Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe Gigabyte AORUS Z270X-Gaming 7


     35.829 visualizações    Placas-mãe    13 comentários
Placa-mãe Gigabyte AORUS Z270X-Gaming 7
Produto Recomendado

Periféricos on-board

O chipset Intel Z270 é uma solução de apenas um chip, também conhecido como PCH (Platform Controller Hub ou hub controlador de plataforma). Esse chip oferece seis portas SATA-600, suportando RAID (0, 1, 10 e 5). Duas dessas portas são compartilhadas com os slots M.2. As portas SATA são instaladas na extremidade da placa-mãe e são rotacionadas em 90 graus, de forma que a instalação de placas de vídeo não as bloqueie.

Note que as portas SATA-600 são agrupadas em pares, e cada par pode ser usado como duas portas SATA normais ou como um conector SATA Express.

Há ainda um conector padrão U.2 (anteriomente chamado de SFF-8639), para conexão de SSDs de alto desempenho que utilizem este padrão.

GA-Z270X-GAMING7-04.jpg

Figura 4: o conector U.2 e as seis portas SATA-600 (que formam três portas SATA Express)

O chipset Intel Z270 suporta 14 portas USB 2.0 e dez portas USB 3.0. A Gigabyte Z270X-Gaming 7 oferece quatro portas USB 2.0, disponíveis em dois conectores localizados na placa-mãe. Há nove portas USB 3.0, todas controladas pelo chipset, sendo cinco delas no painel traseiro e quatro disponíveis em dois conectores. Há ainda duas portas USB 3.1, uma tipo A e uma tipo C, controladas por um chip Intel JHL6540.

Um detalhe importante sobre a documentação desta placa-mãe é a utilização do novo padrão de nomenclatura para as portas USB: as portas USB 3.0 são agora chamadas “USB 3.1 Gen1”, enquanto as portas USB 3.1 são agora chamadas “USB 3.1 Gen2”.

A porta USB 3.1 tipo C também é compatível com a interface Thunderbolt 3 e monitores de vídeo DisplayPort que utilizem este conector.

A Gigabyte Z270X-Gaming 7 não traz portas FireWire.

Um dos destaques dessa placa-mãe é o áudio de nível profissional, gerado por um chip Creative Sound Core 3D (5.1 canais, resolução de 24 bits, relação sinal/ruído de 102 dBA nas saídas analógicas e 101 dBA nas entradas). Toda a seção de áudio é fisicamente separada dos outros circuitos por uma linha que acende junto com a iluminação da placa-mãe. Esta característica reduze a interferência e ajuda o circuito de áudio a atingir suas relações sinal/ruído nominais. Todos os capacitores desse circuito são modelos específicos para áudio do fabricante japonês Nichicon. As saídas de áudio são independentes e banhadas a ouro, e a placa-mãe também vem com saídas de áudio SPDIF óptica. Há ainda um aplificador operacional TI Burr-Brown OPA2134 com ganho selecionável por meio de uma chave.

A Figura 5 mostra a seção de áudio da placa-mãe.

GA-Z270X-GAMING7-05.jpg

Figura 5: seção de áudio

A placa-mãe analisada vem com duas portas Gigabit Ethernet, uma controlada por um chip Intel I219V, e outra controlada por um chip Rivet Killer E2500, que é um controlador de rede de alto desempenho.

Na Figura 6, podemos ver o painel traseiro da placa-mãe, com um conector PS/2 compartilhado para teclado ou mouse, duas portas USB 3.0 de baixo ruído (amarelas), uma saída DisplayPort, uma saída HDMI, três portas USB 3.0 tipo A (azuis), duas portas Gigabit Ethernet, uma porta USB tipo C que suporta conexões Thunderbolt 3, DisplayPort e USB 3.1, uma porta USB 3.1 tipo A (vermelha), saída SPDIF óptica e os conectores de áudio analógico.

GA-Z270X-GAMING7-06.jpg

Figura 6: painel traseiro


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

  • Membro VIP
Em 03/01/2017 às 22:32, Cícero Rodrigues disse:

seria legal por uma foto dela ligada, para vermos o sistema de leds dela, não adianta enfatizar uma coisa e deixar só no texto :/

Tem razão, vamos incluir esse tipo de foto no futuro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...