Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste do Nintendo DS Lite Ice Blue


     40.473 visualizações    Outros    11 comentários
Teste do Nintendo DS Lite Ice Blue

Nintendo DS Lite

O DS neste Nintendo significa Dual Screen (duas telas). Como mostrado na Figura 3, o estojo se abre para revelar duas telas: uma tela LCD colorida comum na parte superior e uma tela LCD colorida sensível ao toque (touch screen) na parte inferior. As duas telas funcionam em conjunto para apresentar informações e coordenar jogadas. Muitas vezes a parte superior da tela é utilizada para dar informações e uma visão geral do jogo. Na tela sensível ao toque, localizada na parte inferior, você interage com o jogo e / ou com os personagens usando a caneta stylus.

Uma das grandes vantagens deste dispositivo é que ambas as telas são bem claras e luminosas. O brilho da tela pode ser ajustado para economizar bateria, mas a carga dura tanto que a maioria das pessoas acaba usando a configuração de tela mais brilhante. A definição do brilho é feita a partir da tela principal, que aparece na inicialização (Figura 3). Nesta tela também é possível definir data e hora, alarmes, calibrar a tela e inserir informações pessoais. Você pode também jogar um jogo chamado Pictochat, que vem de fábrica com o aparelho, que permite enviar fotos e mensagens a outros usuários de Nintendo DS dentro da área de alcance do seu dispositivo.


Figura 3: As duas telas

Além da utilização engenhosa da tela sensível ao toque, muitos jogos ainda aproveitam o microfone do Nintendo DS. O microfone é o pequeno orifício sobre a dobradiça entre as telas superior e inferior, visto na Figura 3. O microfone é usado de forma diferenciada em vários jogos: ao soprá-lo, você sopra as velas de um bolo de aniversário ou faz bolhas de sabão quando o personagem está na tela. Tudo é muito fácil e intuitivo.

O Nintendo DS também tem alto-falantes estéreo que podem ser vistos na Figura 3. O som de cada coluna de alto-falante vem dos seis orifícios nas laterais da tela superior. A qualidade sonora é bastante boa.

A Figura 3 mostra também vários botões de comando. À esquerda da tela inferior há um controle de quatro pontas e à direita estão os botões A, B, X e Y. Abaixo, temos os botões Start (iniciar) e Select (selecionar). A Figura 4 mostra dois botões adicionais, já que os dois cantos na parte superior do dispositivo também são pressionáveis. Dependendo do jogo, esses botões controlam aspectos diferentes do jogo. No entanto, alguns jogos podem ser jogados utilizando apenas a caneta stylus e a tela sensível ao toque. 

Em qualquer dispositivo que tenha uma pequena peça destacável, como a caneta stylus do DS, você sempre corre o risco de perder a tal peça. Entretanto, a Nintendo cuida disso disponibilizando um local conveniente para armazenar a caneta no próprio dispositivo. Como mostrado na Figura 5, a caneta desaparece completamente no lado direito do dispositivo, junto ao controle deslizante de ligar / desligar. No entanto, uma pequena depressão na parte inferior do aparelho permite-nos encontrar facilmente a caneta e desliza-la para fora de seu 'esconderijo'. Olhando para a base do aparelho na Figura 4, você pode ver a caneta em uma posição um pouco saliente no lado esquerdo. A parte inferior mostra o espaço para guardar cartuchos de Game Boy Advance - é só empurrá-lo para dentro que ele vira parte do dispositivo, mas pode também ser retirado para inserir cartuchos de Game Boy. Você pode jogar todos os antigos cartuchos de Game Boy Advance no DS, mas eles não usarão a tela sensível ao toque. 


Figura 4: Parte inferior do dispositivo


Figura 5: Lado direito do DS Lite

O Nintendo DS tem bateria recarregável que dura cerca de dez horas. A bateria é substituível e pode ser acessada através do compartimento à direita, na Figura 4. O cabo carregador tem tomada retrátil que facilita na hora de guardar. Você pode ver a porta de carregamento para encaixe do cabo à esquerda da parte de trás do DS na Figura 6. Você também pode ver slot que prende o cartucho de jogo do DS e dois orifícios que podem ser usados para prender uma alça de mão. A Figura 6 também mostra os dois botões com as marcas "L" (esquerda) e "R" (direita) nos cantos superiores, dos quais falamos anteriormente e vimos na parte inferior da Figura 4.


Figura 6: A traseira do DS Lite

Na Figura 7, você pode ver (da esquerda para a direita), o controle deslizante de volume, o espaço para cartuchos Game Boy Advance e a porta para fones de ouvido. Esta porta aceita fones da Nintendo e também fones comuns e intra-auriculares, como os do iPod. O som é muito bom.


Figura 7: Frente do DS Lite

O Nintendo DS possui comunicação sem fio (wireless) para que você possa enviar recados, desenhos, jogos e até personagens de jogos para outros usuários de DS. Por exemplo, no popular jogo Nintendogs, você pode convidar os cães de outros jogadores de Nintendog próximos para jogar em seu dispositivo. Você pode trocar crias e enviar presentes para os cães visitantes. Alguns jogos permitem que múltiplos usuários joguem com apenas um cartucho Nintendo DS, ao passo que outros exigem que cada dispositivo tenha o mesmo cartucho de jogo instalado.

Você também pode jogar alguns jogos com outros jogadores através de uma ligação Wi-Fi. Basta que você e um amigo compartilhem o código de jogo para jogar na Internet ou reunir outros jogadores na rede.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Eu tenho um Nintendo DS, e ele funcionasim como "tocador" de músicas e vídeos, através de cartuchos do tamanho dos de games, chamados Flashcards, o problema deles é que eles ambé podem rodar os jogos, pelo slot de micro SD que eles tem. Isso seria pirataria então não pode falar aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

já joguei em um DS, curti pacas.Mas nunca compraria um aqui no Brasil, ta custando quase 900 reais.

Antes da alta do dólar, era possível achá-lo por menos de 400 reais; hoje está na casa dos 500; é uma pena, porque a Nintendo sempre deixou os preços de seus consoles a um preço acessível lá fora, mas aqui o custo Brasil sempre os leva a preços absurdos e isso acaba contribuindo para que a pirataria cresça e a Nintendo perca o interesse pelo mercado brasileiro como tinha na época do SNES e N64.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um DS e realmente é muito bom,variabilidade de jogos muito boa,wi-fi e touch screen são algumqas coisas que fazem dele um ótimo console portatil,pra mim melhor que o PSP.

Só não concordo com uma coisa no artigo,realmente,a qualidade de som é boa,mas a altura do som é muito baixo,ao conversar com um amigo enquanto joga via wi-fi é preciso quase encostar o ouvido na saída de som para escuta-lo,e jogando "off" tb é não é tão alto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...