Desempenho 3D: Quake III
Apesar de um pouco mais antigo, a importância do Quake III vem do fato que o seu motor (engine) é usado em vários jogos muito populares, como o Jedi Knight II e o Medal of Honor, só para citarmos alguns e também por que ele é um jogo extremamente sensível a alterações na configuração de hardware. Usamos este jogo, portanto, para vermos como esta placa-mãe se comporta rodando jogos um pouco mais antigos, porém bastante populares.
Rodamos o demo quatro do Quake III versão 1.32 e anotamos a quantidade de quadros por segundo gerada. Rodamos este teste três vezes em cada placa, e desprezamos os valores de menor e maior desempenho, isto é, dos três valores anotados, aproveitamos o resultado com valor intermediário. Utilizamos a resolução de 1024x768x32 e todas as opções de qualidade de imagem permaneceram em sua configuração padrão.
O vídeo on-board da ASUS P5RD1-V não se saiu muito bem neste teste. Ele foi, em média, 12,6% mais lento que o vídeo on-board das placas equipadas com o chipset Intel i915G. Por outro lado ele foi 43,82% mais rápido que o vídeo on-board da Foxconn 865G7MC-ES (Intel i865G).
Quando instalamos a nossa Geforce 6200 de 128MB na ASUS P5RD1-V, ela obteve desempenho 3,30% menor que o da placa da Intel D915 GEVL (Intel i915G) equipada com a mesma placa de vídeo. Esta pequena diferença foi causada por que a placa da Intel usa memórias DDR2 e o Quake III é muito sensível ao tipo de memória usada.
Respostas recomendadas