Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-Mãe ASRock X79 Extreme11


     34.666 visualizações    Placas-mãe    9 comentários
Placa-Mãe ASRock X79 Extreme11

Periféricos On-Board

O chipset Intel X79 é uma solução de apenas um chip, também conhecido como PCH (Platform Controller Hub ou Hub Controlador de Plataforma). Este chip suporta duas portas SATA-600 e quatro portas SATA-300 (RAID 0, 1, 10 e 5).

A ASRock X79 Extreme11 apresenta mais oito portas SAS/SATA-600, controladas por um chip LSI SAS2308, que suporta RAID 0, 1, 1E e 10.

Todas as portas SATA estão localizadas na borda da placa-mãe e rotacionadas a 900, de modo que as placas de vídeo não as obstruam.Ver Figura 6.

ASRock X79 Extreme11
Figura 6: Portas SAS/SATA-600 (cinza), SATA-300 (preto) e SATA-600 (cinza)

ASRock X79 Extreme11
Figura 7: O chipset Intel X79 e o chip LSI SAS2308

Esta placa-mãe também apresenta duas portas eSATA-600, controladas por um chip Marvell 88SE9172, que suporta RAID 0 e 1.

O chipset Intel X79 suporta 14 portas USB 2.0. Infelizmente, o suporte para portas USB 3.0 ainda não foi integrado ao chipset. A ASRock X79 Extreme11 oferece 12 USB 2.0, oito soldadas ao painel traseiro e quatro disponíveis através de dois conectores localizados na placa-mãe. Ele também suporta oito portas USB 3.0, controladas por dois chips Texas Instruments TUSB7340, quatro soldadas no painel traseiro e quatro disponíveis através de dois conectores na placa-mãe. A placa-mãe vem com um painel de 3,5 polegadas, contendo duas portas USB 3.0 para você usar no conector USB 3.0 da placa-mãe, caso o seu gabinete não tenha quatro portas USB 3.0.

A ASRock X79 Extreme11 apresenta duas portas FireWire, uma soldada ao painel traseiro e uma disponível através de um conector. Estas portas são controladas por um chip VIA VT6315N.

Outro destaque desta placa-mãe é o uso de um chip Creative Sound Core3D, o que torna o áudio on-board deste produto similar à placa de som Sound Blaster Recon3D PCIe da Creative, que é vendida por US$ 100 no mercado norte-americano. Este chip tem uma tecnologia chamada CrystalVoice, para a melhora da qualidade em conversas de áudio, e diversas outras tecnologias para melhorar a qualidade do som. As especificações técnicas para este chip incluem relação sinal/ruído de 102 dB para suas saídas e relação sinal/ruído de  101 dB para suas entradas, com taxa de amostragem de 192 kHz e resolução de 24 bits.  

ASRock X79 Extreme11
Figura 8: O chip Creative Sound Core3D

Esta placa-mãe tem uma saída SPDIF óptica on-board. Além disso, existe um conector rotulado “HDMI_SPDIF1” que pode ser usado para enviar áudio digital para o conector HDMI da sua placa de vídeo, caso ela necessite de uma conexão física para isto.

As saídas de áudio analógicas são independentes somente se você usar um conjunto de caixas de som analógicas 5.1. Para você instalar um conjunto de caixas de som analógicas 7.1, você terá de usar o conector “mic in” ou “line in”.

Esta placa-mãe apresenta duas portas Gigabit Ethernet, controladas por dois chips Broadcom BCM57781 que apresentam a função de agrupamento (“teaming”), ou seja, permitem que as portas sejam combinadas de modo a atingir uma taxa de transferência máxima de 2 Gbit/s, se você tiver equipamento compatível em sua rede.

Na Figura 9, você pode ver o painel traseiro da placa-mãe com um conector PS/2 para teclado, 12 portas USB 2.0, um botão para limpar o conteúdo da memória CMOS, duas portas Gigabit Ethernet, uma porta FireWire, quatro portas USB 3.0 e duas portas eSATA-600, uma saída SPDIF óptica e os conectores de áudio analógico.

ASRock X79 Extreme11
Figura 9: Painel traseiro da placa-mãe


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Tem sempre alguém querendo fazer quad SLI de GTX 680 ou CroosfireX de HD 7970

Sim. 4 em x16 agora é possivel com esta placa-mãe

Gostei muito também dos 8 sata-600, imaginem um RAID 0 ou RAID 0+1 de 8 HD's de 3TB cada um,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fantástica e caríssima (e tirando o preço dos processadores LGA2011, que também são caros), mas com muitas possibilidades em aberto, e isso com certeza é o que está atraindo muito a atenção para a ASRock X79 Extreme11, e com razão é lógico.

Pelo preço dela, os conectores para os fans deveriam ser todos de 04 pinos.

Bem-vindo o ASMedia® PCIe SATA controller. Muito melhor que o Marvell PCIe controller.

Quantidade de portas SATA 3 6.0Gb/s é uma outro lance que brilha aos olhos.

Enfim, grande ASRock.

:cool: Nice, super teste!!! Parabéns!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bela placa da linha Extreme! Mas, alguém poderia me responder a uma duvida? Disseram que a Asus deixou de fabricas as placas da Asrock,então,quem estaria fabricando essas placas atuais?

Talvez os céus estariam produzindo-as, porque rapaiz, isso chega lá!!!

Supremo essa Conf de slot de memorias até 2500Mhz, som excelente, todos esses sata III , usb 3.0 , PCIe 3.0 4 de 16X, meu deus, KD O TESTE DELA PRA ACHA ALGUM DEFEITO MEU DEUS!!!!

Demais demais, eu também queria ser pobre 1 dia!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

lol, 10 sata 600 e mais 4 sata 300, digna de servidor! porém, pra mim não ficou claro como ela consegue multiplicar a quantidade de pci e x16, afinal eu sempre achei que essa fosse uma limitação do processador!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem diria, uma marca que no passado foi tão mal falada por falta de qualidade, sai das garras da Asus e começa a fazer obras de arte. Não me arrependo momento algum de ter comprado uma AsRock, placa boa e barata. Estariam querendo desbancar a MSI e a EVGA no ramo de placas mãe monstro? Se sim, parabéns, conseguiram com louvor!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...