Desempenho 3D - Jogos
Doom 3
O Doom 3 é um dos jogos mais pesados existentes atualmente. Usando a resolução 1024x768x32 High Quality, rodamos o demo1 quatro vezes e anotamos a quantidade de quadros por segundo obtida. O primeiro resultado nós descartamos de cara, pois ele é bem inferior ao das demais rodadas. Isso ocorre porque na primeira vez em que rodamos o demo o jogo tem que carregar as texturas para a memória de vídeo da placa testada, coisa que não ocorre da segunda vez em diante em que o mesmo demo é rodado. Dos três resultados que sobraram, aproveitamos o resultado com valor intermediário, isto é, descartamos o maior e o menor valor. Interessante notar que na maioria das vezes os valores obtidos pela segunda rodada em diante eram os mesmos.
Um detalhe importante que não podemos deixar de comentar é que o Doom 3 possui uma trava interna da quantidade de quadros por segundo que ele é capaz de gerar durante uma sessão normal de jogo: ele só gera 60 quadros por segundo, mesmo que sua placa possa gerar mais. Isso foi feito justamente para o jogo ter uma mesma sensação de "jogabilidade" independentemente da placa de vídeo instalada. Esta trava, entretanto, não atua no modo de medida de desempenho do jogo. No Doom 3 todas as placas testadas em modo normal tiveram desempenho semelhante. Apenas quando testada em modo SLI a DFI LANPARTY UT Nf4 SLI-D (nForce4 SLI) foi 21,06% mais rápida que a placa testada.
Quake III
Apesar de um pouco mais antigo, a importância do Quake III vem do fato que o seu motor (engine) é usado em vários jogos muito populares, como o Jedi Knight II e o Medal of Honor, só para citarmos alguns e também por que ele é um jogo extremamente sensível a alterações na configuração de hardware. Usamos este jogo, portanto, para vermos como esta placa-mãe se comporta rodando jogos um pouco mais antigos, porém bastante populares.
Rodamos o demo quatro do Quake III versão 1.32 e anotamos a quantidade de quadros por segundo gerada. Rodamos este teste três vezes em cada placa, e desprezamos os valores de menor e maior desempenho, isto é, dos três valores anotados, aproveitamos o resultado com valor intermediário. Utilizamos a resolução de 1024x768x32 e todas as opções de qualidade de imagem permaneceram em sua configuração padrão.
No Quake III, a placa-mãe ECS KN1 obteve o pior desempenho entre todas as placas-mães PCI-E testadas em modo normal. A Foxconn WinFast NF4UK8AA-8EKRS (nForce4 Ultra) foi 4,12% mais rápida e a DFI LANPARTY UT Nf4 SLI-D (nForce4 SLI) foi 9,54% mais rápida. Já com o modo SLI ativado o desempenho da DFI LANPARTY UT Nf4 SLI-D (nForce4 SLI) piorou, ela foi 7,20% mais lenta que a placa testada. Isso ocorreu por que aplicativos e jogos mais antigos não se beneficiam muito da tecnologia SLI e em muitos casos o desempenho ao invés de melhorar, piora, como vimos na prática.
Respostas recomendadas