Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe ASRock TRX40 Creator

       
 8.099 Visualizações    Primeiras Impressões  
 5 comentários

Analisamos a ASRock TRX40 Creator, placa-mãe para processadores Ryzen Threadripper de terceira geração, com foco em PCs para criadores de conteúdo. Confira!

Placa-mãe ASRock TRX40 Creator
Produto Recomendado

Produto Recomendado

Periféricos on-board

O chipset AMD TRX40 é uma solução de chip único. Ele oferece até doze portas SATA-600, mais até oito portas gerenciadas pelo processador, sendo que o número total depende da configuração escolhida pelo fabricante da placa-mãe, suportando RAID (0, 1 e 10). A TRX40 Creator traz uma dessas portas em um slot M.2 e oferece mais oito portas SATA-600.

Na TRX40 Creator as portas SATA são instaladas na borda da placa-mãe, conforme podemos ver na Figura 5, rotacionadas em 90 graus, de forma que não sejam bloqueadas por placas de vídeo. Nesta imagem também podemos ver um conector de alimentação PCI Express de seis pinos, que leva alimentação auxiliar para os slots de expansão.

TRX40Creator-05.jpg

Figura 5: as oito portas SATA-600

Segundo a AMD, o chipset AMD TRX40 suporta quatro portas USB 2.0 e oito portas USB 3.2 Gen 2. Há ainda mais quatro portas USB 3.2 Gen 2 controladas diretamente pelo processador. Para mais informações sobre os diferentes padrões de portas USB, leia nosso artigo "Tudo o que você precisa saber sobre o padrão USB 3.2".

A ASRock TRX40 Creator oferece duas portas USB 2.0, disponíveis através de um conector localizado na placa-mãe. Ela também oferece oito portas USB 3.2 Gen 1, quatro no painel traseiro e quatro em dois conectores na placa-mãe. Ainda há três portas USB 3.2 Gen 2, duas no painel traseiro da placa-mãe (ambas tipo A), e uma disponível em um conector.

Ainda há uma porta USB 3.2 Gen 2x2, tipo C, em uma pequena placa auxiliar localizada no painel traseiro, controlada por um chip ASMedia ASM3242.

Outro destaque desta placa-mãe é o circuito de áudio, que utiliza o codec Realtek ALC1220 (7.1+2 canais, relação sinal/ruído de 120 dB para as saídas analógicas e de 113 dB para as entradas analógicas, resolução de 32 bits, taxa de amostragem de 192 kHz). Há ainda um segundo codec, modelo Realtek ALC4050H (especificações não divulgadas) e um amplificador NE5532 exclusivos para a saída de áudio de fones de ouvido.

Todos os capacitores desse circuito são específicos para áudio, da japonesa Nichicon. As saídas de áudio são independentes e banhadas a ouro, e a placa-mãe também vem com saída de áudio SPDIF óptica. A seção de áudio é fisicamente separada do restante dos circuitos por uma trilha, o que reduz interferências e permite que os componentes atinjam suas especificações nominais.

A Figura 6 mostra a seção de áudio da placa-mãe.

TRX40Creator-06.jpg

Figura 6: circuito de áudio da placa-mãe

Outro destaque da placa-mãe é a sua placa de rede sem fio, padrão Wi-Fi 6 (IEEE 802.11ax), modelo Intel AX200NGW, que também fornece conexão Bluetooth 5.0. Na Figura 7 você confere o módulo contendo esta placa de rede, que já vem instalada em um soquete M.2 dedicado próximo ao painel traseiro.

TRX40Creator-07.jpg

Figura 7: placa de rede sem fio

A placa-mãe analisada tem duas portas de rede, uma de 2,5 Gbit/s controlada por um chip Realtek Dragon RTL8125AG, e outra padrão 10G (10 Gbit/s) controlada por um chip AQUANTIA AQC107.

Na Figura 8 podemos ver o painel traseiro da placa-mãe, com botão BIOS Flashback (que permite atualizar a BIOS sem a necessidade de instalar processador ou memória), conector PS/2 para teclado ou mouse, duas portas USB 3.2 Gen 1, conectores das antenas da placa de rede sem fio, botão Clear CMOS, saída SPDIF, os conectores de áudio analógico, a porta Ethernet 2.5G, duas portas USB 3.2 Gen 1, a porta Ethernet 10G, duas portas USB 3.2 Gen 2 e a porta USB 3.2 Gen 2x2 tipo C.

TRX40Creator-08.jpg

Figura 8: painel traseiro da placa-mãe

Compartilhar

  • Curtir 8
  • Obrigado 1
  • Amei 1


  Denunciar Artigo

Artigos similares


Comentários de usuários


Essa placa é muito amor! Mewww, alguém fez as contas do que precisaria pra saturar essas 88 pistas?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wow, não sabia que já existiam mosfets usados em placas mãe que suportasse mais corrente do que os High End TDA 21742 de 70A.

Datasheet desses mosfets é tudo em mandarim/japonês XD XD

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal esse recurso:

 

Citação

BIOS Flashback (que permite atualizar a BIOS sem a necessidade de instalar processador ou memória)

 

Essa placa é realmente um show, e na primeira fila.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poderiam ter achado um nome melhor do que "Flashback" para um botão que atualiza a BIOS.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato a MoBo é um show, mas o que eu não entendi é o porquê desses dissipadores sobre as portas M2, sendo que os SSDs M2 não esquentam.

 

Assim como também não esquentam os SSDs SATA.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...