Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-Mãe AsRock K7S8XE R3


     80.889 visualizações    Placas-mãe    9 comentários
Placa-Mãe AsRock K7S8XE R3

Conclusões

A ASRock K7S8XE R3 foi a placa, entre as que testamos, que obteve os piores resultados nos testes. A PCChips Tidalwave W30 que possui o mesmo chipset (SiS 748), foi em média 5% mais rápida que a ASRock nos testes de desempenho 3D.

Mais uma vez suspeitamos que o baixo desempenho destas placas seja causado pelo chipset SiS 748. Em nossos testes ficou clara a grande deficiência deste chipset na largura de banda de memória. Enquanto a PCChips M848 (SiS 746), nas mesmas condições, alcança 1900 MB/s no teste de leitura do AIDA32, a K7S8XE chega a apenas 1508 MB/s, uma diferença de quase 26%!

Para contornar o problema tentamos utilizar uma BIOS modificada, disponível na internet e recomendada pela ASRock. Utilizamos a versão 1.40a e houve um aumento de 16,77% no teste de leitura do AIDA32. Em contrapartida a placa ficou extremamente instável quando rodava qualquer teste 3D como o Quake III ou o 3DMark, por isso recomendamos cautela antes de utilizar esta versão. Testamos também a BIOS “Performance” versão 1.21d e nossa placa parou de funcionar, só voltando a funcionar após uma nova gravação da BIOS original versão 1.80 disponível na data dos testes. Descobrimos que as placas vendidas no Brasil com gerador de clock da Realtek não funcionam com a BIOS versão 1.21d, portanto muito cuidado ao utilizar BIOS não oficiais.

Seu baixo preço compensa um pouco o seu baixo desempenho, que pode ser amenizado com a excelente capacidade de overclock da K7S8XE R3. Em nossos testes foi possível um aumento de quase 26% no desempenho do Quake III, utilizando os recursos de overclock disponíveis.

Em nossos testes esta placa foi bastante estável, e não encontramos nenhum problema de travamentos, resets ou incompatibilidades.

 


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Com esse Bios Mod 2.11a essa placa muda totalmente :P:P em comparação com a bios que vem coom ela que foi feita no teste do Clube B)

Agora sim podemos falar que essa placa eé uma boa opção tanto em desempenho quanto em over :palmas: :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A BIOS (e não driver ;)) otimiza registros internos para melhorar o desempenho no acesso à memória.

Daniel, se você tiver tempo para publicar (mesmo que apenas no fórum) alguns resultados comparando a BIOS nova com a oficial seria muuuito legal.

Strider,

o tópico deveria ser ASRock K7S8XE R3. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...