Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  

Placa-mãe ASRock Z490 PG Velocita

       
 8.737 Visualizações    Primeiras Impressões  
 4 comentários

A ASRock Z490 PG Velocita é uma placa-mãe soquete LGA1200, para processadores Core i de décima geração, baseada no novo chipset topo de linha Z490. Confira!

Placa-mãe ASRock Z490 PG Velocita
Produto Recomendado

Produto Recomendado

Conclusões

Primeiramente, é interessante comentar sobre o novo ecossistema da Intel que chega ao mercado. Um novo soquete, novas placas-mãe e novos processadores, rotulados como Core i de décima geração. Porém, infelizmente, não se viu novas tecnologias, apenas uma evolução da mesma arquitetura presente há várias gerações.  A principal novidade é o número de núcleos em cada família de processadores (Core i9 com dez núcleos, Core i7 com oito, Core i5 com seis, Core i3 com quatro e Pentium e Celeron com dois) e o fato de todos eles (exceto o Celeron) trazerem a tecnologia Hyper-Threading, que faz com o que o número de threads seja o dobro no número de núcleos.

Assim, ver processadores de entrada como o Core i3 com uma configuração de quatro núcleos e oito threads, similar ao que, há três anos, era visto nos modelos topo de linha como o Core i7-7700K, é excelente.

Quanto à ASRock Z490 PG Velocita, trata-se de uma excelente placa, trazendo quase todos os recursos que se espera de uma boa placa-mãe. O único ponto onde ela fica devendo é no número de slots PCI Express x16, o que deve afetar apenas quem precisa utilizar uma quantidade maior de placas de vídeo ou de SSDs que utilizem formato de placa de expansão.

Também sentimos falta de ela já vir com uma interface de rede sem fio instalada, mas isso pode ser encarado como uma vantagem por pessoas que não utilizam este tipo de conexão, já que não vão estar pagando por algo que não vão utilizar.

O maior destaque da placa-mãe é o cooler ativo (isto é, com ventoinhas) para o circuito regulador de tensão. Para processadores "famintos" (os modelos topo de linha dessa nova geração têm TDP de 125 W), isto deve fazer uma grande diferença para permitir extrair o máximo de desempenho possível.

Outros destaques são o circuito de áudio topo de linha, o regulador de tensão, o mostrador de código de erro de POST, a porta de rede de 2,5 Gbit/s, os botões liga/desliga e reset e a iluminação RGB.

Assim, se você está procurando uma placa-mãe para montar um PC de ponta baseado em um Core i7 ou Core i9 de décima geração, para trabalho ou jogos, a ASRock Z490 PG Velocita é uma excelente escolha.

Compartilhar

  • Curtir 9


  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Bom dia, excelente review, do pouco que sabemos até o momento este PWM consegue trabalhar com até 12 fases sendo até "12+0+0"(12: Vcore, 0: VccGT, 0: VccSA) sendo o Vcc/IO controlado por 2x PWM APW8828 1-fase sendo dos mosfets os "ONSemi FDPC5030SG 30V, 53A". Se não me falha a memória. Eu não me recordo se haviam doublers nessa placa, mas parece que esta placa trabalha em "5+1+1" sendo 5x2 do Vcore(10 fases) + 1x2(Vcc/GT) + 1 fase Vcc/SA. Tendo em vista que o PWM controlador do Vcc/SA é o mesmo do Vcore /VccGT. Caso não seja "5+1+1" possa ser "10+2+1" tipo as 10 fases do Vcore diretas pelo controlador e as do Vcc/GT com 1 doubler ISL-6617A

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus comentários dessa placa, direto do vídeo do Buildzoid: 

image.thumb.png.2c4dacee051950316231783d8f03a0c1.png

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou vendo que agora são as placas intel que tem que reforçar o reguladores de tensão... Uma inversão de jogo, da época dos FXs 125W... 🙃

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente Review

adicionado 0 minutos depois
Em 12/05/2020 às 11:41, Rodrigo J Polette disse:

Estou vendo que agora são as placas intel que tem que reforçar o reguladores de tensão... Uma inversão de jogo, da época dos FXs 125W... 🙃

Isso aconteceu comigo em uma Z390 e um Core i5 9600k. Que tristeza 

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Aprenda_a_Ler_Resistores_e_Capacitores-capa-3d-newsletter.jpg

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!