Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe ASRock Fatal1ty X399 Professional Gaming


     16.685 visualizações    Placas-mãe    12 comentários
Placa-mãe ASRock Fatal1ty X399 Professional Gaming
Produto Recomendado

Suporte à memória

Os processadores soquete TR4 têm um controlador de memória integrado, o que significa que é o processador, e não o chipset, que define que tecnologia de memória pode ser usada e qual a quantidade máxima permitida. A placa-mãe, porém, pode limitar a quantidade máxima de memória que pode ser instalada.

O controlador de memória integrado dos processadores Ryzen Threadripper suporta oficialmente memória DDR4 de até 2.666 MHz. De acordo com a ASRock, a Fatal1ty X399 Professional Gaming suporta memórias de até 3.600 MHz.

Uma das principais características da maioria dos processadores desta plataforma é o suporte a arquitetura de memória de quatro canais, o que permite que a memória possa ser acessada com barramento de 256 bits para maior desempenho. Como cada módulo de memória é uma entidade de 64 bits, quatro módulos de memória são necessários para habilitar esse modo de acesso. Se apenas dois ou três módulos estiverem instalados, a memória será acessada com uma arquitetura de dois ou três canais, respectivamente.
A ASRock Fatal1ty X399 Professional Gaming tem oito soquetes de memória (quatro de cada lado do soquete do processador) e você pode instalar até 128 GiB se utilizar oito módulos de 16 GiB cada.

Para habilitar o modo de quatro canais, você deve instalar quatro ou oito módulos de memória idênticos. Se utilizar quatro módulos, deve “pular” um soquete a cada módulo.

asrock-x399-profgaming-03.jpg

Figura 3: soquetes de memória; instale quatro ou oito módulos para máximo desempenho


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Citação

Com essas 3 portas de rede gigabit onboard, essa placa seria uma ótima opção pra um servidor, só faltou o suporte a memorias ECC

com certeza daria tranquilamente para rodar um servidor de internet + storage para uma rede pequena

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente é uma ótima placa! Mas, como no caso da asus rog zenith extreme, faz sentido lançar uma placa para para o segmento HEDT utilizando o selo GAMING (No caso da asus, o selo ROG) para uma plataforma que o foco não é 'jogos' e sim produtividade? Conforme pôde ser observado nas análises dos threadrippers disponíveis pelo CDH. A utilização destes processadores para jogos chega a apresentar um desempenho inferior aos das linhas R7 e R5.

Peço desculpas por ser chato, mas eu enxergo essas placas para o threarippers com selos gamer como um tiro no pé...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
14 horas atrás, xmauro disse:

será que teremos mais para frente placa-mãe para threaripper que tenham 2 sockets ou vai ser limitado a 1 ?

 

Sim, mas na versão servidor, é a mesma coisa, mas com outro nome.

 

Não sei se vão manter o nome Opteron.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!