Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  

Placa-Mãe DFI LanParty UT 915P-T12

       
 64.746 Visualizações    Testes  
 1 comentário

Testamos a placa-mãe da linha LanParty, que usa o chipset i915P, para processadores Pentium 4 soquete 775. Confira!

Placa-Mãe DFI LanParty UT 915P-T12

Introdução

A LanParty UT 915P-T12 é a placa-mãe topo de linha para processadores Intel soquete LGA775 (Pentium 4 série 5xx e 6xx) com barramento externo de 533 e 800 MHz usando o chipset Intel i915P da DFI. Ela faz parte da linha UT, ou seja, tem o mesmo visual e recursos da linha LanParty, mas não possui o kit de acessórios composto pelo painel frontal FrontX, bolsa PC Transpo, conector de diagnósticos e kit de embelezamento dos cabos de força, mas em contrapartida possui um preço menor, apresentando uma excelente relação custo/benefício.

Placa-Mãe DFI LanParty UT 915P-T12
Figura 1: Placa mãe DFI LanParty UT 915P-T12

Como você pode ver, o visual da LanParty UT 915P-T12 é idêntico ao da LanParty 925X-T2, que já testamos, e segue o padrão de outras placas da linha LanParty. A placa tem a cor preta, os soquetes de memória são na cor laranja e amarelo, diferenciando o tipo de memória (DDR ou DDR2), e todos os outros soquetes, slots e conectores são laranjas. Os componentes coloridos – incluindo os cabos de dados – brilham quando expostos à luz negra, ou seja, perfeito para aqueles que curtem case mod. O chipset i915P é resfriado por um grande dissipador de alumínio passivo (isto é, sem ventoinha) na cor cobre.

Placa-Mãe DFI LanParty UT 915P-T12
Figura 2: Dissipador de calor passivo do chipset i915P.

A placa conta também com mais um dissipador de calor passivo de alumínio preto que resfria a ponte sul Intel ICH6R.

Como você pode ver na Figura 1, a LanParty UT 915P-T12 também possui um slot PCI Express x1 próximo ao conector da unidade de disquetes do lado oposto da placa – localização estranha para um slot de expansão. Segundo a DFI, esse slot serve para dispositivos PCI Express de modem ou rede, similares aos antigos slots AMR.

A qualidade de construção da placa é excelente e todos os capacitores utilizados são da japonesa Chemi-com, que são de excelente qualidade.

A LanParty UT 915P-T12 conta com 4 soquetes DIMM aceitando até 2 GB de memória no esquema Dual Channel. Ela tem dois soquetes na cor amarela para memórias DDR2 400 ou 533 e dois soquetes na cor laranja para memórias DDR 333 ou 400. Obviamente não é possível utilizar memórias DDR ao mesmo tempo com memórias DDR2.

Placa-Mãe DFI LanParty UT 915P-T12
Figura 3: Detalhe dos soquetes de memória da LanParty UT 915P-T12.

Na parte de suporte a armazenamento a LanParty UT 915P-T12.conta com o suporte padrão da Intel para esta plataforma, utilizando a ponte sul Intel 82801FR I/O Controller Hub 6 R (ICH6R), que se resume a uma porta IDE ATA-100 e quatro portas Serial ATA-150 (RAID 0 e 1) com suporte ao NCQ (Native Command Queuing), leia nosso artigo sobre o assunto.

Já que a LanParty UT 915P-T12 não possui portas IDE PATA extras, a DFI incluiu no pacote um conversor IDE-SATA (chip Silicon Image Sil3611CT80) que permite a qualquer dispositivo IDE como um disco rígido ou mesmo um gravador de DVD ser ligado diretamente as portas Serial ATA disponíveis na placa. Assim, a falta de portas IDE PATA é parcialmente resolvida.

Placa-Mãe DFI LanParty UT 915P-T12
Figura 4: Conversor IDE-SATA que vem com a LanParty UT 915P-T12.

Placa-Mãe DFI LanParty UT 915P-T12
Figura 5: Quatro portas Serial ATA-150 RAID.

Editado por

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


adorei a placa,,,,, queria muito adquiri-la,,,,,, o problema é onde encontra-la

já to desistindo d procurar,,,,, alguem sabe onde eu possa achar????

valeu moçada

:bye:

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×