Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-Mãe Albatron K8X800 Pro II


     90.029 visualizações    Placas-mãe    4 comentários
Placa-Mãe Albatron K8X800 Pro II
Produto Recomendado

Overclock e Conclusões

Esta placa-mãe é nitidamente voltada para os amantes do overclock. A quantidade de opções de configuração de overclock é impressionante.

Para começo de conversa, ela tem opção de ajuste de multiplicador de clock. O que ocorre é o seguinte. O processador Athlon 64 tem proteção contra overclock, mas não tem proteção contra "underclock". O processador usado em nossos testes, o Athlon 64 3200+, roda internamente a 2 GHz e externamente a 200 MHz, usando um multiplicador de 10 x. Com isto, tínhamos disponível multiplicadores de 4x a 10x em incrementos de 0,5x. Pode parecer loucura rodar um processador com um multiplicador menor, mas não é, como pudemos conferir em nossos testes. Diminuindo-se o multiplicador de clock podemos aumentar mais o clock externo, fazendo com que o desempenho final seja maior. Vamos falar primeiro nas demais opções existentes e em seguida voltamos a este assunto.

O clock externo desta placa pode ser ajustado de 200 MHz a 300 MHz em incrementos de 1 MHz, e é possível aumentar a tensão de alimentação de praticamente todos os componentes da placa-mãe. O processador pode ser ajustado de 0,800 V a 1,550 V em incrementos de 0,025 V e de 1,600 V a 1,800 V em incrementos de 0,050 V. A memória pode ser ajustada de 2,6 V a 2,9 V em incrementos de 0,1 V. O barramento AGP pode ser ajustado de 1,5 V a 1,8 V em incrementos de 0,1 V. A ponte norte (chipset) pode ser ajustada de 2,5 V a 2, 8 V em incrementos de 0,1 V. A ponte sul (chipset) permite igual configuração, e é a primeira vez que vemos uma placa-mãe com ajustes de tensão da ponte sul. E finalmente, o ajuste da tensão do barramento LDT (Lightning Data Transport), que é o barramento externo do Athlon 64, que pode ser de 1,2 V ou 1,3 V, sendo esta também a primeira placa-mãe que vimos com este ajuste.

O processador que usamos em nossos testes, o Athlon 64 3200+, roda internamente a 2 GHz e externamente a 200 MHz. Para obter o seu clock interno ele multiplica o clock externo por 10.

Com esta placa-mãe conseguimos colocar o nosso processador rodando externamente a 225 MHz (2.250 MHz internamente), um aumento de 12,5% no clock interno do processador, uma ótima marca em se tratando de um processador AMD (os processadores AMD tradicionalmente possuem uma capacidade de overclock inferior aos da Intel). Este resultado foi igual ao que obtivemos em outras boas placas-mães, a Chaintech ZNF3-150 e a Gigabyte K8NNXP e apenas 1 MHz abaixo do recorde atual que é de 226 MHz na MSI K8T Neo.

Com este clock a placa não ficou muito estável, isto é, travava muito. A estabilidade só foi obtida a 223 MHz (2.230 MHz internamente), onde o micro obteve 7.193 pontos no PCMark2002 e 413,4 quadros por segundo no Quake III, um aumento de 11,38% e 10,89% em comparação ao desempenho obtido com o processador rodando em suas configurações de fábrica, respectivamente.

Nós resolvemos mexer na configuração de multiplicação de clock. Baixamos o multiplicador para 9,5x. Nesta configuração, conseguimos levar o clock externo até 238 MHz (2.261 MHz internamente), mas o micro ficou instável (travando muito). A estabilidade só foi obtida a 236 MHz (2.242 MHz). Nesta configuração, o micro obteve 7.231 pontos no PCMark2002 e 413,8 quadros por segundo no Quake III, um aumento de 11,97% e 11,00% em comparação ao desempenho obtido com o processador rodando em suas configurações de fábrica, respectivamente.

Tentamos baixar o multiplicador de clock para 9x, mas nesta configuração o máximo que conseguimos atingir foi 225 MHz externamente (2.025 MHz internamente), fazendo com que o desempenho fosse similar ao do processador rodando em sua configuração padrão.

Quando baixamos o multiplicador de clock ainda mais, para 8,5x, conseguimos chegar o maior clock externo que conseguimos com o Athlon 64 até agora: 239 MHz. Entretanto, como o multiplicador era de 8,5x, o clock interno foi de 2.031,5 MHz, fazendo com que o desempenho da máquina fosse similar ao do processador rodando em sua configuração de fábrica.

