Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Teste da Câmera Digital Fujifilm FinePix Z30

       
 29.238 Visualizações    Testes  
 6 comentários

Teste da Fujifilm FinePix Z30, uma compacta câmera automática digital de 10 megapixels.

Teste da Câmera Digital Fujifilm FinePix Z30

Usando a Câmera

A Z30 é uma câmera de 10 megapixels que tira fotos surpreendentemente boas. As imagens ficaram nítidas e com boa exposição. Porém nós muitas vezes verificamos que o flash ficou mais forte no centro da foto, o que foi um equívoco agravante.

A Z30 tem 50MB de memória interna. Ele aceita cartões SD/SDHC que você compra separadamente. A lente possui zoom óptico de 3x e tem uma distância focal de 6,3 - 18,9 mm (equivalente a uma 35 mm de 35 - 105 mm). A lente tem faixa de abertura de f/3.7 - f/8.0 em grande angular e de f/4.2 - f/9.0 em telefoto.

A vida útil da bateria foi boa. Fomos capazes de disparar mais de 250 fotos antes que tivéssemos que recarregar a bateria.

Há várias funcionalidades escondidas nesta câmera. Infelizmente, muitas delas estão escondidas nos menus aninhados. A única coisa agradável sobre os menus é que, como mostrado na Figura 12, cada item do menu tem um texto em letras grandes que os descreve. Há também muitas vezes um texto na tela, que descreve as definições e deixa nossa escolha um pouco mais fácil.

Figura 12: O modo de disparo.
Figura 12: O modo de disparo.

Pressionar o botão Menu/OK quando no modo de disparo permite que escolhamos a partir de 17 modos de cena; ligar ou desligar o modo de detecção de rosto, mudar a qualidade da imagem, alterar a qualidade do filme, mudar o ISO, escolher entre cor e preto e branco, ligar e desligar o disparo de alta velocidade e o disparo contínuo, e entrar no menu de configuração. Quando alteramos para o modo preto e branco, vemos tudo em preto e branco na tela LCD.

Os modos de cena incluem: natural, luz natural leilão, retrato, paisagem, desporto, noite, noite com tripé, sol, neve, praia, museu, festa, flores, texto, anti-borrão (estabilização de imagem), e filme sucessivo.

Há também um modo de auto-reconhecimento de cena nesta câmera. Embora nós não o tenhamos achado tão preciso como em algumas outras câmeras, ele foi adequado. Quando o modo automático de cena foi usado, fez um som de clique bem sutil, mas estranho. Mas esse som foi muito mais sutil do que o misterioso som de que falamos anteriormente. Embora o som fosse estranho, não era incômodo. A câmera também possui reconhecimento de rostos e estabilização de imagem.

Se pressionarmos o botão Menu no modo de reprodução, somos capazes de apagar, escolher o tipo de imagens que desejamos reproduzir (todas, estática, cinema, blog). Podemos também ajustar as configurações para recorte para blog, apresentação de slides, remoção de olhos vermelhos, rotação de imagem, proteção da imagem, corte, cópia de e para a memória interna e cartão de memória, criação de lembrete de voz, alterar transições, solicitar impressões (para impressoras compatíveis com PictBridge), e configurar.

Recorte para Blog foi um comando que nos confundiu um pouco e nós ainda não estamos certos por que o nome 'blog' foi escolhido. Na verdade, o comando acaba sendo uma maneira de processar fotos ainda na câmera. Podemos alterar a relação de aspecto, brilho, contraste e outros efeitos como pintura, miniatura, mosaico de face e sombra. A foto pronta é armazenada na câmera, enquanto o original também é mantido intacto. Esteja ciente que, no entanto, esse recurso é um pouco difícil de usar.

A Z30 tem várias características que podem ser encontradas em outras câmeras de preço acessível, mas há mais opções nesta câmera. Os modos de  auto-temporização incluem 10 segundos, 2 segundos, temporizador de casal e temporizador de grupo. Existem três modos de disparo contínuo. O modo de período longo começa a tirar fotografias quando o obturador é pressionado e continua até que soltemos o botão do obturador ou o cartão de memória estiver cheio. Há também outras duas opções: Final-3, que armazena apenas as três últimas imagens e Top-3, que captura três imagens em sequência. Mais configurações de flash também estão incluídas na câmera. São elas: Auto, Flash Forçado, Flash Suprimido, Sincronização Lenta, Redução Automática de Olhos vermelhos, Redução Automática de Olhos vermelhos & Flash Forçado, e Redução Automática de Olhos vermelhos & Sincronização Lenta.

Um modo de filme de definição-padrão também está incluído na Z30. Podemos gravar a 30 quadros por segundo em dois tamanhos: 640 x 480 ou 320 x 240. Os vídeos são gravados como arquivos AVI. O som é mono. O zoom óptico não pode ser utilizado durante a gravação de vídeo. As gravações de vídeo são boas, mas não muito.

O software FinePix que vem com a Z30 é o mesmo que vem com a A150 que testamos recentemente. Ele é um bom ponto de partida para novos usuários de câmeras digitais.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


A Z30 é uma câmera de 10 megapixels que tira fotos surpreendentemente boas. As imagens ficaram nítidas e com boa exposição.

[só me pergunto aonde estão as fotos feitas com a câmera]

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também gostaria de saber. Mas não é a 1ª vez que temos um review de uma câmera digital e não há fotos feitas com a câmera (que para mim, é a parte principal do review).

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A solicitação das imagens foi feita para a autora, qualquer novidade e alguém avisará aqui. ;)

Obrigado pelas sugestões. :)

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
A solicitação das imagens foi feita para a autora, qualquer novidade e alguém avisará aqui. ;)

Obrigado pelas sugestões. :)

isso sim eu gostei de ler!!!.....valeu xita

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E, se possível, fotos em ambientes escuros. Seria um diferencial para o review.

Quem frequenta shows sabe o qto é sofrido conseguir uma boa foto em alguns momentos ^_^

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×