Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  

Placa-Mãe de Referência SiS 648

       
 44.690 Visualizações    Testes  
 1 comentário

Testes realizados com a placa-mãe de referência SiS 648, para a plataforma soquete 478.

Placa-Mãe de Referência SiS 648
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

Este é um teste diferente de placa-mãe. Em vez de estarmos testando um modelo específico de placa-mãe, estaremos avaliando um chipset, o SiS 648, destinado a processadores Intel (Pentium 4 e Celeron soquete 478). Temos visto que placas-mães baseadas no mesmo chipset normalmente atingem desempenhos similares, raramente dando diferença maior do que 4% no desempenho obtido.

Para efetuar esse nosso teste, nós recebemos uma placa-mãe de referência da SiS para o chipset 648. Essa placa-mãe de referência é uma placa que o próprio fabricante do chipset fabrica e dá para os fabricantes de placas-mães e mídias especializadas para avaliarem um novo chipset. Tivemos a honra de sermos uma das poucas mídias escolhidas para receberem uma dessas placa-mãe de referência.

Dessa forma, é provável que placas-mães equipadas com chipset SiS 648 obtenham desempenho similar ao da placa-mãe de referência, lembrando que nós definimos como "similar" uma tolerância de 4%, para mais ou para menos, no desempenho obtido.

Como os recursos que uma placa-mãe possui variam de acordo com a marca e modelo da placa, nós não estaremos avaliando recursos extras nem a capacidade de overclock da placa-mãe de referência da SiS, já que esse tipo de avaliação em uma placa-mãe de referência não faz sentido. Nossa avaliação dessa placa de referência será somente em relação ao seu desempenho.

Como esse chipset oficialmente aceita memórias DDR333/PC2700 e extra-oficialmente aceita memórias DDR400/PC3200, nosso primeiro teste será em relação a configuração de memória, para respondermos às seguintes perguntas: "Vale a pena instalar uma memória DDR400/PC3200 em um micro com o chipset SiS 648?" e "Qual é a diferença de desempenho que há no micro quando instalamos memórias DDR de clock mais elevados?". Em seguida, iremos analisar o desempenho da placa-mãe de referência do SiS 648 em comparação a outras placas-mães soquete 478 que testamos, para analisarmos o desempenho desse chipset.

Além das memórias DDR333 e DDR400, o SiS 648 também suporta o barramento AGP 8x e a sua ponte sul, SiS 963, tem seis portas USB 2.0 e três portas FireWire (IEEE 1394), além de suporte à áudio e rede on-board, usando um chip avulso.

 

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Estou para fazer uma "arrumada" em uma placa-mãe MSI 648 Max Series modelo MS-6585 que utiliza o chipset SiS 648 de uma amiga.

Como o teste do CDH foi feito em 2002, acredito que o mesmo não tenha sido feito com Windows XP e portanto os resultados de performance de memória não demostram a performance total.

A maquina tem a seguinte configuração:

Processador

Intel

Pentium 4

2,4 GHz

Northwood G7 R2 S7(9)

L1 = 8 + 12 KB

L2 = 512 KB

FSB = 536 MHz (4 x 134 MHz)

Memória

256 MB

DDR-SDRAM

268 MHz (2x134 MHz)

Placa de video

NVIDIA Riva TNT2 Model 64 32-bit

HD

20 GB

Modem

NetoDragon 56K Voice Modem (Alguém conhece?)

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×