Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  

PIC: O Computador Popular da AMD

       
 53.855 Visualizações    Artigo  
 6 comentários

Veja como anda a iniciativa 50x15 e o projeto de computador popular da AMD.

PIC: O Computador Popular da AMD
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

Há seis meses atrás, durante o Fórum Econômico Mundial, a AMD lançou uma iniciativa chamada 50x15, cuja meta é ter 50% da população do mundo conectada à Internet até o ano 2015. Atualmente estima-se que cerca de 12% da população mundial tenha acesso à rede. Para isso, a AMD está liderando a indústria no lançamento de um computador popular, chamado PIC (Personal Internet Communicator), que custará na faixa de US$ 185 sem os impostos e sem o monitor.

PIC: O Computador Popular da AMD
Figura 1: Gerente da AMD para a América Latina, Gustavo Arenas, presidente mundial da AMD, Hector Ruiz, e presidente da AMD Brasil, José Scodiero.

O presidente da AMD, Hector Ruiz, esteve recentemente no Brasil para falar sobre esta iniciativa. Nesta oportunidade, além de vermos o PIC de perto, fomos atualizados em relação ao progresso dessa iniciativa. O PIC já está sendo efetivamente vendido na Índia e em alguns países do Caribe, como a Jamaica. A sua entrada no Brasil depende de uma série de fatores, tais como a localização de parceiros e a habitual burocracia governamental, seja para importar o PIC, seja para fabricá-lo localmente. O modelo que vimos foi fabricado no México pela Solectron, empresa que possui filial no Brasil.

PIC: O Computador Popular da AMD
Figura 2: Demonstração do PIC.

A maneira com que o PIC é vendido varia de país para país. No caso do Brasil, de acordo com o presidente da AMD no Brasil, José Escodiero, este PC popular provavelmente não será vendido em lojas como um produto avulso; possivelmente será vendido por provedores de Internet, que venderão o PIC juntamente com um plano de acesso.

PIC: O Computador Popular da AMD
Figura 3: Frente do protótipo, duas portas USB e conectores do áudio. Note que ele não tinha rede on-board, necessitando de uma placa de rede USB (peça azul).

PIC: O Computador Popular da AMD
Figura 4: Costas do protótipo, duas portas USB, modem analógico, vídeo e entrada da fonte.

Editado por Gabriel Torres

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Este processador do PIC o Geode é de qual fabricante, a AMD? Poderia ser um núcleo de um AXP rodando a 300MHz. Só não gostei do esquema de vender pelos provedores de internet, mais um item para ficar preso a eles.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E um computadorzinho bem fraco, mas vai ser uma otima solução para quem não tem grana para comprar algum pc melhor.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora ficou bom.... tem desbloqueio do BIOS pra poder instalar qualquer SO inclusive XP e Linux.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o assunto do desbloqueio do FIC Conectado não for proibido aqui, desejo obter informações em português de como "tirar" o Windows CE e instalar outro sistema operacional.

Já que a conexão por telefone é extremamente difícil de se conseguir, tenho que tentar pelo menos por trinta vezes, sempre obtendo a resposta de que a linha está ocupada.

Quando tentei usar o adaptador ZyXEL G-220, para banda larga, ele não o reconheceu apesar de constar como sendo compatível.

Também não consigo usar o messenger, o qual acusa algum problema de conexão.

Acho que se tiver outro sistema operacional vou poder usar webcam, banda larga etc.

Sem ofensa ao fabricante, o nome desta máquina deveria ser "FIC tentando se conectar" e não como foi vendido "FIC Conectado".

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×