Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe ASRock Fatal1ty B450 Gaming-ITX/ac

       
 12.896 Visualizações    Primeiras Impressões  
 2 comentários

A ASRock Fatal1ty B450 Gaming-ITX/ac é uma placa-mãe formato Mini-ITX para processadores Ryzen de primeira ou segunda geração. Vamos ver o que ela oferece.

Placa-mãe ASRock Fatal1ty B450 Gaming-ITX/ac
Rafael Coelho Editor-chefe do Clube do Hardware

Introdução

A ASRock Fatal1ty B450 Gaming-ITX/ac é uma placa-mãe formato Mini-ITX soquete AM4 para processadores Ryzen da AMD, baseada no recém-lançado chipset B450. Vamos ver o que esta pequena placa-mãe oferece.

O AMD B450 é o mais recente chipset para o soquete AM4, sendo o sucessor do B350 no segmento intermediário. A principal diferença entre os dois chipsets é o suporte às tecnologias "XFR2 Enhanced" e "Precision Boost Overdrive", que fazem parte do sistema que ajusta o clock automaticamente nos processadores Ryzen de segunda geração (clique aqui para ler nosso teste dessa tecnologia). Além disso, há otimizações nas latências e consumo de energia.

Já em relação ao chipset topo de linha, o X470, a principal diferença entre os dois é o B450 não permitir que as 16 pistas PCI Express 3.0 do processador sejam divididas em dois slots (configuração x8/x8) para utilização com SLI. Assim, ele é mais indicado para sistemas com apenas uma placa de vídeo. Além disso, o B450 traz menos portas USB 3.0 (duas, contra seis do X470), menos portas SATA (seis, contra oito do X470) e menos pistas PCI Express 2.0 controladas pelo chipset (seis no B450 e oito no X470).

Porém, assim como o X470, o B450 também é desbloqueado para overclock e suporta RAID (0, 1 e 10) tanto de unidades SATA quanto de SSDs NVMe, além de suportar a tecnologia StoreMI (que permite o uso de um SSD para acelerar um disco rígido ou mesmo outro SSD mais lento).

Importante notar que tanto placas-mãe baseadas nos chipsets série 300 quanto aquelas baseadas no X470 e no novo B450 suportam processadores Ryzen de primeira e de segunda geração. Ou seja, até agora, todas as placas-mãe soquete AM4 suportam todos os processadores baseados neste soquete (embora placas-mãe mais simples não suportem processadores com TDP mais alto).

Você pode conferir a placa-mãe ASRock Fatal1ty B450 Gaming-ITX/ac na Figura 1. Como já mencionamos, ela usa o padrão Mini-ITX, medindo 170 x 170 mm.

ASRock-B450GamingITX-ac-01.jpg

Figura 1: placa-mãe ASRock Fatal1ty B450 Gaming-ITX/ac

Compartilhar

  • Curtir 4


  Denunciar Artigo

Comentários de usuários


muito show mesmo, da pra fazer um pc compacto poderoso.. imagino uma dessas com um 2600 ou 2700, ssd pci-e  e uma boa placa de video.. é sucesso

 

agora uma duvida, essa placa wireless ai por ser padrão 2230, acredito q seja passivel de troca por outras com o mesmo padrão, porque essa 3168 é antiguinha.. eu mesmo tenho a 8260 e creio q seja compativel pois o formato dela é ngw 2230 tb..

 

achei excelente, fiquei interessado.. 

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso sim é uma plaquinha de respeito.

 

Espero que venha com preço competitivo.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×