Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  

Placa-Mãe Foxconn 865G7MC-ES

       
 80.827 Visualizações    Testes  
 3 comentários

Testamos a placa-mãe 865G7MC-ES da Foxconn com vídeo on-board, que é baseada no chipset 865G da Intel e voltada para processadores Pentium 4 soquete 775. Confira!

Placa-Mãe Foxconn 865G7MC-ES

Introdução

A 865G7MC-ES é uma placa-mãe básica com vídeo on-board (motor gráfico Intel Extreme Graphics 2), fabricada pela Foxconn para processadores Intel soquete LGA775 (Pentium 4 série 5xx, 6xx e Celeron D) com barramento externo de 533 e 800 MHz, porém usando o chipset Intel i865G, que é da geração passada (AGP e não PCI Express).

Oficialmente os chipsets da série 8xx (875P, 865PE, 865G e 848P) foram projetados para processadores que utilizam o soquete 478. Mas muitos fabricantes, aproveitando o preço mais baixo de alguns processadores com soquete LGA775 em relação a processadores de mesma velocidade soquete 478, lançaram placas com soquete LGA775 utilizando chipsets mais antigos. A intenção é clara: forçar o usuário a fazer um upgrade de processador sem gastar muito, podendo manter memórias e placas de vídeo antigas – já que esses chipsets antigos usam o barramento AGP (rodando verdadeiramente a 8x) e não o barramento PCI Express.


Figura 1: Placa-mãe Foxconn 865G7MC-ES.

O visual da 865G7MC-ES é discreto e segue o padrão adotado pela Foxconn para suas placas que usam processadores Intel. A placa tem a cor azul e os soquetes de memória são amarelos. O chipset 865G é resfriado por um grande dissipador de alumínio passivo (isto é, sem ventoinha) verde metálico.


Figura 2: Dissipador de calor passivo do chipset Intel 865G.

A 865G7MC-ES tem apenas dois soquetes DDR-DIMM aceitando até 2 GB de memória DDR400, DDR333 ou DDR266 no esquema Dual Channel. Como só existem dois soquetes, ativar o esquema DDR Dual Channel é fácil: você deve instalar dois módulos nos dois soquetes.

Na parte de suporte a armazenamento a 865G7MC-ES conta com duas portas IDE ATA/100 e duas portas Serial ATA-150 controladas pela ponte sul Intel 82801EB I/O Controller Hub 5 (ICH5).


Figura 3: Duas portas Serial ATA-150.

A placa vem com dois cabos Serial ATA padrão, um.adaptador de alimentação para dois discos Serial ATA e um cabo IDE de 80 vias.

Na parte de rede a Foxconn 865PE-A7 conta com rede on-board 10/100 controlada pelo chip Realtek 8100C.
Já na parte de som ela conta com som on-board de seis canais, produzido pelo chipset em conjunto com o codec Realtek ALC655, que tem relação sinal/ruído de 90 dB e possui a tecnologia “Jack Sensing Support”, que auxilia o usuário na ligação dos conectores de áudio.

A placa conta ainda com oito portas USB 2.0 (quatro disponíveis na parte traseira da placa e mais quatro através de cabo adaptador que não vem com a placa) e duas portas FireWire (IEEE 1394a) controladas pelo chip Agere FW323, uma em tamanho normal soldada na própria placa e outra disponível através de cabo adaptador que não vem com a placa.


Figura 4: Parte traseira da Foxconn 865G7MC-ES.

Além dos drivers e utilitários da placa, o CD-ROM que acompanha a 865G7MC-ES vem com o antivírus Norton Internet Security 2004 OEM. Outro destaque é o seu manual, super completo, coisa que todos os fabricantes deveriam oferecer em suas placas.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


É uma pena mas ao que parece apesar dessa placa ter duas portas SATA ela não oferece suporte a RAID. Isso é um ponto muito negativo nessa placa.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que não seja um problema por que na faixa de preço dela poucas pessoas irão comprar dois HDs para fazer RAID 0 nela.

Aliás são poucas as pessoas que eu conheço que utilizam o RAID.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vendo por esse ponto de vista realmente você tem razão, não tem porque você investir em uma placa de baixo custo e depois comprar dois HD´s SATA top de linha para fazer RAID 0. Sem contar que caso um desses HD´s tiver problemas você perde os dados dos dois...

Eu particularmente não uso RAID 0 por pura e completa falta de grana mesmo, mas em breve devo fazer um bom upgrade da minha maquina e testar as vantagens e desvantagens dele.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×