Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Placa-Mãe ECS C19-A SLI

       
 68.228 Visualizações    Testes  
 3 comentários

Nosso teste da ECS C19-A SLI, uma placa-mãe soquete 775 com suporte ao SLI, baseada no chipset NVIDIA nForce4 SLI XE e com um preço extremamente competitivo. Confira!

Placa-Mãe ECS C19-A SLI

Introdução

A C19-A SLI é uma placa-mãe soquete LGA775 da ECS baseada no chipset NVIDIA nForce4 SLI XE, que é uma nova versão do chipset nForce4 SLI Intel Edition da NVIDIA, corrigindo a sua incompatibilidade com o processador Pentium D 820 e também adicionando o suporte ao áudio de alta definição da Intel. A ECS C19-A SLI aparentemente oferece uma excelente relação custo/benefício, vamos ver se isso é verdade em nossos testes. Confira.

Esta placa suporta processadores Pentium 4 das séries 5xx, 6xx e EE; Pentium D das séries 8xx, 9x0; e Celeron D com barramento externo de 533 MHz, 800 MHz e 1.066 MHz.

ECS C19-A SLI
Figura 1: Placa-mãe ECS C19-A SLI V. 1.0A.

Seu visual segue o padrão de outras placas mais simples da ECS. O chipset nForce4 SLI XE é resfriado por um dissipador ativo (isto é, com ventoinha) de alumínio prateado. A ponte sul NF430 também possui um pequeno dissipador de alumínio e em nossos testes tanto a ponte norte como a ponte sul não aqueceram demais, ao contrário do seu antecessor nForce4 SLI Intel Edition, que esquentava bastante.

ECS C19-A SLI
Figura 2: Dissipadores de calor do chipset nForce4 SLI XE e da ponte sul NF430.

Para ativar o modo SLI da C19-A SLI não é necessário nenhum procedimento especial. É só conectar outra placa compatível que o modo SLI estará ativado. Com o modo SLI ativado a taxa de transferência de cada slot PCI Express x16 cai para x8 (somente nos chipset nForce 4 SLI 16X e nForce 590 SLI os dois slots operam a x16). Com o modo SLI ativado é necessário ligar um cabo de alimentação extra na placa-mãe e é recomendável uma fonte de boa qualidade com pelo menos 450 watts reais.

Atenção: Essa placa possui um problema, onde mesmo usando somente uma placa de vídeo, seu slot x16 só trabalha com banda x8. Veja mais sobre este problema na seção Conclusões.

ECS C19-A SLI
Figura 3: Slots PCI Express.

Como você pode reparar na Figura 4, o espaço entre os dois slots PCI Express x16 é o padrão das primeiras versões do SLI, o que pode causar superaquecimento de placas de vídeo mais potentes e dificulta a instalação de placas mais largas ou com coolers especiais.

A C19-A SLI tem quatro soquetes DDR2-DIMM, aceitando até 16 GB de memória DDR2-400, 533 e 667 no esquema dual channel. A ECS usou a cor laranja nos soquetes 1 e 3, e roxa nos soquetes 2 e 4. Assim, basta instalar os módulos nos soquetes de mesma cor que não há erro: você estará usando o esquema dual channel.

ECS C19-A SLI
Figura 4: Detalhe dos soquetes de memória.

Editado por

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Estou com uma placa desta e não consigo fazer ela funcionar. Coloco um processador e um memória boa nela e mesmo assiim não da nada!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×