Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-Mãe ABIT AT7-MAX2


     60.439 visualizações    Placas-mãe    1 comentário
Placa-Mãe ABIT AT7-MAX2
Produto Recomendado

Serial ATA

A porta Serial ATA tem uma taxa de transferência máxima teórica de 150 MB/s, ou seja, em teoria mais rápida do que a porta IDE ATA-133. A nossa maior curiosidade em relação à essa placa-mãe era o dispositivo conversor Serial ATA (Serilell) e a porta Serial ATA em si. Nossas duas perguntas básicas eram: "O que vale mais a pena, instalar o disco rígido na porta IDE comum ou na porta Serial ATA usando o conversor?" e "Qual é o desempenho, na prática, da porta Serial ATA?".

Fizemos testes de desempenho de disco conectando o nosso disco rígido Samsung SV2001H (20 GB ATA-100) na porta IDE primária ATA-133, anotamos os resultados, e depois o instalamos na porta Serial ATA 1, usando o adaptador Serillel que vem com essa placa.

Os resultados foram muito claros - e frustrantes. No HDTach (http://www.tcdlabs.com) o nosso disco rígido obteve uma taxa de transferência máxima de 79 MB/s quando instalado na porta ATA-133, mas sua taxa caiu para 62,4 MB/s quando instalamos o disco rígido na porta Serial ATA, uma queda de 21% no desempenho de disco.

O mesmo foi repetido em outros programas que testamos. O Winbench 99 2.0 tem dois testes de disco, um chamado business e outro chamado high-end, que é mais pesado. No primeiro, o disco conectado à porta ATA-133 obteve uma taxa de transferência de 7.030 KB/s, enquanto que o disco conectado à porta Serial ATA obteve uma taxa de 1.320 KB/s, ou seja, a porta Serial ATA dessa placa-mãe é 81,22% mais lenta que a ATA-133, segundo esse teste. No teste high-end, o disco conectado à porta ATA-133 obteve uma taxa de 15.400 KB/s, enquanto que quando conectamos o disco à porta Serial ATA essa taxa foi de 4.900 KB/s, ou seja, de acordo com este teste a porta Serial ATA dessa placa-mãe é 68,18% mais lenta que a porta ATA-133.

No PCMark2002, o nosso disco rígido conectado à porta ATA-133 obteve 737 pontos (unidade própria do programa), enquanto que quando o conectamos à porta Serial ATA ele obteve apenas 444 pontos, um desempenho 39,76% inferior.

Ou seja, de acordo com esses números fica claro que é melhor usar discos rígidos convencionais conectados às portas IDE convencionais da placa-mãe do que ligá-lo à porta Serial ATA.

Mas isso quer dizer que a porta Serial ATA é ruim e mais lenta que a porta IDE convencional? Não necessariamente. Há vários fatores que devem ser considerados.

Primeiro, as duas portas Serial ATA dessa placa-mãe são conseguidas convertendo-se duas portas IDE convencionais providas pelo chip HighPoint HPT374. Segundo, usamos um disco rígido IDE convencional, que por sua vez foi conectado à porta Serial ATA através de um conversor. Em nossa opinião, essa série de conversões é que fez com que o desempenho caísse. Para ter uma conclusão mais correta sobre o desempenho das portas Serial ATA dessa placa-mãe só mesmo se tivéssemos um disco rígido Serial ATA (infelizmente não temos esse tipo de disco rígido).

É claro que esse princípio de conversões é a base do Serial ATA, mas os dispositivos usados não são nativamente Serial ATA. Veja que o chip HPT374 não é Serial ATA, as suas portas são convertidas através dos chips da Marvell, bem como o disco rígido, cuja conversão foi feita pelo dispositivo Serillel.

Outro ponto importante de ser pensado é em relação à taxa de transferência máxima teórica da porta Serial ATA, de 150 MB/s. No configuração da placa-mãe da ABIT, essa taxa é impossível de ser atingida (pelo menos de forma sustentada, isto é, por um longo período de tempo), por dois motivos. Primeiro, como explicamos, as portas Serial ATA na verdade são duas portas IDE convencionais ATA-133 do chip HighPoint HPT374 convertidas através dos chips da Marvell. Como as portas desse chip são ATA-133, a taxa máxima delas é de 133 MB/s. Segundo, o chip HighPoint HPT374 é conectado ao barramento PCI, cuja taxa máxima é também de 133 MB/s.

De qualquer forma, com os dados que temos e de acordo com os nossos testes, infelizmente não vale a pena usar as portas Serial ATA dessa placa-mãe em conjunto com disco rígidos convencionais usando o dispositivo conversor Serillel.

 


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...