Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-Mãe ASUS P7P55D Premium


     90.436 visualizações    Placas-mãe    14 comentários
Placa-Mãe ASUS P7P55D Premium

Periféricos On-Board

O chipset Intel P55 é uma solução com apenas um chip. As características básicas deste chipset incluem seis portas SATA-300 (o suporte a RAID é opcional), 14 portas USB 2.0 suportando o recurso “Desabilitar Porta USB” (que permite a você desabilitar portas USB individuais), rede Gigabit Ethernet e oito pistas PCI Express x1. O P55 não suporta portas ATA paralela (PATA).

A ASUS P7P55D Premium oferece todas as seis portas SATA-300 suportando RAID 0, 1, 5 e 10 (Intel Matrix Storage), além de duas portas SATA-600 controladas por um chip Marvell 88SE9123. As portas SATA-600 são cinza claro, enquanto que as portas SATA-300 são azul claro.  Uma porta ATA-133 está disponível, controlada por um chip JMicron JMB363. Não há porta eSATA no painel traseiro da placa-mãe, mas ela vem com uma porta eSATA juntamente com duas portas USB em uma adaptador. Desta forma você pode converter uma das portas SATA internas em uma porta eSATA.

Quatro dos conectores SATA-300 e dos ois conectores SATA-600 estão voltados para a borda da placa-mãe, enquanto que os demais estão localizados próximos à borda esquerda da placa, como você pode ver na Figura 8. Esta solução é sensacional já que em placas-mães onde as portas são voltadas para cima normalmente o acesso às portas é bloqueado pelas placas de vídeo e em certos casos você não consegue inclusive instalar os cabos SATA nelas.

ASUS P7P55D Premium
Figura 8: Portas SATA.

Esta placa-mãe não tem uma controladora para unidade de disquete.

Das 14 portas USB 2.0 suportadas pelo o chipset, a ASUS P7P55D Premium oferece 12 delas, oito soldadas no painel traseiro e quatro disponíveis através de dois conectores na placa-mãe. Esta placa-mãe vem ainda com uma controladora FireWire (IEEE 1394) fornecendo duas portas FireWire, uma soldada no painel traseiro e uma disponível através de um conector na placa. A placa-mãe vem com um adaptador contendo duas portas USB e uma porta eSATA, como mencionamos anteriormente.

O áudio é gerado pelo o chipset usando um codec VIA VT2020, que é um componente de nível profissional, apesar de não termos informações exatas sobre as especificações deste codec por não estarem listadas no site do fabricante. De acordo com a ASUS este codec suporta áudio de 10 canais (áudio 7.1 mais dois canais para streaming de áudio), resolução de 24 bits e taxa de amostragem de 192 kHz. A informação mais importante para nós, a relação sinal/ruído (SNR) não foi informada. Esta placa-mãe vem com saídas SPDIF coaxial e óptica on-board. A placa tem ainda pinos SPDIF out na placa, que pode ser usada para conectar à sua placa de vídeo caso ela tenha saída HDMI para que você tenha uma saída HDMI com áudio digital em um único cabo. Como você pode ver na Figura 9, esta placa-mãe tem saídas de áudio independentes para todos os oito canais de áudio.

ASUS P7P55D Premium tem duas portas Gigabit Ethernet. Uma é controlada pelo o chip Realtek RTL8110SC, que é conectado ao micro através de uma conexão PCI. Esta não é a melhor configuração possível, já que o barramento PCI limita a taxa de trasnferência máxima da porta Gigabit Ethernet (clique aqui para aprender mais sobre este assunto). A outra porta é controlada por um chip Realtek RTL8112L, que é conectado ao micro usando uma pista PCI Express x1 e por isso não apresenta nenhum problema em potencial de desempenho.

Na Figura 9 você pode ver o painel traseiro da placa-mãe: conectores para mouse e teclado PS/2, botão para limpar o conteúdo da memória CMOS, oito portas USB 2.0, saídas SPDIF coaxial e óptica, porta FireWire, duas portas Gigabit Ethernet e saídas de áudio independentes no formato 7.1.

ASUS P7P55D Premium
Figura 9: Painel traseiro da placa-mãe.

A ASUS P7P55D PRO tem ainda uma porta serial, disponível através de um conector interno na placa-mãe. A placa, no entanto, não vem com o conector necessário para usá-la.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Primeiramente parabens pelo artigo C. do hardware. Por enquanto esse e um dos modelos mais completos para soquete 1156 que ja vi, pois conta com o padrão de portas SATA-600, duas portas USB3.0 traseiras e ainda o regulador de tensão de 32 fases! O que não me agradou muito foi o design da placa mãe, ja que a Gigabyte P55 tem um belo design. porém e de se esperar da ASUS que não liga muito para essas coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que mostro de placa, é até um exagero ter 32 fases, a Gigabyte GA-P55-UD6 que tem 24 fases já acho um exgero, mas essa placa não é feita para usuário comum, acho que vai além de entusiasta, já é para competições de overclock :)

Tem ela na Umpoukodetudo por R$840.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

queria ver um teste comparativo desta Asus com a Biostar TPower i55, e sobre uma questão q estão levantando sobre a possibilidade de se ter os contatos do sokete queimados quando se faz um over de 4GHz ou pouco mais que isso

vejam no link abaixo

http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=234723

danificou até o processador :mad:

Segundo eles o problema são os soquetes da foxconn que são fracos, e não aguentam o tranco num over acima de 4ghz!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To afastado um tempo e agora estou montando um micro para mim vi que A maioria destas placas novas só vem com uma entrada ps2 para teclado ou mouse, o que eu perdi durante este tempo o teclado e mouse são conjugados vou ter que investir em um deles via outra entrada, é alguma coisa assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To afastado um tempo e agora estou montando um micro para mim vi que A maioria destas placas novas só vem com uma entrada ps2 para teclado ou mouse, o que eu perdi durante este tempo o teclado e mouse são conjugados vou ter que investir em um deles via outra entrada, é alguma coisa assim.

O que acontece é que hoje em dia é normal se usar teclado e mouse USB, por isso só uma porta PS/2 disponível. De qualquer forma, se quiser usar seu mouse e teclado PS/2, você pode comprar um conversor USB-PS/2 que é baratinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...