Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  

Placa-Mãe ASUS P5K-E/WiFi-AP

       
 119.410 Visualizações    Primeiras Impressões  
 1 comentário

Nós demos uma olhada na ASUS P5K-E/WiFi-AP, uma placa-mãe soquete 775 baseada no chipset Intel P35 e que vem com um access point 802.11g, dissipadores passivos, capacitores sólidos de alumínio e muito mais.

Placa-Mãe ASUS P5K-E/WiFi-AP
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A ASUS P5K-E/WiFi-AP é uma placa-mãe soquete LGA775 intermediária da ASUS cheia de recursos extras. Ela é equipada com o chipset Intel P35 e vem com um access point 802.11g (54 Mbps) permitindo a você compartilhar sua conexão com a Internet sem fio sem a necessidade de usar um roteador de banda larga sem fio. Esta placa-mãe também tem dissipadores de calor passivos, capacitores sólidos de alumínio, portas eSATA, dois slots PCI Express x16, saídas SPDIF coaxial e óptica e muito mais. Neste artigo falaremos sobre as principais características desta placa-mãe. Confira.

\"ASUS
Figura 1: Placa-mãe ASUS P5K-E/WiFi-AP.

O P35 é o mais novo chipset intermediário da Intel. Existem três diferenças básicas entre o P35 e outros chipsets intermediários da Intel, como o P965: suporte para o barramento externo de 1.333 MHz (o P965 suporta apenas barramento externo de até 1.066 MHz), suporte para as memórias DDR3 (caso sua placa-mãe tenha soquetes DDR3, o que não é o caso da P5K-E) e o uso de uma nova série de chips ponte sul, ICH9 (o P965 usa a série ICH8). A diferença entre o chip ICH9 padrão e o ICH8 também padrão é apenas o número de portas USB 2.0: o ICH9 suporta 12 portas USB, enquanto o ICH8 suporta 10 portas. A principal diferença está no modelo “R” (que significa “RAID”), que é a versão usada por esta placa-mãe: o ICH9R suporta seis portas SATA-300, enquanto que o ICH8R suporta apenas quatro.

A principal diferença entre o P35 e o mais novo chipset topo de linha da Intel, o X38, é o suporte para o novo barramento PCI Express 2.0, presente neste último, que dobra a taxa de transferência máxima teórica de uma placa de vídeo instalada nesse slot, desde que a placa também seja PCI Express 2.0 (até o momento a única placa de vídeo PCI Express 2.0 disponível no mercado é a GeForce 8800 GT). Outras duas diferenças entre esses dois chipsets é o suporte extra-oficial para o barramento externo de 1.600 MHz no X38 e o suporte para memórias DDR3 até 1.333 MHz no X38 (o P35 suporta memórias DDR3 até 1.066 MHz). Ambos os chipsets utilizam a mesma série de chips ponte sul: ICH9.

Nós estamos falando de memórias DDR3 mas tenha em mente que a decisão de incluir suporte para memórias DDR3 fica a critério do fabricante da placa-mãe. Como os soquetes de memórias DDR2 e DDR3 são diferentes, o fabricante é quem escolhe que tecnologia será usada em um determinado modelo. Como mencionamos, a P5K-E suporta apenas memórias DDR2, até 8 GB e até DDR2-1066 – apesar de o chipset P35 suportar oficialmente memórias até DDR2-800, ele extra-oficialmente aceita até DDR2-1066.

Nesta placa-mãe os soquetes DDR2 1 e 3 são amarelos e o soquetes 2 e 4 são pretos. Para habilitar o modo de dois canais, que dobra a taxa de transferência máxima teoria da memória, você precisa instalar dois módulos em soquetes de mesma cor (ou quatro módulos, que usarão todos os soquetes disponíveis). A propósito, o P35 suporta a tecnologia de Acesso Rápido à Memória (ou Fast Memory Access Technology), que permite o funcionamento do modo de dois canais mesmo que os módulos tenham capacidades diferentes. Portanto se você instalar um módulo de 1 GB junto com outro de 512 MB eles funcionarão no modo de dois canais. Em chipsets sem este recurso o modo de dois canais é automaticamente desabilitado caso você tenha dois módulos com capacidades diferentes. Isto ajuda em futuros upgrades.

Esta placa-mãe tem dois slots PCI Express x16, um (azul) trabalhando verdadeiramente a 16x e o segundo (preto) que trabalha a 4x. Esta placa-mãe suporta CrossFire, mas como o segundo slot tem uma largura de banda limitada esta não é a melhor plataforma para rodar tal configuração. Nós enxergamos o segundo slot mais como uma maneira de expandir o número máximo de monitores que você pode ter instalado no micro (dois por placa de vídeo). Esta placa tem ainda dois slots PCI Express x1 e três slots PCI padrão.

A P5K-E WiFi/AP tem seis portas SATA-300 controladas pelo chip ponte sul ICH9R, suportando RAID 0, 1, 5 e 10, mais duas portas eSATA-300, controladas por um chip JMicron JMB363, que também controla a única porta ATA-133 presente neste produto.

O áudio desta placa-mãe é 7.1, produzido pelo chip ponte sul em conjunto com um codec Analog Devices AD1988B, que oferece uma relação sinal/ruído de 92 dB para suas entradas e uma relação sinal/ruído de 101 dB para suas saídas, e uma taxa máxima de amostragem de 192 kHz tanto para suas entradas quanto saídas.

Esta placa tem uma saída SPDIF coaxial e óptica soldadas diretamente na placa-mãe, o que é excelente, já que você pode facilmente conectar a placa-mãe ao seu receiver de home theater.

Embora o chip ponte sul ICH9R suporte 12 portas USB 2.0, esta placa-mãe tem apenas 10 portas disponíveis, já que duas delas são usadas pelo access point WiFi on-board. Esta placa-mãe tem seis portas USB 2.0 soldadas no painel traseiro e outras quatro portas estão disponíveis através de conectores internos disponíveis na placa, e esta placa-mãe não vem com nenhum adaptador externo para o uso dessas portas.

A P5K-E WiFi/AP tem ainda duas portas FireWire controladas por um chip Agere L-FW3227. Uma das portas está localizada no painel traseiro da placa-mãe e a outra está disponível através de um conector interno e infelizmente esta placa-mãe não vem com nenhum adaptador para você usar esta porta (mas pode ser usada por uma porta FireWire disponível no painel frontal do gabinete, se seu gabinete tiver uma, é claro).

Na Figura 2 você pode ver o painel traseiro da placa-mãe: conector para teclado PS/2, seis portas USB 2.0, saídas de áudio digital (SPDIF) coaxial e óptica, uma porta Gigabit Ethernet, uma porta FireWire, duas portas eSATA, conjunto completo de conectores de áudio 7.1 e dois conectores antena para o Access point WiFi on-board (mais sobre esse assunto na próxima página).

\"ASUS
Figura 2: Painel traseiro da placa-mãe.

Como você pode ver, esta placa-mãe não tem um conector para mouse PS/2, portanto você tem que usar um mouse USB com esta placa-mãe. Esta placa-mãe também não tem portas serial e paralela, embora uma porta serial esteja disponível através de um adaptador externo que não vem com o produto.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários




Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×