Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Placa-Mãe Foxconn 865G7MC-ES

       
 80.669 Visualizações    Testes  
 3 comentários

Testamos a placa-mãe 865G7MC-ES da Foxconn com vídeo on-board, que é baseada no chipset 865G da Intel e voltada para processadores Pentium 4 soquete 775. Confira!

Placa-Mãe Foxconn 865G7MC-ES

Introdução

A 865G7MC-ES é uma placa-mãe básica com vídeo on-board (motor gráfico Intel Extreme Graphics 2), fabricada pela Foxconn para processadores Intel soquete LGA775 (Pentium 4 série 5xx, 6xx e Celeron D) com barramento externo de 533 e 800 MHz, porém usando o chipset Intel i865G, que é da geração passada (AGP e não PCI Express).

Oficialmente os chipsets da série 8xx (875P, 865PE, 865G e 848P) foram projetados para processadores que utilizam o soquete 478. Mas muitos fabricantes, aproveitando o preço mais baixo de alguns processadores com soquete LGA775 em relação a processadores de mesma velocidade soquete 478, lançaram placas com soquete LGA775 utilizando chipsets mais antigos. A intenção é clara: forçar o usuário a fazer um upgrade de processador sem gastar muito, podendo manter memórias e placas de vídeo antigas – já que esses chipsets antigos usam o barramento AGP (rodando verdadeiramente a 8x) e não o barramento PCI Express.


Figura 1: Placa-mãe Foxconn 865G7MC-ES.

O visual da 865G7MC-ES é discreto e segue o padrão adotado pela Foxconn para suas placas que usam processadores Intel. A placa tem a cor azul e os soquetes de memória são amarelos. O chipset 865G é resfriado por um grande dissipador de alumínio passivo (isto é, sem ventoinha) verde metálico.


Figura 2: Dissipador de calor passivo do chipset Intel 865G.

A 865G7MC-ES tem apenas dois soquetes DDR-DIMM aceitando até 2 GB de memória DDR400, DDR333 ou DDR266 no esquema Dual Channel. Como só existem dois soquetes, ativar o esquema DDR Dual Channel é fácil: você deve instalar dois módulos nos dois soquetes.

Na parte de suporte a armazenamento a 865G7MC-ES conta com duas portas IDE ATA/100 e duas portas Serial ATA-150 controladas pela ponte sul Intel 82801EB I/O Controller Hub 5 (ICH5).


Figura 3: Duas portas Serial ATA-150.

A placa vem com dois cabos Serial ATA padrão, um.adaptador de alimentação para dois discos Serial ATA e um cabo IDE de 80 vias.

Na parte de rede a Foxconn 865PE-A7 conta com rede on-board 10/100 controlada pelo chip Realtek 8100C.
Já na parte de som ela conta com som on-board de seis canais, produzido pelo chipset em conjunto com o codec Realtek ALC655, que tem relação sinal/ruído de 90 dB e possui a tecnologia “Jack Sensing Support”, que auxilia o usuário na ligação dos conectores de áudio.

A placa conta ainda com oito portas USB 2.0 (quatro disponíveis na parte traseira da placa e mais quatro através de cabo adaptador que não vem com a placa) e duas portas FireWire (IEEE 1394a) controladas pelo chip Agere FW323, uma em tamanho normal soldada na própria placa e outra disponível através de cabo adaptador que não vem com a placa.


Figura 4: Parte traseira da Foxconn 865G7MC-ES.

Além dos drivers e utilitários da placa, o CD-ROM que acompanha a 865G7MC-ES vem com o antivírus Norton Internet Security 2004 OEM. Outro destaque é o seu manual, super completo, coisa que todos os fabricantes deveriam oferecer em suas placas.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


É uma pena mas ao que parece apesar dessa placa ter duas portas SATA ela não oferece suporte a RAID. Isso é um ponto muito negativo nessa placa.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que não seja um problema por que na faixa de preço dela poucas pessoas irão comprar dois HDs para fazer RAID 0 nela.

Aliás são poucas as pessoas que eu conheço que utilizam o RAID.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vendo por esse ponto de vista realmente você tem razão, não tem porque você investir em uma placa de baixo custo e depois comprar dois HD´s SATA top de linha para fazer RAID 0. Sem contar que caso um desses HD´s tiver problemas você perde os dados dos dois...

Eu particularmente não uso RAID 0 por pura e completa falta de grana mesmo, mas em breve devo fazer um bom upgrade da minha maquina e testar as vantagens e desvantagens dele.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×