Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste do MP3 Player SanDisk Sansa Fuze


     43.239 visualizações    Outros    5 comentários
Teste do MP3 Player SanDisk Sansa Fuze

Instalação e Transferência de Mídia

O iPod, da Apple, tornou-se o mais popular reprodutor de música digital porque tanto seu hardware quanto seu software são fáceis de instalar e fáceis de usar. Infelizmente o Sansa não segue a linha da da Apple no que diz respeito ao software. Para um usuário leigo, começar a usar o Fuze pode ser um pequeno pesadelo. O Fuze vem com um pequeno conjunto de cartas marcadas "Vamos Tocar". A primeira coisa que estes cartões dizem para fazer é ligar o Fuze ao computador para carregá-lo. No entanto, quando o usuário faz isso, recebe uma mensagem pop-up com várias opções, inclusive perguntando se deseja sincronizar o dispositivo usando o Windows Media Player. Não há menção a esse detalhe nos cartões e o usuário fica coçando a cabeça, tentando decidir o que fazer. Já o folheto "Música no seu SanDisk Sansa Fuze" dá instruções diferentes, informando que deve-se instalar o software Rhapsody, incluído no pacote, antes de ligar o Fuze ao PC.

Em outro momento confuso, o cartão de instalação explica que o usuário deve criar uma conta de pagamento de um serviço chamado Rhapsody para ativar todos os recursos do Fuze. Embora isto seja verdade, o usuário não sabe que tem direito a um teste gratuito de 14 dias do Rhapsody, incluído na compra do Fuze, até ler as letras miúdas na parte inferior da última página. E não informam quais recursos não estão disponíveis sem uma assinatura mensal do Rhapsody – supomos que seja a utilização dos canais do Rhapsody que oferecem músicas de diferentes gêneros constantemente atualizadas. Diferente da versão de avaliação gratuita que vem com o Microsoft Zune, o usuário deve fornecer o número de um cartão de crédito para ter direito a se inscrever para o teste gratuito - e será cobrado no futuro, a menos que cancele o serviço dentro dos 14 dias de teste.

Tal como o software do Microsoft Zune, o Rhapsody é um serviço de música digital que permite ao usuário ouvir uma grande variedade de música mediante o pagamento de uma taxa mensal. O Rhapsody atualmente cobra US$ 12,99 por mês e todas as músicas que o usuário coletar desaparecerão caso ele cancele sua adesão. Em comparação, a assinatura do Microsoft Zune é um melhor negócio. Eles cobram US$ 9,99 por mês, e dão direito a guardar três MP3 grátis por mês, mesmo que o usuário cancele.

Em nossos testes, software Rhapsody foi um desastre. Embora tivéssemos feito a inscrição e já estivéssemos logados, o software nos obrigou a fazer o registro novamente e digitar as informações do nosso cartão de crédito uma segunda vez para termos acesso aos canais do Rhapsody. Os canais parecem muito bons e o usuário pode escolher diferentes gêneros de música, que são atualizadas regularmente. Escolhemos várias músicas e elas tocaram perfeitamente em nosso PC, mas quando tentamos sincronizá-las com o Fuze, encaramos erro atrás de erro. O pessoal do Rhapsody nunca respondeu ao nosso e-mail onde pedimos ajuda, então nós simplesmente desistimos do serviço.

No entanto, o usuário realmente não precisa do Rhapsody para utilizar o Fuze, ele pode simplesmente usar o computador para arrastar e soltar as músicas para o dispositivo. Pode-se também usar o Windows Media Player que vem incluído no Windows para sincronizar sua música. Entretanto, nenhum destes métodos é tão simples quanto uma sincronização do iPod com o iTunes, um Zune com o software Zune ou um Creative Zen com o software Creative. Tanto no Rhapsody quanto no Windows Media Player o usuário precisa criar listas de reprodução para sincronizar com o dispositivo. Enquanto a maioria dos usuários avançados de música digital está acostumada a criar listas de reprodução, este é um passo que aqueles que não são muito chegados à tecnologia podem achar um tanto confuso. Contudo, a operação não é necessária se o usuário quiser simplesmente arrastar e soltar suas músicas no reprodutor.

Embora não esteja mencionado na documentação, o usuário também pode usar o Fuze com outros serviços de música por assinatura diferentes do Rhapsody. Ele pode ser facilmente utilizado com Napster e eMusic.

O Fuze suporta vários protocolos, incluindo transferência MSC e MTP, mas ele vem configurado para detectar automaticamente o que é bom para o usuário comum. Essa escolha pode ser reconfigurada acessando as definições do reprodutor. Embora o Sansa só forneça suporte para Windows, a capacidade de usar MSC permite ao reprodutor funcionar como um drive portátil, podendo ser usado com sistemas operacionais Mac e Linux. MTP é o protocolo utilizado pela maioria dos reprodutores. Isto permite-lhe tirar partido de serviços de assinatura como o Napster ou o Rhapsody e permite-lhe criar listas de reprodução com softwares como o Windows Media Player. Este protocolo limita-se à utilização por computadores com Windows XP SP 2/3 e Vista.

O Fuze é um dos poucos reprodutores que permitem que o usuário escolha o protocolo de  transferência que atenda às suas necessidades.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

nossa, nao sei quanto a vocês, mas mal da pra ver a aparencia do player na segunda foto por falta de luminosidade hehe. Excelente materia, é sempre bom recorrer a soluções alternativas quando nao se tem uma renda per capita favorável para adquirir um Ipod..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não foi citado na matéria, mas eu fiquei curioso quanto a autonomia da bateria, enquanto utilizado um cartão SD junto. Pelo que já li de outros modelos, quando utilizado um cartão como expansão, a bateria se esvai mais rápido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Muito interessante essa iniciativa de analisar os players não-iPod. Parabéns!!

Uma curiosidade particular minha: Uma análise do SanDisk Sansa Clip(concorrente para o iPod shuffle) seria viável?

Abs!

Obrigado pessoal pela força. Que bom que vocês estão gostando dessa safra de testes de MP3 players concorrentes do iPod.

Vou ver com a SanDisk outros modelos, ok?

Abraços,

Gabriel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...