Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ISA Plug and Play


     65.240 visualizações    Placas-mãe    0 comentários
ISA Plug and Play

Estados Sleep, Isolamento e Configuração

Os adaptadores entram no estado Sleep logo após ser detecatada a seqüência de inicialização, quando então ficam aguardando que o software de gerenciamento plug and play isole, através de uma seqüência de isolamento, uma placa de cada vez, atribuindo a cada uma delas um número de seleção diferente, denominado CSN (Card Select Number), número este que passará a identificar o adaptador para futuros processos de configuração de recursos.

A seqüência de isolamento é um processo bastante interessante. Cada placa possui um código identificador de 72 bits (código fabricante e número de série), que é utilizado nos seguintes passos:

a) O software plug and play escreve 01h no registrador de endereços (279h), selecionando assim o registrador de identificação serial (ver Figura 1).

B) Todas as placas que estejam com CSN=0 entram (via hardware), após o primeiro pulso /IOR para o registrador de leitura, no estado de Isolamento, participando da seqüência iniciada.

c) São efetuados 72 pares de leituras para o registrador de identificação serial, um par relacionado a cada bit do código de identificação.

d) No primeiro par de leituras, uma placa cujo primeiro bit do código de identificação seja 1 deve colocar no barramento de dados os valores 55h e AAh nas leituras (com impedância de saída suficiente para que não haja conflitos de barramento), respectivamente para a primeira e segunda leituras. Uma placa cujo primeiro bit seja 0 deve ler o barramento para verificar se algum outro adaptador colocou 55h e AAh nas leituras. Se isto ocorrer, o adaptador deve abortar esta seqüência de isolamento e aguardar uma outra.

e) O mesmo procedimento do item (d) é realizado para os outros 71 bits, o que resulta no isolamento de uma única placa após o último bit.

f) O software plug and play atribui o valor de seleção da placa (CSN) à placa resultante e é iniciada outra seqüência de isolamento, até que todas as placas tenham sido identificadas e tenham recebido um valor para CSN.

Após todos os adaptadores receberem um CSN, cada um deles poderá entrar no estado de Configuração, um de cada vez, para a programação dos recursos, bastando que CSN=WAKE (ver Figura 1 e circuito 5, que serão comentadas no decorrer do artigo).


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...