Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  

Cobertura do Lançamento do Chipset Radeon Xpress 200

       
 35.544 Visualizações    Artigos  
 0 comentários

Veja a cobertura do lançamento do chipset Radeon Xpress 200.

Cobertura do Lançamento do Chipset Radeon Xpress 200
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

No dia 08 de novembro de 2004, a ATI lançou o seu mais novo chipset, o Radeon Xpress 200, voltado para a plataforma AMD Athlon 64. Quinze dias depois, a ATI realizou uma coletiva de imprensa para o lançamento oficial deste chipset aqui no Brasil, conduzida por Paul Ayscough, diretor de marketing corporativo da ATI. Nós tivemos presentes a este evento e pudemos conferir todas as novidades deste novo chipset.

Cobertura do Lançamento do Chipset Radeon Xpress 200
Figura 1: Paul Ayscough, diretor de marketing corporativo da ATI.

Anteriormente conhecido pelos nomes-código RS480 e RX480, o Radeon Xpress 200 vem em duas versões: Radeon Xpress 200, com vídeo on-board, e Radeon Xpress 200 P, sem vídeo on-board. Tirando o vídeo on-board, os dois chipsets possuem as mesmas características. Como falamos, trata-se de dois chipsets para a plataforma AMD Athlon 64, tanto de 754 pinos quanto de 939 pinos.

O vídeo on-board do Radeon Xpress 200 é baseado no chip gráfico Radeon X300, possuindo um motor gráfico verdadeiramente DirectX 9, usando o modelo Shader 2.0 e permitindo um anti-aliasing de até 6x. Raros são os chipsets com vídeo on-board com motor gráfico DirectX 9.

Cobertura do Lançamento do Chipset Radeon Xpress 200


Figura 2: Principais características do motor gráfico do Radeon X200 Xpress.

As características básicas do Radeon X200 Xpress são:

  • Um slot PCI Express x16, inclusive na versão com vídeo on-board, permitindo ao usuário fazer o upgrade da placa de vídeo posteriormente;
  • Até quatro slots PCI Express x1 (a quantidade exata que a placa-mãe terá vai depender do projeto do fabricante da placa);
  • Quatro portas Serial ATA;
  • Duas portas ATA-133;
  • Suporte a RAID 0 e 1;
  • Oito portas USB 2.0.

Cobertura do Lançamento do Chipset Radeon Xpress 200


Figura 3: Arquitetura básica do Radeon X200 Xpress.

Além disso, o Radeon Xpress 200 permite o uso de até 128 MB de memória de vídeo soldada diretamente na placa-mãe, para que ele não "roube" memória do sistema. Esta tecnologia é chamada Hyper Memory pela ATI. É importante notar que o uso dessa memória na placa-mãe é uma decisão do fabricante da placa, e provavelmente a esmagadora maioria das placas-mães baseadas neste chipset não usará esta possibilidade.

Outras características do Radeon Xpress 200 incluem o suporte à tecnologia de segurança TPM (Trusted Plataform Module, visite http://www.trustedcomputinggroup.org/ para mais informações) e à tecnologia VPU Recover, que reinicializa automaticamente o chipset caso ele apresente problemas ("trave").

Cobertura do Lançamento do Chipset Radeon Xpress 200


Figura 4: Tecnologias de segurança e confiabilidade presentes no Radeon Xpress 200.

A ATI aproveitou o evento para lançar o seu mais novo chip de captura de vídeo, o ATI Theater 550, que deverá equipar as novas placas de vídeo com recurso de captura de vídeo (VIVO, Video In, Video Out) baseadas em chips gráficos PCI Express da ATI. Entre as novidades estão filtros, codificação MPEG2 por hardware e captura de áudio digital.

Mais informações:

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×