Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe ASRock TRX40 Creator

       
 8.099 Visualizações    Primeiras Impressões  
 5 comentários

Analisamos a ASRock TRX40 Creator, placa-mãe para processadores Ryzen Threadripper de terceira geração, com foco em PCs para criadores de conteúdo. Confira!

Placa-mãe ASRock TRX40 Creator
Produto Recomendado

Produto Recomendado

Conclusões

As placas-mãe soquete sTRX4, baseadas no chipset TRX40, são uma renovação interessante em relação às X399. Acompanhando os processadores Ryzen Threadripper de terceira geração, elas suportam as inovações trazidas por esta nova safra de processadores, principalmente a conexão PCI Express 4.0.

A ASRock TRX40 Creator, como o próprio nome indica, é voltada para criadores de conteúdo que querem montar uma "workstation" (termo utilizado para designar um computador de alto desempenho voltado para uso profissional, como edição de vídeo). Isso fica claro na quantidade de recursos que ela suporta.

Além de suportar os novos Ryzen Threadripper de terceira geração (especialmente o modelo mais topo de linha, o Ryzen Threadripper 3970X, que tem 32 núcleos e 64 threads), ela aceita oito módulos de memória, quatro placas de vídeo, oito unidades de armazenamento SATA, três SSDs M.2, além de trazer duas placas de rede de alto desempenho (uma 2.5G e uma 10G) e rede sem fio de alto desempenho.

Além disso, seu circuito de áudio é topo de linha. E não se engane com o circuito regulador de tensão ter "apenas" oito fases: ele utiliza componentes de alta qualidade e deve até permitir um overclock razoável.

A única coisa que realmente sentimos falta é da iluminação RGB, ausente na ASRock TRX40 Creator. Ironias à parte, faz sentido que uma placa-mãe voltada para fins profissionais não desperdice espaço, energia e custo com iluminação, mesmo que hoje em dia seja uma raridade uma placa-mãe topo de linha que não seja mais iluminada do que uma árvore de natal.

Com um preço relativamente baixo (para o segmento que ocupa e a quantidade de recursos que oferece), a ASRock TRX40 Creator é uma ótima placa-mãe para o que se destina, com excelente relação custo-benefício para quem quer montar um computador para tarefas profissionais, como edição de vídeo, utilizando um processador Ryzen Threadripper de terceira geração.

Compartilhar

  • Curtir 8
  • Obrigado 1
  • Amei 1


  Denunciar Artigo

Artigos similares


Comentários de usuários


Essa placa é muito amor! Mewww, alguém fez as contas do que precisaria pra saturar essas 88 pistas?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wow, não sabia que já existiam mosfets usados em placas mãe que suportasse mais corrente do que os High End TDA 21742 de 70A.

Datasheet desses mosfets é tudo em mandarim/japonês XD XD

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal esse recurso:

 

Citação

BIOS Flashback (que permite atualizar a BIOS sem a necessidade de instalar processador ou memória)

 

Essa placa é realmente um show, e na primeira fila.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poderiam ter achado um nome melhor do que "Flashback" para um botão que atualiza a BIOS.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato a MoBo é um show, mas o que eu não entendi é o porquê desses dissipadores sobre as portas M2, sendo que os SSDs M2 não esquentam.

 

Assim como também não esquentam os SSDs SATA.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...