Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-Mãe Chaintech CT-7NJL1 Summit


     40.241 visualizações    Placas-mãe    0 comentários
Placa-Mãe Chaintech CT-7NJL1 Summit
Produto Recomendado

Introdução

A Chaintech se popularizou pelo lançamento de placas-mães topo de linha, com as fantásticas séries Zenith e Apogee. A série Summit é uma série de baixo custo da Chaintech, vindo sem os trocentos adicionais que acompanham as demais séries da Chaintech. Ou seja, é uma série para quem quer uma placa-mãe de excelente qualidade mas não quer pagar caro.

Para conhecer mais sobre a Chaintech e sua linha de produtos, leia a nossa cobertura do evento Chaintech Reloaded 2003.

A 7NJL1 é uma placa-mãe para processadores AMD baseada no chipset nForce 2 SPP. O principal atrativo deste chipset é usar o esquema DDR Dual Channel, onde a memória é acessada a 128 bits e não a 64 bits, dobrando a taxa de transferência máxima teórica. No caso de usarmos módulos DDR400, a taxa máxima pula de 3.200 MB/s para 6.400 MB/s. Para isso, é necessário usar pelo 2 módulos de memória e instalar cada módulo em um canal diferente. Nessa placa-mãe, assim como na maioria das placas-mães baseadas no nForce 2, os soquetes 1 e 2 compatilham o canal A e o soquetes 3 representa o canal B. Ou seja, no caso de dois módulos, instale um módulo no soquete 1 ou 2 e o outro módulo no soquete 3.

 



Figura 1: Placa-mãe Chaintech CT-7NJS1 Summit.

Esse chipset tem ainda como característica principal o barramento AGP 8x. Essa placa-mãe tem ainda som on-board de seis canais (chip C-Media CMI8738/PCI-6Ch-LX) e rede on-board (chip ICS 1893).

Apesar de ser a placa-mãe mais simples da Chaintech, ela tem dois recursos de fazer inveja a placas topo de linha. Primeiro, o recurso de recuperação de dados. No setup dela, há uma opção chamada "HDD Instant Recovery". Esse recurso foi criado pela empresa Lenten (http://www.lenten.com) e funciona como se você tivesse instalado no micro uma placa de recuperação de dados, como a Juzt-Reboot. Funciona da seguinte forma: com essa opção habilitada, qualquer alteração feita pelo usuário será desfeita no próximo reboot. Isso inclui a instalação de programas, contaminação por vírus, etc. Esse recurso é excelente para lugares onde muitas pessoas usam o mesmo micro, tais como cursos de informática, escolas, ciber cafés, LAN houses, etc. Nós escrevemos um artigo completo explicando o funcionamento desse tipo de recurso. Obviamente para que esse recurso funcione de forma correta em ambientes como os citados, você deve instalar uma senha para proteger o setup, ou algum engraçadinho pode ir lá e desabilitar esse recurso.

O segundo recurso é a capacidade de overclock desta placa-mãe, que estaremos falando em mais detalhes em nossos testes de overclock.

Antes de irmos aos testes dessa placa-mãe, vamos recapitular as suas principais características.

 


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...