecha e de forma autônoma isso ocorre também com muita frequência 

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