Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-Mãe ECS C19-A SLI


     73.864 visualizações    Placas-mãe    3 comentários
Placa-Mãe ECS C19-A SLI
Produto Recomendado

Overclock

Por utilizar o chipset nForce4 SLI XE da NVIDIA, a ECS C19-A SLI não possui trava contra overclock, leia nosso tutorial sobre o assunto.

O objetivo do nosso teste é verificar qual é a máxima freqüência externa alcançada utilizando um processador Pentium 4 640 (3.200 MHz) que possui o clock externo de 200 MHz (800 MHz QDR) e multiplicador travado em 16x.
 
Lembramos que, para que o overclock seja considerado válido, é necessário que a placa inicie o Windows sem erros e execute quatro vezes o demo1 do Doom 3, também sem apresentar qualquer problema.

Opções de overclock da ECS C19-A SLI - BIOS 1.0D:

  • Freqüência externa: pode ser ajustada de 800 a até 1300 MHz (QDR) em incrementos de 1 MHz.
  • Freqüência do barramento PCI-E: pode ser ajustada de 100 a até 148,43 MHz em incrementos de 0,562 MHz.
  • Tensão de alimentação do processador: de 1,2 V a até 1,6 V em incrementos de 0,0125 V.
  • Tensão de alimentação das memórias: de 1,8 V a 2,2 V.
  • Multiplicador do Barramento LDT: de 1x a 4x.

A ECS C19-A SLI tem opções básicas de overclock. Para quem curte um overclock mais radical ficou faltando opções para o aumento de tensão de alimentação do chipset e dos slots PCI Express.

ECS C19-A SLI
Figura 8: Opções de overclock da ECS C19-A SLI.

ECS C19-A SLI
Figura 9: Ajustes básicos de temporização da memória.


No gráfico abaixo você vê a freqüência externa máxima alcançada pela placa.

Placa-Mãe ECS C19-A SLI

Queremos deixar claro que os resultados de overclock dependem bastante do tipo de processador usado e alguns processadores atingem freqüências maiores que os outros, portanto os resultados mostrados neste teste são relativos aos testes usando o nosso modelo de Pentium 4. Outros modelos podem conseguir resultados melhores ou até piores que os do nosso teste.

Contando com um chipset que não possui proteções contra overclock, a ECS C19-A SLI obteve excelente resultado, perdendo por apenas 3 MHz para a LanParty 925X-T2 (Intel i925X) e superando todas as outras placas com chipset NVIDIA nForce4 SLI Intel Edition. Com esta placa colocamos nosso processador trabalhando externamente a até 250 MHz (1000 MHz QDR), o que levou nosso processador a rodar a 4 GHz, um resultado impressionante (aumento de 25% no clock interno do processador).


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...