Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-Mãe ABIT KX7-333


     54.233 visualizações    Placas-mãe    0 comentários
Placa-Mãe ABIT KX7-333
Produto Recomendado

Introdução

Fazia tempo que não testávamos uma placa-mãe da ABIT (http://www.abit.com.tw). A ABIT KX7-333 é uma placa-mãe extremamente careta, sem nada on-board, nem mesmo áudio, dispositivo que está tão comum na maioria das placas-mães, mesmo nas topo de linha. Seu desempenho é muito bom, entrando no seleto rol de placas-mães topo de linha.

Placa-Mãe ABIT KX7-333
Figura 1: Placa-mãe ABIT KX7-333.

A KX7-333 tem RAID opcional, não presente no modelo testado. Nos modelos KX7-333R, as duas portas IDE adicionais são controladas pelo chip HighPoint HPT372, que oferece portas ATA-133.

Visualmente falando, o que mais chama a atenção nessa placa-mãe é a existência de um grupo de LEDs coloridos em uma das bordas da placa. São três LEDs: amarelo, que indica que a placa-mãe está em modo stand-by (há alimentação); verde, que indica que a placa-mãe está ligada; e vermelho, que indica que o reset foi acionado. Veja na Figura 2 esses LEDs em funcionamento.

Placa-Mãe ABIT KX7-333
Figura 2: LEDs coloridos da KX7-333.

Essa é uma das poucas placas-mães atuais que vimos com mais de três soquetes de memória. Ela tem quatro soquetes DDR-DIMM, como você confere na Figura 3.

Placa-Mãe ABIT KX7-333
Figura 3: Soquetes de memória da KX7-333.

No CD-ROM da placa-mãe há alguns programas muito interessantes que podem passar despercebido para usuários e técnicos menos atentos. Além do Norton Antivirus 2002 e do WinDVD, você encontrará um programa chamado SoftBulkEmail, que serve para mandar um e-mail para um monte de gente ao mesmo tempo (Spam? Que isso...) e o SoftCopier, que transforma o seu PC em uma fotocopiadora (você precisa de um scanner de mesa e de uma impressora). E ainda o programa Lformat, um utilitário para a "formatação em baixo nível" de discos rígidos.

O que nos impressionou mesmo nessa placa-mãe foi a sua capacidade de overclock. Até agora é a placa-mãe que conseguimos o melhor overclock do nosso Athlon 1500+ (1.333 MHz). Conseguimos colocar o nosso processador rodando externamente a 166 MHz (1.666 MHz internamente) sem qualquer esforço ou configuração extra. A memória ficou rodando a 333 MHz DDR. Isso nos fez pensar que se estivéssemos usando uma memória de melhor qualidade possivelmente conseguiríamos uma marca ainda melhor. Com certeza o responsável por essa incrível capacidade de overclock é o chipset VIA KT333, que não só mostrou ser mais rápido que o seu antecessor, o KT266, como é capaz de acessar a memória RAM a até 333 MHz DDR.

O co-responsável por essa incrível capacidade de overclock é o gerador de clock usado, o Realtek RTM560-266R, que permite configurações de 100 a 250 MHz de 1 em 1 MHz.

Placa-Mãe ABIT KX7-333
Figura 4: Gerador de clock Realtek RTM560-266R.

Se você está pensando em comprar uma placa-mãe para processadores AMD sem nada on-board de bom desempenho e excelente capacidade de overclock, você acertará na mosca ao escolher a ABIT KX7-333.

 


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...