Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe ASRock Z97 Extreme4


     42.150 visualizações    Placas-mãe    6 comentários
Placa-mãe ASRock Z97 Extreme4

Periféricos on-board

O chipset Intel Z97 é uma solução de apenas um chip, também conhecido como PCH (Platform Controller Hub ou hub controlador de plataforma). Esse chip oferece seis portas SATA-600 e oferece suporte a RAID (0, 1, 10 e 5). A ASRock Z97 Extreme4 vem com duas portas SATA-600 adicionais, controladas por um chip ASMedia ASM1061 (sem suporte a RAID). As portas SATA são instaladas na extremidade da placa-mãe e rotacionadas em 90 graus, de forma que a instalação de placas de vídeo não as bloqueie.

Duas das portas SATA-600 disponíveis (as do canto inferior esquerdo) podem ser usadas como duas portas SATA comuns ou como uma porta SATA Express. Infelizmente, o fabricante utilizou a mesma cor para as oito portas, como mostrado na Figura 4.

ASRock Z97 Extreme4
Figura 4: as seis portas SATA-600 controladas pelo chipset e as duas portas SATA-600 controladas pelo chip ASMedia

O chipset Intel Z97 oferece suporte a 12 portas USB 2.0 e seis portas USB 3.0. A ASRock Z97 Extreme4 oferece seis portas USB 2.0, duas no painel traseiro e quatro disponíveis através de dois conectores localizados na placa-mãe. Há também oito portas USB 3.0 (seis no painel traseiro e duas disponíveis em um conector), seis controladas pelo chipset e duas controladas por um chip ASMedia ASM1042AE.

A ASRock Z97 Extreme4 não oferece suporte a portas FireWire nem Thunderbolt.

Esta placa-mãe oferece suporte a áudio no formato 7.1, ou seja, oito canais. Nessa placa-mãe, o áudio é gerado pelo chipset usando um codec Realtek ALC1150, que é um excelente codec de áudio, oferecendo uma relação sinal/ruído de 115 dB para as saídas analógicas, 104 dB para as entradas analógicas e taxa de amostragem de até 192 kHz para as entradas e as saídas, com resolução de 24 bits. Estas especificações são ótimas até mesmo para o usuário que pretende trabalhar profissionalmente capturando e editando áudio analógico.

O chip do codec é blindado contra interferências eletromagnéticas e o circuito de áudio é equipado por um amplificador TI NE5532 para a saída frontal de fone de ouvido. As saídas de áudio analógico serão independentes apenas se você usar um conjunto de caixas de som 5.1. Se você instalar um conjunto de caixas 7.1, precisará usar o conector de entrada de linha.

ASRock Z97 Extreme4
Figura 5: codec de áudio blindado

A placa-mãe analisada tem uma porta Gigabit Ethernet, controlada pelo chipset com o auxílio de um chip Intel i218V para interface com a camada física.

Na Figura 6, podemos ver o painel traseiro da placa-mãe com um conector PS/2 compartilhado para mouse ou teclado, duas portas USB 2.0, saída DVI-I, saída VGA, saída HDMI, seis portas USB 3.0, saída DisplayPort, porta Gigabit Ethernet, saída SPDIF óptica e conectores de áudio analógico.

ASRock Z97 Extreme4
Figura 6: painel traseiro da placa-mãe


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Uma pena o 3º slot PCI Express ficar na borda da placa mãe, exigindo assim um gabinete de 8 baias para usá-lo, ou uma VGA Single Slot que é rara nos dias atuais, pelo menos nas intermediarias pra cima, mas também pra trabalhar a 4x melhor nem utilizá-lo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...