Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste do MP3 Player Creative Zen


     30.084 visualizações    Outros    4 comentários
Teste do MP3 Player Creative Zen

Hardware

Conforme pode ser observado na Figura 3, o Creative Zen, que mede 82,8 mm x 54,86 mm, tem quase exatamente as mesmas dimensões que um cartão de crédito. No entanto, sua espessura de 11,17 mm é grossa o suficiente para que fique confortável na mão e tem peso suficiente para que não se perca totalmente em uma uma pilha de papéis.

O Zen tem a mesma altura e largura de um cartão de crédito.
Figura 3: O Zen tem a mesma altura e largura de um cartão de crédito.

Conforme mostrado na Figura 4, o Zen tem um visor colorido de 2,5" TFT (Transistor Fino de Filme), claro e nítido, com resolução de 320 x 240 pixels e 16,7 milhões de cores. Este reprodutor não gira a tela como alguns outros, sua tela é sempre visualizável na posição horizontal.

A frente do Zen.
Figura 4: A frente do Zen.

Embora tenhamos visto uma versão rosa chiclete do Zen, o aparelho preto que testamos é mais sofisticado e mais amplamente disponível. A parte de trás do Zen tem um bom acabamento fosco para evitar marcas de impressões digitais, enquanto sua frente é em preto brilhante.

Conforme pode ser observado na Figura 5, há três pequenos, mas perfeitamente utilizáveis, controles no Zen. Na parte superior há um controle bidirecional. Quando pressiona o lado esquerdo deste controle, o usuário volta à tela anterior. Pressionar a parte direita do botão funciona como o botão direito do mouse em um computador: é mostrado um menu contextual das funções que podem ser executadas a partir da tela atual.

Os controles do Zen.
Figura 5: Os controles do Zen.

Abaixo do primeiro controle há um botão quadrado de controle em quatro direções com um botão de seleção central. Este controle é usado para percorrer e escolher seleções, bem como para desempenhar funções como o aumento e/ou diminuição do volume.

Mais abaixo há outro controle bidirecional. Seu lado esquerdo funciona como um botão de atalho. A funcionalidade deste botão pode ser personalizada pelo usuário: ele pode ser programado para iniciar/parar uma gravação, para realizar reprodução aleatória, para reproduzir o álbum do dia ou para mudar para o modo de visualização do álbum. Ele também pode ser configurado para mostrar  os controles de volume, mas não vimos muita utilidade nisso, já que o volume pode ser sempre controlado ao pressionar a parte de cima ou de baixo do controle quadrado quando música ou vídeos estão sendo tocados.

Os outros controles do Zen são encontrados no lado direito do dispositivo. Conforme mostrado na Figura 6, deste lado há uma porta mini-USB para conectá-lo ao computador, um interruptor de ligar/desligar que tem uma bela luz azul quando ligado, e uma porta padrão para microfone. Achamos o botão de ligar/desligar muito útil, especialmente depois de termos encontrado dificuldade em desligar alguns iPods.

A lateral do Zen.
Figura 6: A lateral do Zen.

A parte superior do Zen tem um pequeno buraco para reset (zerar o dispositivo), bem como um slot para cartão SD, como mostrado na Figura 7. O Zen vem em capacidades de 2 GB, 4 GB, 8 GB, 16 GB e 32 GB. O suporte para um cartão de expansão SD, no entanto, dá possibilidade para que o usuário tenha maior capacidade à disposição. O slot suporta cartões SD comuns e HD SD de até 16 GB, o que confere à unidade muito espaço para expansão.

A parte superior do Zen.
Figura 7: A parte superior do Zen.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Embora não muito significativo, encontramos o primeiro inconveniente do Zen em sue cabo USB: ele tem apenas 50 cm de comprimento.

acho que você quis dizer 5 cm :D

Legal o aparelho... mas não diria que tem algo de excepcional nele, a não ser o preço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho a versão de 8GB e me agrada bastante, recomendo.

Esqueceram de citar:

Pontos fracos

Tela não é muito resistente a riscos;

O player vez ou outra trava durante a sincronização (talvez porque eu só sincronize pelo windows media player devido a praticidade).

Pontos fortes:

Pode ser usado como pendrive;

Menus e Plano de fundo personalizáveis;

Relógio e despertador;

Reforço de graves e Normalização de volume.

Existe uma versão mais nova que é a Zen X-FI com acesso a internet wireless (sincronização também), autofalante... na verdade é concorrente do iPod Touch... mas o preço não é muito maior que do Zen. Seria interessante se pudessem testá-lo.

Segundo os testes de audio que podem ser encontrados na net o Zen possui qualidade superior ao iPod em todos eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"acho que você quis dizer 5 cm"

Percebi isso também hahaha Mas isso é um problema fácil de resolver...existem cabos bem maiores que são facilmente encontrados no mercado...deveria vir com o aparelho, mass...

Um belíssimo aparelho...pena que aqui no Brasil custará caro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma falha...

no relatório, está descrito que o ZEN não possui um botão para ir direto ao menu principal, pois existe sim.

O mesmo botão de voltar à página anterior, se mantido precionado durante +/- 1,5 segundos, volta diretamente ao menu principal.

Na minha opinião as únicas falhas do ZEN são que a bateria é fixa e que a tela risca com facilidade. No mais, o ZEN é o pmp perfeito.

Essa é a minha opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...