Introdução
Há seis meses atrás, durante o Fórum Econômico Mundial, a AMD lançou uma iniciativa chamada 50x15, cuja meta é ter 50% da população do mundo conectada à Internet até o ano 2015. Atualmente estima-se que cerca de 12% da população mundial tenha acesso à rede. Para isso, a AMD está liderando a indústria no lançamento de um computador popular, chamado PIC (Personal Internet Communicator), que custará na faixa de US$ 185 sem os impostos e sem o monitor.
Figura 1: Gerente da AMD para a América Latina, Gustavo Arenas, presidente mundial da AMD, Hector Ruiz, e presidente da AMD Brasil, José Scodiero.
O presidente da AMD, Hector Ruiz, esteve recentemente no Brasil para falar sobre esta iniciativa. Nesta oportunidade, além de vermos o PIC de perto, fomos atualizados em relação ao progresso dessa iniciativa. O PIC já está sendo efetivamente vendido na Índia e em alguns países do Caribe, como a Jamaica. A sua entrada no Brasil depende de uma série de fatores, tais como a localização de parceiros e a habitual burocracia governamental, seja para importar o PIC, seja para fabricá-lo localmente. O modelo que vimos foi fabricado no México pela Solectron, empresa que possui filial no Brasil.
Figura 2: Demonstração do PIC.
A maneira com que o PIC é vendido varia de país para país. No caso do Brasil, de acordo com o presidente da AMD no Brasil, José Escodiero, este PC popular provavelmente não será vendido em lojas como um produto avulso; possivelmente será vendido por provedores de Internet, que venderão o PIC juntamente com um plano de acesso.
Figura 3: Frente do protótipo, duas portas USB e conectores do áudio. Note que ele não tinha rede on-board, necessitando de uma placa de rede USB (peça azul).
Figura 4: Costas do protótipo, duas portas USB, modem analógico, vídeo e entrada da fonte.
- 1
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora