Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe ASUS AM1M-A


     97.631 visualizações    Placas-mãe    0 comentários
Placa-mãe ASUS AM1M-A

Introdução

A ASUS AM1M-A é uma placa-mãe soquete AM1 para os novos processadores Sempron e Athlon “Kabini” da AMD. Ela vem com duas portas SATA-600 e quatro portas USB 3.0. Vamos dar uma olhada nesta placa-mãe de baixíssimo custo.

A plataforma AM1 da AMD usa um conceito novo: um processador SoC (System-on-a-Chip, ou “sistema em um chip”) que usa soquete. Normalmente os processadores SoC, que incluem o processador propriamente dito, o motor gráfico e o chipset em um chip de baixo consumo, vêm soldados na placa-mãe. Mas na plataforma AM1, os processadores usam um novo soquete e são vendidos separadamente da placa-mãe. Oficialmente, AM1 é o nome da plataforma e o soquete é chamado FS1b; porém, o soquete tem sido chamado de “soquete AM1” pelos fabricantes de placa-mãe e usuários.

Os primeiros processadores baseados nesta plataforma disponíveis no mercado são os novos Sempron e Athlon com codinome “Kabini”. Para saber mais sobre esta plataforma, leia nosso tutorial “Tudo o que você precisa saber sobre a plataforma AM1 da AMD”.

Os concorrentes diretos dos processadores AM1 são os processadores Celeron e Pentium das famílias J e N, como o Celeron J1800 que vem na ASRock D1800M motherboard, que nós analisamos recentemente. Ambas as plataformas são voltadas a computadores de mesa de baixo custo e baixo consumo, porém os modelos da Intel têm um TDP de apenas 10 W, enquanto os modelos da AMD têm um TDP de 25 W.

Um detalhe interessante nas placas-mãe AM1 é que elas não trazem chipset, já que este está integrado ao processador. A placa-mãe tem apenas o circuito regulador de tensão, codec de áudio, controlador Ethernet, chip Super I/O e as conexões mecânicas com a memória, portas SATA, slots de expansão e periféricos externos. Por conta disso, as placas-mãe AM1 são normalmente muito baratas. A placa-mãe pode, porém, oferecer recursos extras, como portas USB 3.0 ou SATA adicionais.

O modelo que analisamos é na verdade a ASUS AM1M-A/BR, cuja única diferença é o fato de ser fabricada no Brasil pela Cal-comp. Assim, ao longo deste artigo estaremos nos referindo à AM1M-A de forma geral, mas toda a análise é válida para a AM1M-A/BR.

Na Figura 1 podemos ver a placa-mãe ASUS AM1M-A. Ela usa o padrão microATX, medindo 226 x 170 mm.

ASUS AM1M-A
Figura 1: a placa-mãe ASUS AM1M-A


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...