Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe ASRock 990FX Extreme9


     62.570 visualizações    Placas-mãe    4 comentários
Placa-mãe ASRock 990FX Extreme9

Periféricos On-Board

O chipset AMD 990FX é uma solução de dois chips, usando o chip ponte sul SB950. O chip SB950 traz seis portas SATA-600, suportando RAID (0, 1, 10 e 5). Esta placa-mãe apresenta duas portas SATA-600 adicionais, controladas por um chip ASMedia ASM1061 (que não suporta RAID). Essas duas portas adicionais são compartilhadas com as duas portas eSATA-600 disponíveis e, portanto, elas não podem ser usadas simultaneamente.

As portas SATA estão localizadas na borda da placa-mãe e rotacionadas 90°, de modo que as placas de vídeo não as obstruam. O fabricante utilizou a mesma cor para todas as portas SATA. Nós preferiríamos se o fabricante tivesse usado uma cor diferente para identificar as portas SATA-600 controladas pelo chip ASMedia.

ASRock 990FX Extreme9
Figura 4: As seis portas SATA-600 controladas pelo chipset e as duas portas SATA-600 controladas pelo chip ASMedia

O chipset AMD 990FX suporta 14 portas USB 2.0. A ASRock 990FX Extreme9 oferece oito portas USB 2.0 (quatro localizadas no painel traseiro da placa-mãe e quatro disponíveis através de dois conectores localizados na placa-mãe) e oito portas USB 3.0 (quatro localizadas no painel traseiro da placa-mãe e quatro disponíveis através de dois conectores localizados na placa-mãe). As portas USB 3.0 são controladas por dois chips EtronTech EJ188H. A placa-mãe vem com um adaptador para você instalar duas portas USB 3.0 em uma baia externa de 3,5” do seu gabinete.

A ASRock 990FX Extreme9 apresenta duas portas FireWire, uma disponível na parte traseira da placa-mãe e uma disponível através de um conector. Estas portas são controladas por um chip VIA VT6315N.

Esta placa-mãe suporta áudio no formato 7.1+2, ou seja, oito canais além de dois canais independentes para streaming de áudio. Nesta placa-mãe o áudio é gerado pelo chipset usando um codec Realtek ALC898, que é um produto topo de linha, apresentando uma relação sinal/ruído impressionante de 110 dB para as saídas analógicas, 104 dB para as entradas analógicas e taxa de amostragem de até 192 kHz para as entradas e saídas, com resolução de 24 bits. Isto significa que, com esta placa-mãe, você será capaz de capturar e editar áudio analógico (por exemplo, converter LP para CD ou MP3, VHS para DVD ou qualquer outro tipo de formato digital) sem adicionar ruído de fundo.

A placa-mãe apresenta saídas SPSIF óptica e coaxial on-board.

As saídas de áudio analógico são independentes, o que significa que você não precisará compartilhá-las ao instalar um conjunto de caixas analógicas 7.1.

Esta placa-mãe tem uma porta Gigabit Ethernet controlada por um chip Intel WG82583V. Esta é provavelmente a primeira vez que vemos uma placa-mãe para processadores AMD com um chip de rede da Intel.

Na Figura 5 você pode ver o painel traseiro da placa-mãe com conectores PS/2 para teclado e mouse, um botão para limpar o conteúdo da memória CMOS, uma saída SPDIF coaxial e uma óptica, quatro portas USB 3.0, quatro portas USB 2.0, duas portas eSATA-600, uma porta FireWire, uma porta Gigabit Ethernet e os conectores de áudio analógico.

ASRock 990FX Extreme9
Figura 5: Painel traseiro da placa-mãe


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

A placa é uma salada russa! Porta FireWire VIA, áudio Realtek e rede Intel. Tem os conectores PS/2 obsoletos, porta serial e IRDA, só faltaram o conector de disquete e porta paralela. É como comprar um carro zero com toca-fitas.

E ainda esqueceu do slot ISA...kkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...