Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-Mãe DFI PE21


     40.549 visualizações    Placas-mãe    0 comentários
Placa-Mãe DFI PE21
Produto Recomendado

Overclock

Essa placa-mãe permite ter o seu clock externo configurado em incrementos de 1 MHz. Não tivemos como conferir qual é o clock máximo que essa placa-mãe aceita, já que essa placa-mãe tem jumpers para a configuração clock externo do processador em 100 MHz, 133 MHz e 166 MHz. Como o jumper estava configurado em 100 MHz (freqüência do nosso processador), só conseguíamos ir até 132 MHz no setup. Para ir além, só mudando o jumper para 133 MHz, só que nosso processador não conseguiu ir até tanto nessa placa-mãe.

No setup temos opções de aumento da tensão de alimentação do processador (de 1,700 V a 1,975 V em incrementos de 0,025 V), aumento da tensão de alimentação da memória RAM (2,5 V, 2,65 V, 2,77 V e 2,9 V) e também o aumento da tensão de alimentação do barramento AGP (1,5 V, 1,65 V, 1,75 V e 1,85 V).

Entretanto essa placa-mãe não mostrou ser boa para o overclock. Só conseguimos configurar nosso processador até 113 MHz externamente (1.695 MHz internamente).

Ficamos realmente intrigados e, investigando melhor, descobrimos que não havia composto térmico nenhum entre o chipset e o seu dissipador de calor, nem mesmo uma daquelas fitas térmicas que os fabricantes de placas-mães normalmente usam, como mostramos na Figura 5. Achávamos que tínhamos encontrado a solução para o problema: colocamos pasta térmica sobre o chipset. Mas isso não adiantou nada: o overclock máximo foi mesmo 113 MHz.

Placa-Mãe DFI PE21
Figura 5: Detalhe do chipset e de seu dissipador de calor: falta composto térmico.

Lembramos que, como sempre, não forçamos a barra e, portanto, é possível que você consiga obter resultados melhores do que os nossos. Sugerimos que você comece colocando pasta térmica entre o chipset e o seu dissipador de calor. Deve ajudar.

 


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...