Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe ASUS ROG MAXIMUS XI HERO (WI-FI)

       
 9.190 Visualizações    Primeiras Impressões  
 2 comentários

Confira a ASUS ROG MAXIMUS XI HERO (WI-FI), placa-mãe topo de linha para processadores Intel Core i de oitava e nona geração, baseada no chipset Intel Z390.

Placa-mãe ASUS ROG MAXIMUS XI HERO (WI-FI)
Rafael Coelho Editor-chefe do Clube do Hardware

Periféricos on-board

O chipset Intel Z390 é uma solução de apenas um chip, também conhecido como PCH (Platform Controller Hub ou hub controlador de plataforma). Esse chip oferece seis portas SATA-600 controladas pelo chipset, suportando RAID (0, 1, 5 e 10). A placa-mãe traz estas seis portas SATA, instaladas na extremidade da placa-mãe e rotacionadas em 90 graus, de forma que a instalação de placas de vídeo não as bloqueie.

ASUS-MaxXIHero-05.jpg

Figura 5: as seis portas SATA-600

O chipset Intel Z390 suporta 14 portas USB 2.0, dez portas USB 3.0 e seis portas USB 3.1 geração 2. A ASUS ROG MAXIMUS XI HERO (WI-FI) oferece três portas USB 2.0, disponíveis em dois conectores localizados na placa-mãe. Há oito portas USB 3.0, todas controladas pelo chipset, sendo quatro delas no painel traseiro e quatro disponíveis em dois conectores. Há ainda duas portas USB 3.1 no painel traseiro (uma tipo C e uma tipo A).

Segundo o fabricante, um dos destaques desta placa-mãe é o circuito de áudio SupremeFX S1220 (versão customizada do Realtek ALC1220, 7.1+2 canais, relação sinal/ruído de 120 dB para as saídas analógicas e de 113 dB para as entradas analógicas, resolução de 32 bits, taxa de amostragem de 192 kHz) utilizando ainda o codec auxiliar ESS ES9023P para as saídas para fones de ouvido. O chip principal é coberto por uma blindagem, e toda a seção de áudio é fisicamente separada dos outros circuitos. Todos os capacitores desse circuito são do fabricante japonês Nichicon. As saídas de áudio são independentes e folheadas a ouro, e a placa-mãe também vem com saída de áudio SPDIF óptica.

A Figura 6 mostra a seção de áudio da placa-mãe, com a cobertura plástica removida.

ASUS-MaxXIHero-06.jpg

Figura 6: seção de áudio

A placa-mãe analisada vem com uma porta Gigabit Ethernet controlada por um chip Intel I219V.
Na Figura 7, podemos ver o painel traseiro da placa-mãe, com os botões "Clear CMOS" e "BIOS Flashback", conector PS/2 compartilhado para teclado ou mouse, duas portas USB 2.0, uma saída HDMI, uma saída DisplayPort, uma porta Gigabit Ethernet, quatro portas USB 3.1 geração 2 (três tipo A, vermelhas, e uma tipo C), duas portas USB 3.0 (azuis), conectores para antenas da placa de rede sem fio, saída SPDIF óptica e os conectores de áudio analógico.

O espelho traseiro vem fixado à placa-mãe, o que vem sendo uma característica comum em modelos topo de linha.

ASUS-MaxXIHero-07.jpg

Figura 7: painel traseiro

Editado por Rafael Coelho

Compartilhar

  • Curtir 5


  Denunciar Artigo

Comentários de usuários


12 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Bom dia

 

Excelente teste, @Rafael Coelho só faltou uma foto ou vídeo com essa iluminação RGB ligada.

Aqui está e com toda a sua classe. Um detalhe que eu notei é quanto á iluminação, que embora com muitas opções é relativamente discreta, embora de muito bom gosto.

Edvaldo, abraço.

 

 

👍 Rafael, magnífica essa ROG!!

Casando com um i7-8700K a festa já estará garantida. Um suspeito falando...rs...

Parabéns pelo teste. 

 

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×