Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Chipsets NVIDIA das Famílias GeForce 6100 e nForce 400

       
 104.484 Visualizações    Artigos  
 0 comentários

Tudo o que você precisa saber sobre a nova família dos chipsets GeForce 6100 e nForce 400 com vídeo integrado (vídeo on-board).

Chipsets NVIDIA das Famílias GeForce 6100 e nForce 400
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A NVIDIA lançou esta semana sua mais nova família de chipset com vídeo integrado (vídeo on-board). O objetivo da NVIDIA é tentar repetir o sucesso que eles têm no mercado de placas-mães com vídeo off-board. Para você ter uma idéia, o mercado de placas-mães para a plataforma AMD é formado por 60% de placas-mães com vídeo off-board e 40% de placas-mães com vídeo on-board. Desses 60% do mercado, a NVIDIA possui 90% com sua família de chipset nForce.

Para a plataforma AMD, a NVIDIA geralmente usa um único chip, onde tanto a ponte norte quanto a ponte sul estão integradas nele, como você pode ver na Figura 1.

Chipsets NVIDIA das Famílias GeForce 6100 e nForce 400
Figura 1: Arquitetura no nForce 4.

Para os novos chipsets com vídeo integrado, a NVIDIA decidiu usar dois chips. O chip ponte norte está sendo chamado “GeForce” e o chip ponte sul está sendo chamado “nForce”, como você pode ver na Figura 2.

Chipsets NVIDIA das Famílias GeForce 6100 e nForce 400
Figura 2: Arquitetura das famílias GeForce 6100 e nForce 400.

Se você quer aprender mais sobre arquitetura de chipsets, recomendamos a leitura de nosso tutorial Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Chipsets.

Editado por

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×