Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-Mãe Chaintech CT-9VJL3 Summit


     41.001 visualizações    Placas-mãe    0 comentários
Placa-Mãe Chaintech CT-9VJL3 Summit
Produto Recomendado

Introdução

A série Summit da Chaintech é uma série de placas-mães com a mesma qualidade das séries Apogee e Zenith, só que sem os recursos extras encontrados nessas séries - como cabos IDE redondos, painel frontal, etc.

Ou seja, as placas da série Summit são placas "caretas", porém com a mesma qualidade das placas das outras linhas da Chaintech. A caixa dessas placas é simples e vem somente com o manual, o CD de instalação e os cabos, além da placa, obviamente.

Para conhecer mais sobre a Chaintech e a linha de produtos desse fabricante, leia nossa cobertura do evento Chaintech Reloaded 2003.

A 9VJL3 é baseada no chipset VIA P4X400, que tem barramento AGP 8x, portas IDE ATA-133 e suporte a memórias DDR400/PC3200 (extra-oficialmente; oficialmente esse chipset suporta somente até DDR333/PC2700). Ela tem dois soquetes DDR, aceitando um máximo de 2 GB de memória RAM. Esta placa-mãe tem ainda 5 slots PCI, seis portas USB 2.0, rede on-board (chip VIA VT6103) e som on-board de dois canais (codec Realtek ALC101).

Placa-Mãe Chaintech CT-9VJL3 Summit
Figura 1: Placa-mãe Chaintech CT-9VJL3 Summit.

Essa placa-mãe tem um recurso sensacional que vale a pena ser explicado em mais detalhes. No setup dela, há uma opção chamada "HDD Instant Recovery". Esse recurso foi criado pela empresa Lenten (http://www.lenten.com) e funciona como se você tivesse instalado no micro uma placa de recuperação de dados, como a Juzt-Reboot. Funciona da seguinte forma: com essa opção habilitada, qualquer alteração feita pelo usuário será desfeita no próximo reboot. Isso inclui a instalação de programas, contaminação por vírus, etc. Esse recurso é excelente para lugares onde muitas pessoas usam o mesmo micro, tais como cursos de informática, escolas, ciber cafés, LAN houses, etc. Nós escrevemos um artigo completo explicando o funcionamento desse tipo de recurso. Obviamente para que esse recurso funcione de forma correta em ambientes como os citados, você deve instalar uma senha para proteger o setup, ou algum engraçadinho pode ir lá e desabilitar esse recurso.

Além disso, essa placa-mãe permite que os códigos de erro do POST sejam mostrados na tela do micro durante o POST, funcionando de maneira similar a uma placa de diagnósticos, só que em vez de mostrar os códigos em dois displays de LEDs, os códigos são mostrados na tela do micro.

Antes de irmos aos nossos testes, vamos recapitular as principais características desta placa-mãe.

 


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...