Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe ASRock Z270 Extreme4


     28.960 visualizações    Placas-mãe    11 comentários
Placa-mãe ASRock Z270 Extreme4
Produto Recomendado

Periféricos on-board

O chipset Intel Z270 é uma solução de apenas um chip, também conhecido como PCH (Platform Controller Hub ou hub controlador de plataforma). Esse chip oferece seis portas SATA-600, suportando RAID (0, 1, 10 e 5). Quatro dessas portas são compartilhadas com os slots M.2.

A placa-mãe ainda oferece mais duas portas SATA-600, controladas por um chip ASMedia ASM1061.

As portas SATA são instaladas na extremidade da placa-mãe e são rotacionadas em 90 graus, de forma que a instalação de placas de vídeo não as bloqueie.

asrock-z270extreme4-06.jpg

Figura 6: as oito portas SATA-600

O chipset Intel Z270 suporta 14 portas USB 2.0 e dez portas USB 3.0. A ASRock Z270 Extreme4 oferece seis portas USB 2.0, disponíveis em três conectores localizados na placa-mãe. Há oito portas USB 3.0, todas controladas pelo chipset, sendo quatro delas no painel traseiro e quatro disponíveis em dois conectores. Há ainda duas portas USB 3.1 no painel traseiro, uma tipo A e uma tipo C, controladas por um chip ASMedia ASM2142.

A ASRock Z270 Extreme4 não traz portas FireWire nem Thunderbolt.

Esta placa-mãe traz um circuito de áudio topo de linha. Ela utiliza um codec Realtek ALC1220, que fornece áudio 7.1 com relação sinal/ruído de 120 dBA nas saídas analógicas. Infelizmente nós não encontramos mais informações sobre este codec. Toda a seção de áudio é fisicamente separada dos outros circuitos, o que reduz a interferência e ajuda o circuito de áudio a atingir suas relações sinal/ruído nominais. Todos os capacitores desse circuito são modelos específicos para áudio do fabricante japonês Nichicon. As saídas de áudio são independentes e a placa-mãe também vem com saídas de áudio SPDIF óptica. Há ainda um aplificador operacional TI NE5532 para a saída frontal para fones de ouvido.

A Figura 5 mostra a seção de áudio da placa-mãe.

asrock-z270extreme4-07.jpg

Figura 7: seção de áudio

A placa-mãe analisada vem com uma porta Gigabit Ethernet controlada por um chip Intel I219V.

Na Figura 6, podemos ver o painel traseiro da placa-mãe, com um conector PS/2 compartilhado para teclado ou mouse, quatro portas USB 3.0 (azuis escuro), uma saída VGA, uma saída DVI-D, uma saída HDMI, uma porta USB 3.1 tipo C, uma porta USB 3.1 tipo A (azul claro), uma porta Gigabit Ethernet, saída SPDIF óptica e os conectores de áudio analógico.

asrock-z270extreme4-08.jpg

Figura 8: painel traseiro


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

@Rafael Coelho Dois por um hoje, hein :thumbsup:

Pois bem agora surgiu uma duvida. Eu gostei desse modelo da AsRock, mas dando um pesquisada pelo Google, vi umas sugestões de preço absurdas se convertidos para BRL (preço em U$$).

Eu tenho i5-6500 com uma Asus B150M pro gaming aura, e fiquei decepcionado com ela,principalmente por não conter slot's PCI-e X16 de 3.0 para poder fazer um crossfire com uma outra RX470.E ocasionalmente, os módulos de RAM sempre fazem downclock automático, irritando as vezes (sem opção na BIOS).

Eu estou esperando o i7-7700K/Ryzen para migrar de vez e passar ela para frente. E caso for de Intel, já estava em mente ir de H270 ou Z270.

Não sei vale a pena fazer um investimento desse sendo que 90% das noticias que se tem do KabyLake é de "mais do mesmo". Seria melhor manter e esperar mais ainda pela 8ª gen?

Como o @NascarBR disse, aqui vai ter o triplo de uma da 6ªgeração.

Só aguardar para ver.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 03/01/2017 às 22:47, Cícero Rodrigues disse:

Placa bem legal, só estranhei o conector vga nela a esta altura do campeonato.

Concordo. É um daqueles "recursos" que os fabricantes colocam sem pensar. Pode-se até falar em compatibilidade, porém eu penso que quanto menos recursos desnecessários, menos chances de problemas de incompatibilidade, e não o contrário. Bem, ao menos é a minha opinião.

Agora, quem iria comprar uma placa com Z270 e usar um monitor com conexão VGA? ;-)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
22 horas atrás, Darkmana disse:

Concordo. É um daqueles "recursos" que os fabricantes colocam sem pensar. Pode-se até falar em compatibilidade, porém eu penso que quanto menos recursos desnecessários, menos chances de problemas de incompatibilidade, e não o contrário. Bem, ao menos é a minha opinião.

Agora, quem iria comprar uma placa com Z270 e usar um monitor com conexão VGA? ;-)

Vocês têm razão. Conector VGA em placas básicas fazem sentido porque em muitos casos serão usadas em PCs de escritório ou comércio, onde os monitores antigos ou baratos são aproveitados. Mas numa placa-mãe com potencial para um PC topo de linha...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei essa placa, um dos maiores motivos foi esse excelente review, como tantos outros feitos pelo Rafael Coelho.

Consegui pegar um combo de um i7 7700k e essa placa mãe por apenas R$2200 reais, não resisti, o preço estava muito bom. Particularmente não sou muito fã da ASRock, sei que o RMA deles no Brasil é franco, mas sendo sincero, se a placa de vídeo estragou algo com mais de 1 ano de uso, só comprar outra...

Enfim, vou ser feliz quando ela chegar, já comprei meu kit de delid, só esperar chegar também, vou postar vídeos e fotos aqui.

Enfim, vou precisar da ajuda de vocês, meu último computador que montei foi em 2012, tinha apenas 16 anos, e agora vou ter um computador mais potente um pouco. Vou precisar estudar um pouco sobre overclock dentre outras coisas, mas acho que não será um bixo de 7 cabeças.

Minha config atual ficou: Gabinete h440 Razer Edition, Fonte CX750M da Corsair, Placa Mãe z270 Extreme4, Processador Intel i7 7700k, Water Cooler h115i da Corsair, SSD Kingston, HD Seagate Baracuda, Monitor Benq xl2720z, segundo monitor um LG 21" HD, teclado mecânico, fone tenho um horrível, Razer Kraken Pro, se possível esse ano compro o Game Zero da Sennheiser. Enfim, sim, ficou faltando a VGA, falta agora juntar o R$ pra comprar o principal, mas que provavelmente só vai sair em Abril, uma GTX 1080.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...