Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe ASRock P67 Pro3


     53.558 visualizações    Placas-mãe    1 comentário
Placa-mãe ASRock P67 Pro3

Periféricos On-Board

O chipset Intel P67 é uma solução de apenas um chip e também é conhecido como PCH (Platform Controller Hub ou Hub Controlador de Plataforma). Este chip suporta duas portas SATA-600 e quatro portas SATA-300 suportando RAID (0, 1, 5 e 10). As portas SATA estão localizadas na borda da placa-mãe, longe do slot PCI Express x16, o que significa que uma placa de vídeo longa não as bloquearão.

ASRock P67 Pro3
Figura 4: Portas SATA-300 (azul) e SATA-600 (branco)

A placa-mãe tem uma porta eSATA-600 compartilhada com o conector SATA3_1, o que significa que você não pode usar esta porta eSATA-600 se instalar um disco rígido ou unidade SSD no conector SATA3_1.

Diferentemente de todas as outras placas-mãe baseadas no chipset P67 que vimos até hoje, a P67 Pro3 vem com uma controladora para unidade de disquete. A placa não tem uma porta ATA-133.

A ASRock P67 Pro3 tem 12 portas USB 2.0, seis soldadas no painel traseiro e seis disponíveis através de três conectores localizados na placa-mãe. Ela também tem duas portas USB 3.0 controladas por um chip EtronTech EJ168A.

A placa não tem portas FireWire (IEEE1394).

O áudio de oito canais é gerado pelo chipset usando um codec Realtek ALC892. Infelizmente este componente não está listado no site da Realtek e por isso não podemos comentar sobre a qualidade do áudio on-board desta placa-mãe.

A ASRock P67 Pro3 vem com conectores SPDIF óptico e coaxial on-board e você pode enviar o áudio digital para uma placa de vídeo para ter áudio em seu conector HDMI instalando um adaptador no conector “HDMI_SPDIF1” localizado na placa-mãe.

Os conectores de áudio analógico são independentes, o que significa que você não “matará” os conectores line in ou mic in caso instale um conjunto de caixas analógicas 7.1.

A placa-mãe TP67XE tem uma porta Gigabit Ethernet controlada por um chip Realtek RTL8111E.

Na Figura 5 você pode ver o painel traseiro da placa-mãe: conectores PS/2 para mouse e teclado, botão para limpar o conteúdo da memória CMOS, saídas SPDIF coaxial e óptica, seis portas USB 2.0, porta eSATA-600, duas portas USB 3.0 (conectores azuis), uma porta Gigabit Ethernet e saídas de áudio analógico independentes 7.1.

ASRock P67 Pro3
Figura 5: Painel traseiro da placa-mãe


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não posso dizer que não gostei dessa placa-mãe, porque eu gostei, porém Ela deveria ter sido criada observando-se os recursos das concorrentes, que oferecem mais e por um preço que dá na mesma.

Em relação ao seu único slot PCI-Express X16, embora alguém não tenha duas placas de vídeo no modo SLI (o que é o meu caso) ou CrossFireX, fica a limitação e eu sei que ninguém gosta de qualquer tipo de limitação.

Lógicamente que existem muitas pessoas que não estão nem aí para isso, e isso eu aceito. Para mim é normal.

Mas em todo caso, a ASRock P67 Pro3 é uma placa-mãe bacana.

:D Mais uma placa-mãe conhecida. Teste legal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...