Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Placa-Mãe ECS 865PE-A7

       
 78.856 Visualizações    Testes  
 4 comentários

Testamos a Placa-mãe da ECS, que usa o chipset i865PE, para processadores Pentium 4 soquete 775. Confira!

Placa-Mãe ECS 865PE-A7

Introdução

A 865PE-A7 é uma placa-mãe básica, fabricada pela ECS para processadores Intel soquete LGA775 (Pentium 4 série 5xx, 6xx e Celeron D) com barramento externo de 533 e 800 MHz, porém usando o chipset Intel i865PE.

Oficialmente os chipsets da série 8xx (875P, 865PE e 848P) foram projetados para processadores que utilizam o soquete 478. Mas muitos fabricantes, aproveitando o preço mais baixo de alguns processadores com soquete LGA775 em relação a processadores de mesma velocidade soquete 478, lançaram placas com soquete LGA775 utilizando chipsets mais antigos. A intenção é clara: forçar o usuário a fazer um upgrade de processador sem gastar muito, podendo manter memórias e placas de vídeo antigas – já que esses chipsets antigos usam o barramento AGP (rodando verdadeiramente a 8x) e não o barramento PCI Express.

A placa que testamos é da versão 1.0, mas já existe a mesma placa na versão 3.0 que possui as mesmas características da placa que testamos, tendo como diferença somente o conector de alimentação que é de 24 pinos em vez de 20 pinos utilizado na placa testada.

Vamos ver como uma placa com chipset mais antigo se sai frente a placas que usam chipsets mais modernos.


Figura 1: Placa-mãe ECS 865PE-A7.

Por ser uma placa simples, o visual da 865PE-A7 é limpo e segue o padrão das placas ECS mais simples. A placa é azul, os soquetes de memória são pretos e azuis, diferenciando os canais da memória e o slot AGP 8x é laranja. O chipset i865PE é resfriado por um dissipador de alumínio passivo (isto é, sem ventoinha) prateado.


Figura 2: Dissipador de calor passivo do chipset i865PE.

A ECS 865PE-A7 conta com 4 soquetes DDR-DIMM aceitando até 4 GB de memória DDR266, DDR333 ou DDR400 no esquema Dual Channel. A ECS usou a cor preta nos soquetes 1 e 3, e azul nos soquetes 2 e 4. Assim, basta instalar os módulos nos soquetes de mesma cor que não há erro: você estará usando o esquema DDR Dual Channel.


Figura 3: Detalhe dos soquetes de memória.

Na parte de suporte a armazenamento a 865PE-A7 conta com duas portas IDE ATA/100 e duas portas Serial ATA-150 controladas pela ponte sul Intel 82801EB I/O Controller Hub 5 (ICH5).


Figura 4: Duas portas Serial ATA-150.

Editado por

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Caros ADM's tenho uma placa ASUS P5P800 s/r chip intel 865PE e gostaria de saber na opinião de vocês se esta placa é superior ou inferior a ECS chip intel 865PE ... gostaria que fizessem nem que seja um teste padrão e que desse um qualificação para a minha placa ... e como eu poderia deixar ela com bom desempenho ... que peças vocês recomendam colocar nela para ter boa performance ??

Gosto muito de todas as matérias publicadas neste site, e agradeço pela atenção

Me respondam aê por favor :-BEER

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vendo os gráficos, dá pra ver que o chipset i865PE ainda faz prefnte á soluções mais novas, como o i915P e i925X, além de representar uma maior economia, já que esses chipsets permitem memória RAM tipo DDR comum e placas de vídeo de slot AGP 8X.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×