Conclusão: aparentemente a melhor configuração de overclock para o Athlon 64 é diminuir 0,5x em seu multiplicador de clock e jogar o máximo de clock externo possível.

É importante lembrar que nós não forçamos a barra e não alteramos nenhuma configuração de aumento de tensão de alimentação do processador. Com isso, é bem capaz que você consiga resultados melhores do que os nossos.


Conclusões

Sem dúvida alguma, esta é uma das melhores placas-mães para Athlon 64 que nós já testamos. Ela traz toneladas de recursos extras, tais como portas FireWire, portas serial ATA, som on-board de 8 canais, rede Gigabit Ethernet, um excelente desempenho e ainda é a melhor placa-mãe para overclock do Athlon 64 que já testamos. E o mais incrível: esta placa não é cara.

Se você curte ou trabalha com áudio e vídeo digital e está pensando em migrar para o Athlon 64, esta placa-mãe é a sua melhor opção, pois além do áudio de 8 canais, 24 bits e 96 kHz e entradas e saídas SPDIF coaxiais e ópticas, ela ainda traz duas portas FireWire, porta de comunicação cada vez mais comum em equipamentos de vídeo profissionais.

Se você é um usuário comum, esta placa-mãe é também uma excelente opção, já que ela traz todas as últimas tecnologias disponíveis: rede Gigabit Ethernet, oito portas USB 2.0, duas portas FireWire, duas portas Serial ATA, etc.

Se você curte overclock, esta é a sua placa-mãe, sem sombra de dúvida. Com uma quantidade impressionante de recursos para o overclock, esta placa-mãe foi a melhor para overclock do Athlon 64 em nossos testes.

A estabilidade desta placa foi outro ponto forte em nossos testes. Com ela não tivemos nenhum problema de travamentos, congelamentos ou incompatibilidades de qualquer tipo.

Enfim, seja você um usuário comum, seja você um usuário avançado ou seja você um profissional, esta placa é uma das melhores opções no mercado para o Athlon 64.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Gostaria de saber informações desta placa sobre pontos de venda dela e se algum associado me informa. Qualquer informação é válida valmir. Sou do Rio de Janeiro, e por aqui, procurei no predio da avenida central(Info) e o pessoal nunca ouviu falar dela. So a encontrei sendo testada aqui no Clube do Hardware sem detalhes de pontos de venda. Qualquer informação eu agradeço, pois tenho interesse em adquiri-la.

Abraços!

Marcos Gangemi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por favor poderia me ajudar nesta configuração ?

Quero montar um pc com uma placa-mãe : MSI K8T Neo DOT - General (VIA K8T800)

PLACA DE VIDEO 9800 SE 128MB ou 9600 PRO 128MB

Processador AMD Sempron 3000 64bits

2 memorias 250 Mb PC400

Sera que fica filé ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilnei.javascript:emoticon(':chicote:')

smilie

A placa mãe, o processador e placa de vídeo estão excelentes. A única coisa que voce deve evitar, é de instalar dois pentes DDR 400 de 256MB. Ao invés disso, instale dois de 512MB. Com isso voce estará com o sistema mais equilibrado. É muito comum as pessoas montarem micros com uma excelente placa-mãe(Gigabyte,Epox,MSI etc...), com processadores muito velozes Atlhon 64 3.0 ou 3.2, ou Pentim 4 HT ou Pentium M e quando chega na memória PZ... , uma merreca!

Preste atenção na fonte de Alimentação tambem! Adquira uma boa fonte, pois muitos ignoram esse quesito que é importantíssimo, pois a fonte é o coração de qualquer computador! Saia fora das fontes que vem junto com o gabinete e as de 50 a 150 reais, a revista PC e CIA citou como "desexemplo" a Maxxtro 450 que queimou no teste da revista PC e CIA de agosto de 2005, a PD-550-c tambem da Maxxtro não é confiável,a Vcom tambem queimou, fuja dessas!! Use a Tsnami LC-B400 ATX ou Super Flower . Tem a Cooler Master RS-550 ACLY que é excelente, para uma alta performance Hi end!

Concluindo tudo isso Gilnei, é importante que: :chicote: , se voce tem o objetivo de adquirir um excelente sistema, todos os itens devem ser excelentes, já ia me esquecendo da memória, a Kingston continua muito boa, a Samsung tambem. Se quiser adquirir umas mais caras, pode comprar Corsair, Geil, Kingmax, Micron, OCZ . Não adquira genéricas, pois é burrice voce economizar 50 reais e perder estabilidade do micro!!

Abraço!!

javascript:emoticon(':chicote:')

smilie

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...